lagoa-anos-10

Nosso post de hoje, além de um duplo com o Saudades do Rio, é muito mais um complemento. No Saudades de ontem o amigo Luiz D´ postou uma bela foto da Lagoa, mais precisamente da desaparecida Praia da Piaçava no início dos anos 20, época de grandes transformações na região, http://fotolog.terra.com.br/luizd:1522 .
Nossa foto de hoje, tirada em época muito próxima mostra a região por ângulo inverso, sendo muito interessante, merecendo seu fracionamento:

lagoa10-1

A primeira imagem mostra a região da Fonte da Saudade, aparentemente os aterros estavam mais evoluídos que na imagem do Luiz, embora aparentemente sem arrocamento, o que pode sugerir que na foto do Luiz tivesse sido tirada em dia de maré alta.
 

lagoa10-2

A segunda parte é muito curiosa, mostra 3 pequenas vilas operárias as margens da Rua Jardim Botânico onde hoje temos as ruas Prof Saldanha e  Getúlio das Neves, o mais impressionante é que uma delas existe até hoje e outra possivelmente virou o posto Texaco, que tem um terreno com divisas estranhas.
 

lagoa10-3

O terceiro fragmento mostra, detalhadamente a antiga península que existia na região da Rua Maria Angélica, e que explica  traçado torto da Rua Frei Leandro até hoje.
 

lagoa10-4

A quarta imagem nos mostra a Casa da Condessa Lage, uma área sendo aterrada logo a frente, onde vemos vestígios de uma velho porto, essa área hoje abriga as Ruas Gal Fragoso, Dr. Neves da Rocha e trecho da Rua Alexandre Ferreira, além do Clube Militar e da Hípica. Onde hoje temos as ruas que formam o sub bairro em torno da simpática Praça Pio XI, tinhamos uma manufatura e sua vila operária. No topo do recorte um pedaço do que seria décadas a frente a Av. Borges de Medeiros.
 

lagoa10-6

A quinta imagem nos mostra um Leblon totalmente deserto, o canal da Lagoa ainda sem intervenção humana, além de vermos os atabalhoados trabalhos de aterro na região do Jóckei, feitos com sobras de desmontes de toda a cidade, notadamente do Morro do Castelo.
 

lagoa10-7

Por fim Ipanema, já ocupada nas imediações da Praça Ferreira Vianna, hoje Gal. Osório, mas se esvaziando drásticamente a partir da Rua Montenegro, onde vemos bem traçadas as hoje nomeadas Rua Prudente de Morais e Visconde de Pirajá, antiga 20 de Novembro.