Rua Santa Clara 245/247 1934 – sede do Colégio Recanto Infantil nos anos 60 até 1977


Nossa foto de hoje mostra mais uma das milhares de casas  em estilo bungalow que dominavam bairros como Copacabana e Ipanema no início do século XX. Essa na Rua Santa Clara, pouco depois da Rua Lacerda Coutinho no trecho recém urbanizado junto a divisa das terras de Gardone Constante Ramos e Felizberto Peixoto era um exemplo clássico.
Erguida em 1934 por Avelino Gomez & Cia uma pequena construtora de bairro com sede na Rua Siqueira Campos 72, tomava proveito da localização do terreno, junto as encostas do morro dos Cabritos para ter em lote só duas casas, a principal junto a rua e a de fundos já na encosta do morro. Esse tipo de arranjo era muito comum na Rua Santa Clara onde tinhas várias casas do lado impar após a Rua Lacerda Coutinho até a Rua Henrique Oswald nessa configuração, com uma vantagem para os primeiros lotes, subindo a rua, pois a encosta ainda era relativamente longe da rua, o que permitia que a casa principal fosse construída sem muros de arrimo e no nível da calçada.
A casa tinha toda a linguagem dessas casas, construída em alvenaria estrutural com tijolos maciços tinha revestimento de placas de  pedra no primeiro piso, como se fosse feita deste material o segundo andar pintado ou revestido de pó de pedra. Muitas, como ela, tinham um sótão relativamente habitável, edícula com garagem e moradia de empregados e pequenos quintais, ao contrário do nosso exemplo que se aproveitava da profundidade do lote para galgar a encosta com o jardim em platôs.
Nos anos 60 a utilização de várias, que ainda não tinham tombado para a especulação imobiliária, se alterou de residencial para comercial, o que foi o caso. Na segunda metade dos anos o conceituado colégio infantil Recanto Infantil se mudou para o endereço, ocupando as duas casas e os fundos do pequeno prédio déco de número 249 que vemos parcialmente a direita da foto.
A casa, com os muros já elevados, com a frente do segundo andar alterada com uma grande varanda projetada em envidraçada e com alguns acréscimos na parte dos fundos abrigou o colégio até ser demolida em 1977, juntamente com o prédio ao lado para a construção de um dos prédios típicos da prefeitura pós fusão, inúmeros pavimentos de garagem, grande área ocupada, que demandou profundos cortes na rocha, e mais de 14 andares totais, isso porque não houve recuo da caixa de rua, pois aí poderia ter mais de 18 andares.
 

8 comentários em “Rua Santa Clara 245/247 1934 – sede do Colégio Recanto Infantil nos anos 60 até 1977”

  1. Saudade dos pequenos colégios de Copacabana, sempre em casas simpáticas. Aí perto havia o Santa Filomena, na Barata Ribeiro, perto da Raimundo Correia.
    Na Santa Clara, também lado ímpar, ficava a casa onde funcionava a Clínica de meu primo, o Dr. Rubem Amarante, grande ORL.

  2. Nessa região ainda existe uma escolinha na Henrique Oswald, também ocupando uma casa, onde meu sobrinho fez estudou.

  3. Até o final dos anos 40 era possível construir casas com esse padrão. Falta de espaço, falta de segurança, e custo excessivo, fazem com que uma boa relação “custo/benefício seja completamente inviável. Com uma realidade urbana comparável à da Somália ou Angola, onde crackudos, moradores de rua, e ladrões, invadem residências impunemente, protegidos por uma ridícula legislação penal, ninguém mais em regiões metropolitanas se aventura a investir em empreendimentos desse tipo, sob pena de sofrer sérios prejuízos.

  4. Nostalgia mesma… até quem não presenciou!
    Como várias escolas fecharam na cidade.
    Sei que na manjada via há o nro 33.
    Há uma de nome ROMA (LEME) onde aparece no clássico TATI A GAROTA.

  5. Eu estudei lá! Nunca tinha visto esta foto, pior é que eu devia ter no maximo 4 anos e me lembrei na hora! Sobretudo da lancheira e do cheiro!

  6. …parece uma construção de um hostel na LADEIRA DO LEME.
    Devia ser bom tal tempo; menos caos – mais paz.
    Frequentei muito a região. E imagino como esteja agora.

    Rodrigo (POA RS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 89 = 91