SS Uruguay anos 30

Para encerrar nossa pequena série sobre os navios de cruzeiro da Moore McCormack que navegavam em rotas regulares dos EUA até a Argentina passando por vários países Sulamericanos postamos hoje uma foto do terceiro navio da frota, o SS Uruguay.
Nascido como SS California em 1928, como parte de uma frota que operaria pelo Canal do Panama pela empresa Panama Paciffic Line, aliás como seus irmãos o SS Brazil e o SS Argentina, antes batizados de SS Virginia e SS Pennsylvania respectivamente.
A linha de muito sucesso na integração entre as costas Leste e Oeste do EUA sofreu um grande baque com a grande depressão, passando toda a primeira metade dos anos 30 deficitária sendo o golpe final a retirada das subsídios do governo americano.
Passados para a US Maritime Commission, para entrarem na reserva de barcos do governo americano, numa época economicamente muito complicada, os navios passaram um ano aguardando seu destino, até que numa manobra diplomática de aproximação com a “outra” América o Presidente Roosevelt declarou o início e a extrema necessidade da criação  de uma “Good Neighbor Fleet” essencial para essa nova posição dos EUA.
Os navios foram então repassados para a Moore McCormack, sofrendo obras de modernização  relativamente extensas como a ampliação do sistema de ar condicionado, criação de novos deck´s, troca dos motores, rearranjo das cabines da primeira classe, troca dos escaleres, modernização nas lavanderias, melhores condições de acomodação para a tripulação e uma maior resitência a invasão de água. Essas reformas se estenderam aos seus irmão criando uma padronização na frota.
Na nossa imagem vemos o SS Uruguay em 1939 no porto do Rio em uma de suas primeiras viagens, que chegaram em um ano transportar mais de 20.000 passageiros na frota toda, um número bem expressivo.
Requisitado na Guerra o SS Uruguay não fez missões tão complexas como o SS Brazil, mas escapou ileso dos torpedos dos U-Boat’s.
Desativado em 1954, o SS Uruguay foi desmontado só 10 anos depois em 1964, sendo o fim do mais luxuoso dos 3 irmãos construídos em 1928.
Hoje novamente temos um post duplo como Saudades do Rio-O Clone, que mostra no mesmo lugar, o terminal de passageiros do Touring na Praça Mauá um vaso de guerra dos EUA logo apóso fim da Guerra ( http://fotolog.terra.com.br/sdorio:788 ).

12 comentários em “SS Uruguay anos 30”

  1. Essa série de navios no Cais do Porto está ótimo. Acho que havia um fotógrafo de plantão no edifício “A Noite” que tirava todas essas fotos. Camarote com visão privilegiada.

  2. A algum tempo passei por aí e tinham 3 transatlanticos parados. Que diferença de tamanho em relação a estes “barquinhos”.
    Pena é o abandono da região. Teria que ser um cartão de visitas para os turistas, mas infelizmente nossas autoridades não estão nem aí …

  3. Gostaria quem pudesse me ajudar e que tivesse informações do que ocorreu em 17 de março de 1954, onde uma criança (minha mãe) nasceu no SS Uruguay, obrigando-o a aportar no RJ.. Existe uma foto que foi tirada para documentar tal fato. Quem quiser entrar em contato [email protected]

  4. e do nada caio aqui de novo…. rsrsrsrsrr…… em busca de informações….. mas ….. abandonaram mesmo esse blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

30 + = 36