Inauguração da Praça Sara Kubichek

andredecourt's foto van 2-7-04

 

Depois da especulação imobiliária ter sumido com a praça Santa Leocádia já no final dos anos 20, para se construir, inclusive o Roxy e a Galeria Real, os moradores dos postos 5 e até o 6 ficaram sem nenhuma praça, a prefeitura tentou contornar o déficit com a Praça Sara Kubichek nos anos 50, mas a praça nunca pegou … foi até ampliada nos anos 90, com a demolição de um prédio de apartamentos que lhe era fronteiro, inclusive aparece à esquerda da foto, mas emparedada por um muro, não obstante o belo painel com desenhos de Millor Fernades continua sub utilizada até hoje.
Tentou-se fazer um espaço para terceira idade, mas como tudo no Rio Cidade de Copacabana foi mal avaliado, acredito que os idosos do bairro, muitos sozinhos, querem ver movimento, e não ficar escondidos atrás de um muro, para isso bastariam ficar em casa.
Talvez muitos tenham ficado surpresos com a citação da praça Santa Leocádia, mas é verdade, a praça seria muito parecida com a Serzedelo Correia, ocupando todo o quarteirão entre as ruas Bolívar, Xavier da Silveira, Aires Saldanha, e Av. Copacabana, o fato dela nunca ter sido urbanizada, como as outras do bairro, no surto urbanizador que Copacabana viveu de 1919 a 1929 indicava que se tinha outras idéias para o espaço.
As autoridades prometeram que seria criada uma nova praça na região, mas os terrenos na época já estavam quase todos vendidos na região litorânea do bairro, e o valor fundiário aumentava cada dia mais, afinal Copacabana tinha ficado “chic”.
O único vestígio da velha praça fica no prédio de fronte ao Roxy, do outro lado da Av. Copacabana, onde por muitos anos, se não me engano funcionou a Tavares, o prédio em seu último andar possui um grande relógio, parado a décadas e já sem o ponteiro dos minutos, e que muitos moradores nunca repararam e que quando esse edifício foi construído deveria ser visível dos terrenos da futura/preteria praça.
Vale a pena na esquina dar uma paradinha e olhar para alto, é uma grata surpresa descobri-lo.

Um detalhe interessante na foto é reparar a Av Copacabana ainda de mão dupla, com ônibus e bondes se espremendo na via

Comments (30)

soso 2-7-04 10:14 …
Voce sabe tudo da historia do Rio ein!!!!!
Bela aula de Historia 🙂 , vou reparar no relogio qnd passar pelo roxy.
A foto ta show.
Abraços!!!
henrique 2-7-04 10:34 …
Só este trecho da Av. Copacabana era de mão dupla, pois o Tunel da Barata Ribeiro – Raul Pompéia ainda não havia sido construído.
Os ônibus chegavam ao final da Barata Ribeiro , entravam à esquerda na Djalma Ülrich, e faziam mão dupla até a Rainha Elizabeth.
Os bondes, no entanto, daziam mão dupla em toda a extensão da Av. Copacabana!
Eu ia e voltava ao Colégio Mello e Souza de bonde.
andredecourt 2-7-04 11:01 …
Pois essa situação da falta de investimentos nos bondes foi a causa de sua extinção, de um lado a gente tinha uma Light já no final de sua concessão, desinteressada em investimentos e ainda se fiando por leis e regulamentos antigos como o que determinava que os bondes tinha que ter seus trilhos assentados mais à esquerda possível da via, como de um poder público já comprado pelo lobbie da indústria automotor.
Já nos anos 40 os bondes deveriam ir pela Av. Copacabana e voltar pela Barata Ribeiro.
Henrique eu não tinha certeza se nessa época a mão dupla vigorava em toda a Av. Copacabaan por isso omiti o fato, obrigado por elucidar
aagg 2-7-04 11:08 …
Muito bom de ver e ler!
luanua 2-7-04 11:55 …
Esse flog é uma viagem…
Todo dia venho aqui e fico lendo quietinha, calada, me emocionando e me deliciando com um RJ que abandonei há 20 anos.
Parabéns pelo excelente trabalho de pesquisa.
Um abraço
Melanie
natureco 2-7-04 11:57 …
Oi Andre. Aquele casarão no posto 6 era amarelo, mas não tinha nenhuma torre. Só um enfeite na parte de cima com dois globos brancos. Vou enviar a foto para o Roberto e ele deve postar. Se você tiver alguma foto posta também para vermos.
Não perco uma só foto de seu flog. Acho um show de bola.
Abçs e bom fds.
apessoa 2-7-04 12:00 …
Rapaz, taí, dessa vez cê conseguiu me surpreender mesmo!
E do outro lado funcionou a Adônis, que agora virou mais uma nefasta drogaria…
Jason 2-7-04 12:11 …
Se não me engano, a loja Tavares ainda está lá até hoje… Manjo o prédio desde meus tempos de Miguel Couto Bahiense. Acho que os ponteiros do tal relógio sumiram nos anos 80.
Por volta de 1990/1991, fotografei o predinho que viria a ser demolido anos depois para a ampliação do que hoje é a praça Sarah Kubitschek. Aliás, é o edifício que aparece nesta foto…
E, André, mande a imagem em alta resolução pra mim… Tenho que descobrir se o conversível atrás do Volvo é mesmo uma Skodinha!
Jason 2-7-04 12:12 …
Isso – Adônis, não Tavares…
Mais uma farmácia, é? Esse troço dá mais grana que Igreja Universal!
tumminelli 2-7-04 12:35 …
Isso é aqui pertinho…
Nos anos 70 essa praça tinha uns brinquedos, escorrega, balanço… brinquei muito. A praça era cheia de cocô de cachorro e fedia a xixi… eca! Com o Rio Cidade ela está mesmo escondida.
Qt ao predio do relogio, sempre olho pra ele. É impressionamet o descaso dos moradores para com ele. Mas pode ser que o conserto fique caro. Uma pena.
Abs
Roberto
PS: atualizado meu log. Praia do Flamengo por volta de 1920 – FOTO INÉDITA
http://www.fotolog.net/tumminelli/?pid=7988770
rockrj 2-7-04 13:36 …
Fiz muito ponto em frente da Adonis, na decada de 60, com os amigos…ficavamos vendo as meninas passarem e jogando conversa fora. Um abraço!
rockrj 2-7-04 13:42 …
Corrigindo, a loja em que ficavamos em frente, era a AGACE que ficava em frente ao Roxy, no mesmo lado da Av.Copacabana…
Jason 2-7-04 13:43 …
Vamos lá: o de trás é realmente uma Skodinha conversível (os modelos da marca tcheca eram importados pela Motokov, que também vendia o carro Tatraplan e as motos Jawa e CZ). Um detalhe copacabanense: em um dos boxes do posto do Edifício Ferrini trabalhava o Oldrich Kyllar – que, justamente, consertava Skoda…
Aliás, o Kyllar veio da Tchecoslováquia para o Brasil DIRIGINDO uma Skoda, atravessando o Saara! (Em Dacar, ele embarcou o carro para o Rio.)
Quanto ao carro da frente, não é Volvo. Não tou conseguindo identificar. As formas abauladas lembram os Volvo PV 444, Peugeot 203 e Ford 46 – só que os pára-lamas dianteiros são integrados à carroceria. Mistério. Algum palpite???
andredecourt 2-7-04 13:46 …
Parece muito com o 203, mas será que algum dos muitos ingleses que vieram prá cá depois da guerra.
A história do Kyllar, acho que v/c já tinha me contado
andredecourt 2-7-04 13:48 …
A AGACE hoje é uma agência bancária
nubio 2-7-04 14:18 …
Trabalhei neste edifício (na Imobiliária Delos) na década de 60. Se não me engano ficava na Av. Copacabana, 1100. Na hora do almoço dava até para ir à praia. À tarde jogávmos futebol ou saímos com garotas.
Jason 2-7-04 14:35 …
Era Agacê, com circunflexo no E.
Provavelmente pertencia a algum Humberto Carvalho, Heron Costa ou Hélio Chagas…
henrique 2-7-04 15:30 …
Ao fundo, na Av. Copacabana, dois “Lotações”.
soso 2-7-04 16:12 …
Voce acertou!!!!
A pessoa tava c/ mto tedio mesmo , pq nao estava acontecendo nada na hora, eu tb tava c/ tedio na janela , e vi ela la ae resolvi tirar uma foto 🙂
Abraços!
seeds 2-7-04 18:11 …
Obrigado pela dica, André. Vou lá me apresentar.
E, sempre, parabéns.
oz65 2-7-04 18:53 …
Que foto fantástica, André! Realmente Copa tem poucas praças pro tamanho e população que tem. Adorei as imagens dos bondes e ônibus antigos!
Abraços!
joelmarinho 2-7-04 20:10 …
Ali na Bolívar, Xavier da Silveira…por ali, acabou sobrando uma pracica, na boca do Corte do Cantagalo. É isso ou estamos falando de lugares diferentes ???
– achei isso engraçado:
andredecourt @ 2004-07-02 19:03 said:
mas o guest book não está bom..risos..
– e não está mesmo…. tentei mandar uma fala para o Pikyto e acabaram indo 3 vezes a mesma fala…!
Abraço !
henrique 2-7-04 20:18 …
joelmarinho:
Será que vc está se referindo à praça Eugenio Jardim?
A pRaça dos Bombeiros?
joelmarinho 2-7-04 20:36 …
Isso, a Eugênio Jardim. Obrigado Henrique !!!
Já brinquei muito lá…..e isso já faz um tempo danado !!! Morava na Xavier da Silveira, 57. Estudava no Mallet….era um tempo calmo.
henrique 2-7-04 20:50 …
Belezzzzz….joelmarinho!!!
Joguei muitas peladas lá nos bombeiros
eduardo bertoni 2-7-04 21:43 …
já matei tudo sobre o carro do Tumminelli:
o carro é o BMW de 500 hp que o JRO vai dirigir como pace-car no MotoGP de domingo. Sentado à direção está o próprio JRO. À esquerda, na frente vê-se a cabeça do André. No meio, de chapéu , temos Jason ( não o da sexta-feira 13)e sim o dos automóveis.Tummy está de chapéu branco, sorridente, entre as duas meninas.
O bisa fotografou…
gustavocarmo 3-7-04 15:23 …
Jason e André, esse carro da frente não é um Tucker Torpedo, não? Tem uma mulher na frente e um monte de gente encostada na traseira parece que a escondendo. As linhas laterais e aquelas duas “depressõeszinhas” no capô está lembrando muito o Tucker. Eu tenho uma miniatura aqui no meu quarto e estou comparando com ela.
lucia 4-7-04 12:37 …
Andre, nesse predio morava o Alemão o pegador de jacare das maiores ondas de Copa.
GustavomaridodaLucia
Roberto Valentim 25-4-07 2:07 …
André,brinquei muito nesta Praça, nos anos 70. Gostaria muito de ver (se possível) mais fotos da Avenida Copacabana no trecho entre a Gonçalves Dias e a Barão de Ipanema, incuindo as Ruas Miguel Lemos, Djalma Ulrich, Ayres Saldanha, Bolívar e Xavier da Silveira, onde estudei por 9 anos no Colégio Mallet Soares (sempre com medo da D. Estephania, he, he, he!