Na nossa última foto da série das imagens da desfile do presidente de Portugal pela cidade quando da sua visita ao Rio na Exposição de 1922.
Já saímos do Centro e estamos na Z. Sul, no Russel mais precisamente, e o cortejo se dirigia ao Palácio Guanabara onde ficaria hospedado o dignatário luso.
Mais uma vez a foto mostra a agitação da população que se debruça nas amuradas comemorativas ao centenário da abertura dos portos em 1908, onde logo atrás está o Hotel Glória, inaugurado para a exposição e estalando de novo.
Nessa imagem podemos apreciar quase sem obstáculos o Packard da presidência, bem como detalhes da amurada. Outro ponto curioso é que alguns cavalariços abandonaram a formação de guarda de honra e estão ultrapassando o canteiro central, em direção a pista de sentido contrário, onde inúmeras pessoas também acompanhavam, andando, o desfile.
Seria a repressão a alguma manifestação antilusa, algo comum no Rio na época.
A sequência (sem trema) está excelente! São fotos daquela revista?
Sabe que perdi aquelas imagens que vc havia me mandado da loja da Rua do Ouvidor. Manda de novo tio? 😀
Se for manifestação antilusa devia ser de uma minoria. Todas as fotos, assim como na vinda do Craveiro Lopes, mostra a maioria dos cariocas saudando entusiasticamente o presidente de Portugal.
Anti-lusos 100 anos depois da independência ?
João do Rio foi agredido no Bar da Brahma poucos anos antes, por ser considerado lusófilo