Exposição do Centenário da Independência, visita do Pres. de Portugal V

Na nossa última foto da série das imagens da desfile do presidente de Portugal pela cidade quando da sua visita ao Rio na Exposição de 1922.
Já saímos do Centro e estamos na Z. Sul, no Russel mais precisamente, e o cortejo se dirigia ao Palácio Guanabara onde ficaria hospedado o dignatário luso.
Mais uma vez a foto mostra a agitação da população que se debruça nas amuradas comemorativas ao centenário da abertura dos portos em 1908, onde logo atrás está o Hotel Glória,  inaugurado para a exposição e estalando de novo.
Nessa imagem podemos apreciar quase sem obstáculos o Packard da presidência, bem como detalhes da amurada. Outro ponto curioso é que alguns cavalariços abandonaram a formação de guarda de honra e estão ultrapassando o canteiro central, em direção a pista de sentido contrário, onde inúmeras pessoas também acompanhavam,  andando, o desfile.
Seria a repressão a alguma manifestação antilusa, algo comum no Rio na época.

4 comentários em “Exposição do Centenário da Independência, visita do Pres. de Portugal V”

  1. Se for manifestação antilusa devia ser de uma minoria. Todas as fotos, assim como na vinda do Craveiro Lopes, mostra a maioria dos cariocas saudando entusiasticamente o presidente de Portugal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

What is 11 + 9 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para evitar a quantidade enorme de spams, você precisa responder a conta para provar que você é gente de verdade...