Nessa imagem do acervo da amiga Myriam Gewerc vemos o footing na Av. Atlântica em Outubro de 1936.
Como podemos comprovar a região do Posto II era a que mais rápido se verticalizava, graças ao fim de anos de disputas fundiárias sobre esse pedaço do bairro e pela nova legislação, ajudada pela total ausência de construções anteriores, que liberava esse trecho do bairro para a construção de edifícios, em algumas partes bem a cima do gabarito do resto do bairro.
Nossa imagem é uma prova do início do emparedamento do bairro, pois nessa região ele era concentrado, como depois aconteceria com toda Copacabana e um vislumbre do que aconteceria não só com Copacabana mas com quase toda a cidade com a verticalização sem controle dos anos 50, 60, 70 e 80.
No extremo esquerdo da imagem vemos o Ed. Continental, localizado bem na esquina com a Rodolfo Dantas, em final de obra. Ainda na orla vemos o Ed. Abreu ( já demolido) o pequeno prédio ao seu lado ainda em construção, o Palacete Atlântico ( demolido nos anos 70) e por fim o Ed. Ribeiro Moreira, também conhecido como Ed. OK..
Nos quarteirões inferiores vemos a fachada do Ed. George na Rua Duvivier os fundos do Ed. Império ( demolido nos anos 80) e do Palacete São Paulo, ambos localizados na Av. Copacabana. Mais ao fundo os Ed. Solano e Ouro Preto localizados na frente da Praça do Lido, o Ed. Comodoro aparentemente ainda não tinha sido construído ou estava nas estruturas em algum andar baixo.
Já deslocada no meio dos “rasgacéu” vemos a primeira construção desse trecho, a casa da família Duvivier, que foi construída em plena área de litígio pois a família afinal era sócia da Cia de Construções Civis. a casa já está sem a sua torreta o que indica que o elevador que a casa possuía na sua última década de vida já tinha sido instalado.
A foto ainda nos brinda com algumas particularidades, como os últimos momentos das luminárias no canteiro central, que já estavam sendo retiradas nessa mesma época em outros trechos da Av. Atlântica, a ausência das pedras portuguesas, o calçadão aparantemente está num pavimento de cimento sem nenhum desenho e o outdoor das geladeiras Westinghouse, muito sofisticado, pois ele é todo em alto relevo.
Foto acervo: Myriam Gewerc
O Ed. Abreu é aquele que deu lugar ao hotel Rio Internacional? Assim à primeira vista parece até um edificio moderno dos anos 80!
O Palacete São Paulo (não consegui identificá-lo na foto) tem uma arquitetura interessantíssima, é uma estrutura eclética (como o Copacabana Palace) mas com decoração art-déco.
Há 71 anos já era bem movimentada…
É verdade, impressionante a quantidade de prédios – e aquele no fundo com uns vinte andares – já nessa época.
Vinte pavimentos ?? Longe disso ele tinha 12, com mais uns detalhes na cobertura que seriam equivalentes a uns 13/14, os outros prédios é que tinham uma altura de 5 até 8 pavimentos.
Excelente foto!
Inimaginável, hoje em dia, ver pessoas tão elegantemente vestidas passeando pela praia.
A segunda, da esquerda para a direita, lembra até minha madrinha, que teria seus 31 anos na época.
Até hoje, mesmo tendo fotos em casa ou visto em outros lugares, me espanta o contraste entre o vestir e os prédios. Normalmente quando se vê fotos de pessoas nesta época elas estão cirulando no Centro onde tinham pouquíssimos prédios modernos.
Digo, tinha pouquíssimos…
Ótima foto!!! Essa merece estar na próxima expo.
Ontem tentei por diversas vezes entrar aqui e comentare, mas dava erro. O explorer não abria a página, travava o computador.
🙂
Agora descobri onde o senhor se esconde… Nunca mais te vi, tô sempre lá no Real. Hoje é dia: tem jogo do Botafogo. Abs Leflaneur
Prazer ter você aqui na nova sede do boteco seu Lefla, agora que descobriu o endereço seja mais que bem-vindo
Essa foto é SENSACIONAL !!! Ineditíssima. Essa nem o Tutu tem…..
Ótima a descrição.
Olá, fiquei com uma dúvida: a esquina é da Atlântica com Rodolfo Dantas mesmo? Cadê o Copacabana Palace? Não seria esquina de Belford Roxo?
Um abraço e continue com esse seu trabalho sempre excelente.
O Copa está por de trás do fotógrafo, afinal a esquina tem dois lados, esse é o lado menos ocnhecido em direção ao Leme
Desculpe… como dá pra perceber que o outdoor da Westinghouse é todo em alto-relevo?
A imagem comentada é a original em altíssima resolução, infelizmente por problemas de direito autoral e ou cópias não autorizadas de imagens de acervos particulares gentilmente cedidas para o site como é o caso desta, as imagens são postadas em baixa resolução para tentar impedir a comercialização não autorizada de cópias, o que mesmo assim vem ocorrendo embora fiquem sempre péssimas.
Não consegui identificar o edifício Solano, famoso por seu fantástico coroamento.