Aeroporto Santos Dumont, área de desembarque

Hoje teremos um post duplo com o Saudades do Rio que publicou duas fotos do SDU nos anos 50 ( http://fotolog.terra.com.br/luizd:1300 e  http://fotolog.terra.com.br/luizd:1301 ) mostrando a área interna, junto às pistas, até pouco tempo acessível aos passageiros brindando-os com a magnífica vista da entrada da Guanabara, sendo talvez o aeroporto mais bonto e simpático do planeta. A paisagem era a estrela mas o feliz projeto dos Irmãos Roberto de fazer um terminal aberto ao mundo também ajudava, e muito.
Na nossa imagem, possivelmente do meio dos anos 60, as autoridades aeronáuticas já começavam a estragar a pureza das linhas, com a instalação de dezenas de aparelhos de ar condicionado nas esquadrias de ferro pintadas de preto e o pior a construção de puxadinhos no terraço, na realidade um 4 andar, que vemos na nossa imagem, que tirou muito da volumetria do prédio, quando visto da pista de pouso.
Na nossa imagem vemos o terminal em plena operação, chamando a atenção para o restaurante e terraço lotados, com muita gente vendo a movimentação das aeronaves, esperando ou se despedindo dos que saiam ou entravam nas aeronaves, cena essa que não existe mais.

12 comentários em “Aeroporto Santos Dumont, área de desembarque”

  1. Os Robertos poderiam ter planejado o predio com ar condicionado centarl para todas as salas, assim evitaria que fossem colocados esses aparelhos
    que “começavam a estragar a pureza das linhas”. Nessa cidade onde o calor senegalês impera não culpo essa instalação.
    🙂

    1. Se os brises do projeto original, colocados na fachada virada para o cidade tivessem sido colocados talvez não precisasse de ac.
      Vários elementos do projeto não foram feitos ou por corte de custos ou por mudança de administração como os brises e os terraços jardins.
      Curioso é que a parte dos passageiros era fresca mesmo antes de instalarem ac

      1. Andre,
        me desculpe, mas independente de brise soleil as salas deveriam ter ar condicionado.
        Na área de passageiros o pé direito é altissimo, sem contar que as portas de entrada são bem grandes. Aí não tem como não arejar.
        Na minha opinião, qualquer lugar publico nesta cidade deveria ter um arcondicionado, e bem forte, principalmente no verão.
        🙂

  2. Ar-Condicionado é remendo de projeto mal-feito…………… ou remédio depois que os prédios vizinhos começar a sufocar….

  3. Meu pai era fanático por aviões, e passei muita tarde de domingo (na segunda metade dos anos 60) no terraço desse restaurante, vendo avião pousar e decolar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

What is 7 + 11 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para evitar a quantidade enorme de spams, você precisa responder a conta para provar que você é gente de verdade...