O local é o Palácio Monroe e seus jardins vistos da praça Paris, podemos ver a tipologia dos jardins, feita após a retiradas das grades que o cercavam, acredito que nos anos 30, essa tipologia sobreviveu nesse lado mesmo após a demolição do palácio, inclusive alguns postes resistiram abandonados e sem globos até o início dos anos 80.
Ao fundo vemos o edifico Francisco Serrador, onde sua boate, Night and Day fazia a festa dos ilustres senadores, e das vedetes que ali enfeitavam o local.
Esses mesmos personagens também enfeitavam o anexo residencial do ed. Brasília, o grande prédio com a fachada portadora de recuos, chamado até hoje de senadinho.
O prédio no meio é edifício Odeon com dois grandes luminosos acredito de alguma empresa aérea, pois mesmo de dia lemos as palavras “Asas Brasil”, no extremo direito da foto vemos a parte de escritórios do Brasília.
Quanto aos carros vai a lista do Jason :
Da esquerda para a direita, começando pelo último que dá para ver alguma coisa:
1) O carrão vermelho com teto de lona bege lá no fundo é um Packard V12 dos anos 30. Carro de altíssimo luxo que, na década de 60, terminou seus dias fazendo lotação no subúrbio… ;
2) depois vem um Citroën Traction Avant (está pintado de azul-marinho mas tenho certeza que era preto…);
3) depois do Citroën, outro carro francês – provavelmente um Talbot (com chances de ser um Delahaye ou um Hotchkiss). Aquela roda e a carrosserie são clássicas de um coach gaulês…
4) O branco grandão é um Dodge 1939;
5) O cinza, é um prosaico Ford 1941;
6) Colado nele, um irmão mais novo: Ford 1947 (ou 48) vermelho;
7) Depois vem um Dodge 1946-1948;
8) Por fim, uma estrela do estacionamento: uma Lancia do fim dos anos 30, provavelmente uma Astura ou Dilambda das últimas séries, com carroceria especial.
Esse postal é colorido manualmente, por isso as palavras do Jason sobre o Citroën, quase todos eram pretos mesmo, a foto deve ser de 1947 ou 48 mesmo, pois nessa época, pós guerra as nossas porteiras estavam escancaradas e entrava de tudo do vencedor da guerra, desde bambolês até carrões de luxo, como esses carros deviam ser dos ilustres senadores, a ausência de carros mais novos nos dá como carros do ano o Ford e o Dodge, e não vemos nada mais novo, fazendo deduzir essa data.
Comments (51)
REealmente uma imagem saudosa. De um Rio que eu mesmo nem conhecí.
Veleu André
Bom dia
E…lindo demais…parece aquelas cores de technocolor… ;0)
bjão amigo…saudades!
Marcelinho
Maravilhoso. Também tenho alguns postais antigos do Rio na década de 30 mais ou menos. Achei numa caixa antiga da minha avó. Enviei umas cópias para o Paulo do RioAntigo. Não sei se ele já postou ou colocou no site.
Abçs.
abraçosss
queria ter nascido antes para poder ver o palácio Monroe…
showwww
bonita foto…os carros são maior barato, pena esses predios o do Odeon até que não, estarem abandonandos, o Serrador parece que foi comprado por uma rede de hoteis e deve voltar a funcionar…abraços…
A novela do Serrador se arrasta a pelo menos um ano, muitas promessas nada concreto até agora, fora o edifício do cinema Plaza, logo ali de fronte ao Passeio, um marco do Art-Decô completamente abandonado, parecendo saído de algum filme de fim de mundo
Estou sem palavras…!!!
Mas penso que pode haver um engano naquele carro que achamos ser um Citroen. Tenho a sensação de que o capot é muito longo para ser o de um Traction.
E o Packard, não poderia ser um Cadillac ?
O Delahaye ou Hotchkiss não poderia ser uma BMW ?
Enfim, apesar destas incertezas eu estou com as 4 mãos autoras deste post e não abro!
JRO :-)) :-))
PS :
Gostei de ver sua habilidade e perícia ao destrinchar o “road book” que fiz para o Mitápi de hoje.
JRO :-)))))))
é verdade o cinema Plaza esta horrivel e o Vitoria na Senador Dantas virou estacionamento, o abandono é terrivel…abraços
O Vitória e revoltante, mas fora as poltronas está tudo lá !
Show de bola essa foto!
O carro dai que mais gostei foi o ultimo (numero 8 de acordo c/ sua numeraçao).
Abraços!
muito legal isso aqui !!! os tubos tomam viagra para se manterem rigidos !!! hehehe
Cara que postal lindo!!! E a lista dos carros está genial! Vou ver se consigo descobrir que empresa usava esse lema “Asas Brasil”.
Qt ao Cine Vitoria, temos que marcar de nos encontramos e fotografar lá. Quem sabe descobrimos algo de interessantejá que ele ainda está inteiro (sem contar com as polronas)
Té mais tarde!
Cara, não vou perder a foto do forte. Há muito que espero para ver esse forte.
Abçs.
por pouco o Passeio também aparece na imagem…
A Capital Federal do Brasil em toda sua glória!
Silvia é isso aí se bem que acho que o auge da cidade foi em 1941/42, aqui o fim da guerra e a americanização constante e progressiva já começavam a estraga-la, mas muito longe ainda do caos sem charme e bom humor que vivemos hoje ….
cara, eu achei que era o único doido que sabia reconhecer as marcas de automóveis dos anos 40, 50 e 60s….
Hasta la noche!
Vi´toria siempre e viva Cuba!
” eu já fui protagonista de um anuncio do gelol de terno e gravata em plena Siqueira Campos nem o ponto de bicho ficou no lugar… ”
E S P E T A C U L A R !!!
mas eu ri foi MUITO agora!!!!
só agora que vi esta sua msg lá pra mim…
brigada pelo carinho, André…
e se cuida aí…
😉
beijo grande
PAZ E BEM!
ADOREI o postal!!
Consta que nesta região havia um famoso “rendez-vous” freqüentado por políticos. Na minissérie da Glogo “Agosto” ele foi exibido várias vezes. Vc. sabe mais a respeito?
Pena que esse Rio passou!
Tô com JRO achando o capô um pouco alongado para um Citroen! abçs
Eu queria tanto ter conhecido o Monroe!Todos dizem que era lindo!
Tudo bem por aí?
Beijocas!
Vejo o Serrador todos os dias, páro no estacionamento que hoje existe no que seria o subterrâneo do Monroe, gosto de pensar que estou entre as galerias, que escuto segredos através das grossas paredes….
Era o Night and Day e depois nos apartamentos dos senadores no Ed. Brasília, com certeza haviam casas mais suspeitas pela região, como aliás há até hoje, a Senador Dantas mantém a fama
Acabo de perceber que perdi toda minha lista de F/F ?!?!?!?!?!?!?!
assim não vale…quero os nomes das cafetinas, dos proxenetas e das moçoilas…:)))))))))
uahahahaha !!!
Marketing agressivo e o pior prá quem já paga pelo serviço vamos entupir a caixa postal deles, mandando eles sumirem ou só encherem o saco de quem não paga, além disso o logo deles é cafona demais, como estamos sem favoritos vamos espalhando a notícia
pois é… agora mais esta. apareceu na ultima meia hora.
vamos encher a caixa postal deles. tudo a ver.
que coisa, né?
andre, sou totalmente contra esse UBBI. O Rio by Bus acaba no fim do mes, quando a Gold expirar
putz..eu achei que tinha apertado algum botão errado aqui no trab. e que tinha aparecido aquele “letreiro” cafonérrimo lá!!!!Vixe….só arranjam problemas né?!!!!://////vamos reclamar!!!!
bjs!
fomos pegos por um banner!!arggghhhhh, eu corria dos photoblogs da vida por causa daquela programação visual bizarra e cheia de anúncios…no final era o q os caras do fotolog queriam, separar o brasil do resto!:(
até q pagar em reais não seria má idéia, mas concordo com o protesto em relação ao banner, já deixei isso no meu post!
Assunto para hoje a noite!!!
pois é, mando pra onde o email?
Zé Rodrigo e Zé Lobato,
É Citroën mesmo, sem dúvida, 100% certeza. O André me mandou a foto ampliada. Dá pra ver até o double chevron (“v” invertido) na grade.
O Packard também é batata. O comprimento, a frente angulosa e bicuda (no Rio, eram apropriadamente chamados de “Packard quebra-gelo”), assim como a capota baixinha não deixam dúvidas. Nada a ver com os Cadillac e Lincoln da mesma época.
O busílis está no carrinho entre o Citroën e o Dodge 39. Inicialmente também achei que fosse BMW – leva a maior pinta, mas a grade não é dividida em duas (vulgo, “forma de rim”). A carroceria e, principalmente, as rodas são tipicamente francesas, do finalzinho dos anos 30. Daí o meu chute – mas acho que não entrou.
Acabou o mistério!
Zé Rodrigo tem razão: o carro-busílis é um BMW, modelo 321 (produzido de 1937 a 1941 e, depois da guerra, entre 1945 e 1949).
Ampliando a foto às pampas dá pra ver que a grade poderia ser dividida no meio.
Ao Zé, tiramos o chapéu.
André, valeu ter colocado o meu postal !! O Jason se divertiu, né?! Obrigado à você também, Jason, pela descrição dos carros !!:-)
Só carreta!!!
O nome do prédio ali da área é Edifício São Borja, onde havia vários apartamentos das amantes dos senadores.