Bondinho, anos 50


Quem vai ??????
A precariedade, e o clima “pitoresco” do primeiro bondinho do Pão de Açúcar.

19 comentários em “Bondinho, anos 50”

  1. A porta era aberta assim mesmo?
    O bondinho (mais ou menos) preservado no Morro da Urca já tem um aspecto mais moderno, com certeza está parecido como era ao ser desativado em 1972.

    1. Se a memória não me falha a porta era aberta e o “condutor” se postava diante dela, impedindo algum desatino.

  2. André, você tem idéia qual devia ser a madeira utilizada neste bondinho-caixotão aí para aguentar as intempéries? Pinho-de-riga, Ipê roxo, peroba…

      1. isso possui sentido. por que falam que o nome “bondinho”, veio porque o bondinhos que se usavam na cidade eram os mesmos usados como teleféricos para o pão de açúcar. dai vem o nome.

  3. Conhecendo o sistema hoje, diria que era até mais leve… Um detalhe é que o terminal ficava em um ponto diferentes, pouco mais ao norte (à esquerda de quem sobe), o que indica que o sistema também era diferente. Mesmo com esse aspecto, nunca caiu e nem teve acidentes. No máximo um ou outro vomitando, aproveitando que poderia fazê-lo sobre a vegetação abaixo. Não duvido muito que em função do material ser perecível houvesse trocas constantes dos carros, com alguns redesenhos sutis. Mas como o custo unitário não era tão alto e nem demandava uma firma suíça especializada, do mesmo modo sequer seria noticiado.
    Ele foi desativado alguns anos depois da instalação dos novos terminais. Funcionou como via de carga, deixando o Pão de Açúcar com dois terminais durante algum tempo.
    Mas quem não andava em montanha russa, por exemplo, dificilmente encararia uma viagem num desses…

    1. Os cabos e torres do sistema antigo ainda estão no meio da mata. Quem sobe para o Morro da Urca pela trilha passa por eles.

  4. A viagem no bondinho antigo era muito agradável.
    Acho melhores os atuais, apesar de que quando se fica no meio não dá pra aproveitar a vista durante a viagem. Os atuais bondinhos exigiram estações muito maiores no alto dos morros o que aumentou a poluição visiual dos mesmos.
    Algumas fotos do bondinho em ação no passeio aoPão de Açúcar em 1955 em post duplo aqui: http://cariocadorio.wordpress.com/2011/01/24/pao-de-acucar-um-passeio-em-1955/

    1. Na foto do Cariocadorio fica visível que o bondinho tinha realmente uma porta de duas folhas. Mas agora fiquei curioso é como se fazia o acesso na estação inferior, já que a porta ficava virada para a “frente”, sentido de subida do bondinho.
      Outra coisa que poucos lembram é que o antigo bondinho era de “pista simples” (apenas um em cada trecho). O bondinho preservado deve ser o que levava ao Pão de Açúcar, onde será que foi parar o que subia o Morro da Urca?
      Não sabia que o cabo estendido no meio da trilha era do antigo bondinho. Mas as torres citadas pelo JBAN não são dele e sim de transmissão elétrica, acho que ainda operam.

  5. Tenho uma foto do antigo bondinho e mais algumas que recebi e gostaria de contribuir com o blog.
    P/ qual e-mail eu mando?
    Abraços

Deixe um comentário para Gabriel Sperandio Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 3 =