Pegadinha – Residência de Custódio de Almeida Magalhães

 
Nessas fotos do acervo do Gustavo de Almeida Magalhães temos a pegadinha de hoje.
Só o amigo Carlos Paiva, que no primeiro lance do jogo fez um gol de placa, matando de pronto a pegadinha.
A grande residência, de estilo eclético foi construída por  Custódio de Almeida Magalhães, banqueiro, dono do Banco Almeida Magalhães, na novíssima Avenida de Ligação, hoje Av. Oswaldo Cruz.
Como o falecimento do tio avô do Gustavo, a casa foi vendida para o Comendador Martinelli, que contratou o arquiteto Antônio Virzi, para a reforma da mesma.
Virzi como de costume, alterou profundamente a casa criando uma surrealista pátina art-noveu, que a transformou em uma das mais surpreendentes da cidade.
Infelizmente a casa não resistiu a especulação imobilitária, tendo sido demolida as pressas com o receio de seu tombamento, que era requerido por vários arquitetos, em seu lugar foi construído mais um feio espigão com o tradicional estilo do final dos anos 70.
Por fim coloco mais uma foto, que cá entre nós deixaria a pegadinha muito fácil, pois nela aparece em  destaque o prédio da Escola Barth, até hoje no local.
 

19 comentários em “Pegadinha – Residência de Custódio de Almeida Magalhães”

  1. Vou chutar.
    Transformou-se no Palacete Martinelli com as obras de Virzi.
    Depois foi demolida e no terreno construiram um prédio.
    Casa belíssima.

  2. É uma beleza de casa mas não me lenbro de ter visto. O morro lá atrás parece ser o Pão de Açúcar. Neste caso ficaria em Botafogo. Tem prêmio de participação?

  3. bem, acreditando que um dos morros ao fundo seja o corcovado e outro o santa marta, penso que essa casa seja em botafogo, talvez nas redondezas da ruas voluntários da pátria e prof. alvaro rodrigues.

  4. Meu palpite é Rua Marques de Abrantes, em frente ao Metrô. Aquela castelo que foi tranformado em restaurante/ Galeria de Artes do SENAC.

  5. Na primeira foto, ao fundo, o morro da Viúva.
    Na segunda foto, ao fundo, os morros Santa Marta e Corocovado.
    Para mim, portanto, é a rua Marquês de Abrantes, perto da praia de Boatafogo.
    Aí vai um chute: Se transformou em um convento ou algo similar e ainda hoje não foi demolida.

  6. A foto que vi, como lembrou o Carlos Paiva, foi postada pelo Bouhid, do Lanterna Mágica.
    A foto adicional também é excelente.

  7. Estas fotos estavam no fundo do baú da minha prima Olívia Bergier, que também é sobrinha neta do Custódio de Almeida Magalhães, que não deixou filhos. Elas fazem parte de uma série de 38 fotos da casa. Estou preparando uma apresentação das fotos com informações históricas detalhadas, incluindo a descrição do rico mobiliário. Custódio era irmão do meu avô e faleceu em 1917. A casa foi vendida para o Martinelli em 1918.

  8. Que maravilhas essas fotos ! Cheguei muuuito tarde para a pegadinha.
    O Bode Velho enguiçou aí em frente no Domingo passado. Carburador sujo. Um saco !

  9. André, sou irmã do Gustavo e tomei a liberdade de linkar esta página para o meu facebook. Vou adicionar você lá, para poder vê-la. Bjs.

  10. Primo querido Gustavo e amada prima Angela, ele era irmao de Vovô Raul, certo? Saudades de vcs!!!!! Amei as fotos, quando tiver outras envia, adorei!!!! A casa realmente deslumbrante!!!! Bjus .Helena

  11. Prezados, como moradora do Signore Dell Bosco (antigo Palacete MARTINELLI e mais antiga ainda residência de Custódio Almeida Magalhães – nem sabia desse primeiro dono)
    fiquei muito feliz de ver essas fotos, onde posso achar mais delas? alguém falou que iria montar uma exposição. Abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

68 + = 76