desenho da RB
Novamente fomos surpreendidos por mais uma notícia bombástica, que se origina do Piranhão, na Cidade Nova.
Nosso prefeito, político profissional, pelo visto aprendeu muito com seu mestre o ex-prefeito César Maia em lançar factóides. Os factóides podem ser usados com vários propósitos e em várias situações. No atual momento certamente para desviar a atenção da população para a medíocre administração municipal, que vem dando muito show, mas pouco resultado.
O do momento é transformar a Av. Rio Branco em um enorme calçadão ajardinado, a inspiração diz nosso mauricinho alcaide é o que está sendo feito em Nova Iorque. Seria risível, se não fosse trágico compararmos a oferta de transporte público de massas sobre trilho na cidade inspiradora com nossa precária malha metroviária e ferroviária.
Se o programa implementando pela Guanabara tivesse sido implementado de pleno, e de forma séria, por agora estaríamos inaugurando a Linha 6, originalmente traçada para ligar os aeroportos da cidade, via Praça XV, Praça Mauá, região Portuária, parte de São Cristóvão, Caju, Maré, Fundão, e Ilha. Essa seria uma das últimas linhas, já teríamos a linha 1 inteira, a linha 2 chegando na Carioca, a Linha 4, a Linha 3 servindo Barra e Jacarepaguá.
Aí sim estaríamos batendo palmas pela retirada dos ônibus e carros do Centro. Mas prefeito, o que foi feito, o que existe ??? Nem a linha 2 vai ser concluída, empurram pela goela do desinformado público um arremedo, chamado linha 1-A. E  que ficará superado logo após inaugurada, caso esse rocambolesco plano saia do papel, embora nunca sairá, logicamente depois de ser pago a quem “desenvolvê-lo”.
E as vans prefeito, protegidas pelo populismo, vão circular por onde, e os ônibus verdadeira máfia carioca, irão explorar quais lucrativas linhas sem passar pela avenida e ir para a Z. Sul ????
E o patrimônio histórico fica aonde com todas as linhas desviadas por vias do Corredor Cultural, notadamente a Av. Passos e suas calçadas de 1 metro de largura.
Ônibus elétricos, onde prefeito ????? Se o poder público que assombra essa cidade não consegue nem modernizar corretamente bondes, com tecnologia que já está mais do que em “domínio público”. Uma prefeitura que não consegue nem manter o parque de iluminação pública funcionado, por uma companhia que há pouco tempo implementou, sendo pública uma complexa troca de iluminação da cidade das incandescentes para de mercúrio trocando todo os sistema, ahhhh mais isso era coisa ainda da Guanabara, não ? E agora quer privatizá-la….logicamente na Z. Norte para os politiqueiros continuarem nos holofotes na Z. Sul…..
Ora prefeito não conte mais estorinhas, certamente elas vão iludir os inocentes úteis de sempre, que ficam animadinhos com o final, quando nem o início começou a ser resolvido, e que deveria ter sido há pelo menos 15 anos e muita vontade política.
Se vc Dudu, anunciasse isso como um plano a longo prazo, tudo bem, mas anunciar para ano que vem, ultrapassa o simples factóide e chega ao estelionato político.
Acho que seria de bom tom, vc e nosso sorridente governador, pararem de enganar o povo, pois os esclarecidos já não se enganam por seu grupo político há tempos. Mas o COI está aí, e o outro factóide, esse de 3 esferas, vai ser desmascarado…..
Nossa imagem de hoje mostra uma interpretação artística, feita em 1968, de como estaria a Av. Rio Branco sem o metrô em 1975….., nada muito diferente de hoje, pois continuamos sem metrô….