T. Rebouças a série VII

andredecourt's foto van 13-12-05

Nessa foto de 1969, vemos que não há nenhuma pista sobre as galerias Rio Comprido-Cosme Velho, embora um dos acessos, o que hoje desce para o bairro do Cosme Velho, para quem vem da Lagoa estava em construção, vemos os gelos baianos no canto da pista, bem como a entrada da pista na rua Cosme Velho bloqueada.

Outro detalhe que chama a atenção, é que existiam dois viadutos sobre a rua Cosme Velho, sim eles eram separados e foram anexados no primeiro governo Chagas Freitas.
Peço que reparem para a direita inferior da foto, havia ainda demolições, na frente do Solar dos Abacaxis, e aparentemente, em grande resolução, a rótula proposta por Heidy estava delineada no asfalto, há também um esboço de pista logo da saída da galeria Lagoa-Cosme Velho, como se fosse a saída proposta por Heidy, há até um fusca estacionado nela.

Comments (21)

jban 13-12-05 6:44 …
O problema maior foi o aumento absurdo do trânsito no Cosme Velho e Laranjeiras que não tem capacidade de escoar tantos veículos, e por isso aquilo alí é uma loucura hoje em dia. Se este trevo fosse completado como projetado inicialmente, seria um desastre total. Talvez teha sido esse o motivo de ter ficado incompleto… ou então foi mesmo o Roberto Marinho que mexeu os seus pauzinhos… 🙂
luiz_d 13-12-05 6:50 …
Realmente, se o tráfego vindo da Zona Norte pudesse acessar o Cosme Velho, o trânsito ficaria caótico.
Não foi por outro motivo que os moradores da Gávea conseguiram bloquear aquele acesso à Marquês de São Vicente, vindo da Barra.
http://fotolog.terra.com.br/luizd
Rafael Netto 13-12-05 6:53 …
Pois é, pelo menos alguma coisa que o J.R. Marinho fez pela cidade valeu a pena…. é como o que eu tenho dito há algum tempo a respeito dos políticos, temos que votar naqueles cujas mamatas produzam efeitos colaterais que nos beneficiem.
Decourt, você não tinha uma foto da área antes da obra?
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
andredecourt 13-12-05 6:55 …
Não Rafael, como te falei, de antes da obra é do chão ;-)))
A primeira aérea é essa !!
flaviotpmendes 13-12-05 8:23 …
Os viadutos foram unidos possivelmente porque as pistas de rolamento passaram de duas para três, não é? e esse aumento das pistas inviabilizou as placas que ficariam nas laterias, eu passei ontem pelo túnel e acho que não teria mais espaço.
E sobre o acesso cosme velho-túnel (por sobre as galerias, que não está ainda feito na época da foto) há uma subida asfaltada que está fechada hoje bem na lateral do viaduto – olhando na foto seria no canto inferior esquerdo. Será que esse acesso foi utilizado por algum tempo antes de ficar pronto o acesso atual?
andredecourt 13-12-05 9:05 …
Flávio, é isso aí o viaduto seria estreito para as três faixas de rolamento posteriormente criadas, quanto a pista fechada, da próxima vez que passar ali como passageiro irei reparar !!
Leflaneur 13-12-05 9:06 …
Vc vai no lançamento do livro do Nelson? Vamos?
andredecourt 13-12-05 9:08 …
Vamos sim Lefla, estarei lá !!!
guermantes_2 13-12-05 9:29 …
Ainda sem o viaduto de acesso do Cosme Velho à Lagoa…. bons tempos em que ainda não tinham transformado Laranjeiras em bairro-passagem
edubt 13-12-05 9:49 …
Não entendi essa foto… digo, não consegui me localizar nela. Onde fica a subida para Santa Teresa, aquela ladeira ao lado da casa do Roberto Marinho?
lucia 13-12-05 10:16 …
Lefla vai no lançamento do livro???
André também???
Então eu vou também, mesmo sem voz!!! 🙂
André, vi e não vou me pronunciar!
bj
lucia 13-12-05 10:20 …
Pô TuTU, até eu vi como se sobe prá casa do Bebeto!
:))))
photomechanica 13-12-05 10:23 …
Tutú tá meio cego hoje. Deve ser o excesso de trabalho…
André, a tal “saida” onde tem o Fusca estacionado era para ser a saída originalmente proposta para o Cosme Velho?
flaviotpmendes 13-12-05 10:25 …
Eu tinha entendido que é ao contrário. À esquerda da foto se sobe e à direita se desce o cosme velho. Essa “tesourinha” (termo brasiliense) que está a direita na foto só existe no lado “de baixo”, é a saída pra laranjeiras de quem vem da lagoa, e o acesso ainda não construído fica junto dessa descida. E na esquerda da foto tem a “separação” da rua cosme velho, seguindo a direita é a casa de R.M. e subindo pela esquerda é o estúdio de ensaios Floresta.
andredecourt 13-12-05 10:31 …
Isso Zé Rodrigo
andredecourt 13-12-05 10:33 …
A subida prá casa do Bebeto Marinho é à esquerda gente….o Tutu me confundiu ;-))))))))
AG 13-12-05 10:59 …
Depois dizem que eu sou chato.
(dizem e provam, fazer o que ?)
Mas essa saída e entrada do Rebouças para o Cosme Velho foi uma absurdo. Não sei que estudos de viabilidade foram feitos mas, para mim, o túnel deveria se limitar à ligação Lagoa-Rio Comprido e olhe lá. Já não bastava a esculhambação que fizeram com o belo bairro do Rio Comprido ?
Tudo isso para que ? para privilegiar os endinheirados que podem comprar um carro e locomoverem-se egosistica e solitariamente poluido o ar.
Aos que chegaram agora: não sou contra as obras viárias feitas para os automóveis; sou contra o total abandono do transporte de massa.
Rafael Netto 13-12-05 11:15 …
Nem tinha reparado que as pistas do viaduto eram separadas! Aliás, duas pistas no Rebouças é desperdício, cabem 3 com folga, inclusive há alguns anos pensaram em remover as caixas laterais para criar uma quarta faixa, mas depois de tirarem as placas externas viram que não ia dar certo (não sei exatamente porque) aí o túnel continuou com 3 faixas e com as laterais semi-demolidas…
A foto de antes da obra que eu estava esperando era essa do chão mesmo. Já saiu no fotolog? Eu viajei este fim de semana e não acompanhei direito.
Pelo mesmo motivo… não entendi que placas seriam essas no interior do túnel. Vi o desenho num post anterior mas não achei a explicação.
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
Leflaneur 13-12-05 13:20 …
Sou absolutamente contra o Túnel Rebouças. Sem dúvida ele resolveu o problema de uma cidade sobre rodas de carros particulares, mas não fez a ligação viária que deveria, para transporte de massas entre a Zona Sul e Norte. A poluição que causa e propaga é desumana. Não tem serviços adequados, é escuro, fez de Laranjeiras um chulé de bairro. Favelizou encostas. E o pior, como fala o AG, destruiu o Rio Comprido. Eu sou contra obras viárias. A cidade precisa crescer para os lados, tem que haver moratória de construções nos bairros da Zona Sul e Centro. Tem que haver transporte de massa. Não adianta fazer Linha Vermelha para ônibus, no máximo. Por que não fazem um bonde moderno até o aeroporto, com o mesmo trajeto da Linha Vermelha? Há soluções silenciosas. Mas… temos todos que andar de carro, não? Me recuso a acreditar nisso.
jban 13-12-05 13:27 …
De volta ao Matrix depois de encarar o mundo real…
Faço coro ao inexistente e holográfico AG, vulgo Alvinho das Candongas. Este acesso só serviu para esculhambar o outrora pacato bairro do Cosme Velho e Laranjeiras. Outra aberração é aquele ponto final horroroso um pouco mais abaixo deste trevo. Transporte de Massa aqui no Rio so o caminhão de entrega da Adria.
photomechanica 13-12-05 15:36 …
Eu ia escrever algo, mas desisto!!!
Volto para Matrix junto com o Jban…e vou de carro com ar-condicionado, passando pelo Rebouças, Aterro e todas as outras vias expressas para o uso com carros particulares. E ainda vou sozinho, sem dar carona para ninguém.
Como dizia o falecido Rajneesh, o ideal é ter um Rolls Royce para cada dia do ano.
Massa, só De-Cecco!
:-)))))
:-))))))

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 2 =