Foto tirada da esquina da rua Francisco Sá em direção ao postoVI, podemos ver uma avenida tranquila, e constatar que vários prédios que aparecem nesta foto já foram demolidos .
Os dois prédios da esquina, tanto à direita como a esquerda foram demolidos, tendo o primeiro durado até a década de 70, nota-se também o pequeno sobrado térreo ( segunda construção à direita ) certamente originário da primeira geração do bairro e já nessa época completamente anacrônico.
A esquerda, podemos ver o edifício MMM Roberto, com sua dupla fachada, que consistia em uma fachada normal envidraçada, e uma grande estrutura independente, com venezianas de madeira de complexo funcionamento, bem característico dos irmãos arquitetos, autores do Marquês de Herval, que tinha a função de evitar a penetração solar de forma agressiva, construído em 1945 certamente um edifício muito moderno para época, e que pode ser visto ainda hoje quase intacto .
Bem na parte inferior direita podemos ver um pedacinho dos trilhos de bonde do ramal Francisco Sá dos bondes que rumava para Ipanema, com linhas na General Osório e Bar 20
Comments (36)
Maravilha de registro seu André !!!!
Meu brother.
Que maravilha isso.
Eu não sou saudosista mas confesso que olhar para esse passado recente me dá uma vontade!…
Morei ali na “Praça dos Paraíbas”!…
Abraços ae,
🙂
Concordo com o backup, este olhar remete sempre a um saudosismo.
Sempre bom passar por aqui e ver as fotos, mais ainda, ver a reconstituição que vc faz com perfeição.
Abração André.
Faltou vc pra farra ser completa em tiradentes. Lamas foi pouco.
Que legal essa!
Andre, o predio do lado direito, com varandas de canto, ainda existe?
Aproveitando, gostei muito das ampliacoes do postal da Exposicao de 1922.Pena quase tudo ter desaparecido.
Qual prédio, o grande na próxima esquina, ou o logo à seguir do sobrado ??
Muito legal a foto André, e a av. ainda era mão dupla, não sei se só neste trecho. No outro trecho, em uma época, tinha o bonde mata-paulista na contra-mão…
Bem Roberto, se ela ficou de mão única uma época com os bondes ainda circulando o mata paulista ficou instituído da rua Inhangá até a Francisco Sá, se bem que o trecho Djalma Urich e Sá Ferreira antes da inauguração do túnel Sá Freire Alvim era de mão dupla.
Impressionante como em Copacabana não existe mais nenhum representante da “primeira geração”, esses sobradinhos com portais de cantaria e pé direito alto. Felizmente em Botafogo ainda existem muitas construções desse tipo (apesar das construturas de três letras).
Rafael, ainda existem sim, na Rua Siqueira Campos, nas esquinas com as ruas Ministro Alfredo Valadão, e também na esquina com a rua Edmundo Lins, ficaram em sobras de terreno praticamente não edificantes por causa dos afastamentos hoje obrigatórios para se construir novos prédios, mas a tendência que nós próximos anos eles desapareçam, caso a prefeitura tenha vontade, pois eles inviabilizam o aumento das calçadas e o ordenamento da rua
A mão dupla dos bondes na Av. N.S.de Copacabana na década de 50 era em toda a sua extensão, da Princesa Isabel até a Francisco Sá. Para os carros, imaginem, a mão dupla ía da Djalma Urich até a Francisco Sá, isto até por volta de 1960 quando foi inaugurado o túnel Sá Freire Alvim, no final da Barata Ribeiro. Os bondes que entravam na Francisco Sá eram o 12 (Leblon), o 13 (Ipanema), o 14 (Gal.Osório), o 21 (Circular), se não me falha a memória.Excelente o registro desta foto.
Um tiozinho aqui do estabelicimento passou pela minha sala, viu essa foto e ficou com os olhos marejados. Me espantei por dois motivos: primeiro porque, ainda que evocativa, a foto não é assim tão cascuda como outras que que o André já postou nesse flog. Segundo, porque o cara nasceu e foi criado no noroeste de um país amigo chamado São Paulo. Não por outro motivo que comentei:
” – Puxa, compadre, ficou mesmo abalado”. Ele olhou a foto mais uma vez e saiu da sala num sopro. Não deu dois minutos entrou uma bela moça (e bota bela nisso) na sala e perguntou curiosa: ” – O que foi que você mostrou ao fulano ? O homem está lá dentro arrasado. Aí dei uma de Nelson Rodrigues e disse meio distante:
” – Ele deu de cara com uma Copacabana do tempo Atlântida, do O Cruzeiro e da Rádio Nacional”
Eh o mais afastado,Andre, depois da arvore.
Existe sim, embora todas as suas varandas tenham sido fechadas
Eu até que queria ter aquele Land Rover MKI que está paradinho ali.
Ia fazer sucesso juntos aos seus amigos trilheiros…
Jro :-))
impressionante como tinha outra cara….
outro ar…
um clima diferente
aquela é uma placa de vídeo
[]s
Eu to de saco cheio de fotolog gratuito!!!
Outro sobrado que resiste misteriosamente à ação da especulação é o situado na esquina da Barata Ribeiro com a praça (que não me lembro o nome)na frente da Prado Jr. Se não me engano lá funcionava o Armazem Londres. Ou não?
Abs
Bertoni
http://fotolog.terra.com.br/outromundo
Exato ali era o Armazem Londres, se bem que não é um sobrado, pois é um prédio Decô e já é a segunda geração naquele terreno, antes havia um sobrado de um só andar bem ao estilo no início do sec. XX.
O Armazem Londres inclusive foi um dos primeiros post`s aqui do flog http://ubbibr.fotolog.net/andredecourt/?photo_id=3065331
Cade o Tutu??
Será que ele está fazendo algum plano secreto?
Voce sabe alguma coisa sobre isto?
Jro :-))
Ah, eh por isso que eu nao estava reconhecendo.Quando voce puder, caso tenha, coloque fotos de dois dos mais bonitos edificios Art Deco de Copacabana – Orania e Ophir, proximos a praca do Lido.
Copacabana. Anos 50. Top of the Top
Passou algum psiuuu por aqui?!!!!
Buenas, André!
Passei o dia hoje no veterinário com a Bola.
Ela entrou numa crise braba… 🙁
Vou ter que voltar amanhã e talvez quinta. :((
– nesta Copacabana eu estvava de colo…, mas é bonita !
não sei se as Meninas ficaram com medo de abrir e sair uma sogra de lá…!!!! mas não foi isso. na verdade o Maciel abriu o banco para o pessoal conhecer o modelo. depois resolveu fechar….e nem fiquei sabendo o motivo…..se dele ou delas…!:)
E aí? Vamos testar a bike? Se o tempo estiver bom, pode ser na quinta de tarde.
E quem iria querer pular na piscina em Tiradentes???
Só o Gabriel S. q pulou!!!
abs.
Ou para cair chapado na cama, colocar despertador para 6:30 e acordar só as 8:30!!!
Viver em Copacabana nos anos 30, ERA CHIC, nos anos 50, O MÁXIMO.
e nos anos 20 um risco! :)))
Andre,
Qual foi o primeiro prédio da Av. Atlântica?
Prédio residêncial acho que foi o Palacete Atlântico, mas o Hotel Londres, já tinha seus 5 andares em 1919