Um dos clássicos cinemas de Ipanema.
Em seu terreno hoje está o esnobe Forun de Ipanema, construído nos anos 80 para igreja Católica proprietária do terreno onde ficava o prédio do cinema ganhar mais umas pratinhas.
A foto deve ser dos anos 60, apesar de vermos o bonde, a caminho da extinção, pois os operários que trabalham na calçada da praça da Paz estão criando o estacionamento que até hoje existe, utilizando-se de bloquetes exágonais de concreto, revestimento que só surgiu por aqui na década de 60 .
Bem a direita podemos ver a base de um dos postes de iluminação pública que com a construção do estacionamento foram deslocados mais para dentro da praça, tendo ficado instalados até o final dos anos 70, quando foram retirados sem muita explicação pois a praça contava não só com os postes mais antigos com também com modernas luminárias de mercúrio .
Cadernos do Edmundo
Comments (30)
caraaaaaamba!!!!!
tinha até me esquecido do PAX!
deeezzzz
amigo,vc fezz faltaaaaa!!!!!
PERDOADÍSSIMOOOO! KKK
O Pax, um dos investimentos do Frei Leovigildo Balestieri, pároco da Igreja de N.S. da Paz, foi fundado em 1952 e demolido em 1977. Junto com o Santo Afonso, o Fátima e o Roma, eram os quatro grandes cinemas católicos. Na foto observa-se a mão de direção no sentido do Jardim de Alá (durante um curto período, bem perto de 1960 a Visconde de Pirajá tinha este sentido e a Prudente de Morais tinha sentido Copacabana para os veículos).
htpp://ludaol.multiply.com
A primeira reforma (salvo erro) da Pça N.S. da Paz começou aí Foi nessa ocasião que foram feitos o laguinho e o morrinho ao lado dele. As crianças adoravam aquela confusão de barro, pedra, vergalhão. As mães maldiziam a Prefeitura. E agora um “cool quiz”: alguém sabe as personagens homenageadas nas três estátuas da praça ?
As estátuas que estão na praça ficavam na praça Tiradentes antes das reformas de Passos, mas eram quatro, Lealdade, Justiça, Amizade, e a outra eu não me lembro agora, só sei que uma sumiu ou foi parar longe das “irmãs”
Quantas vezes entrei de costas pela saída ao lado para não pagar a entrada…
Aqui em Niterói, em frente ao Campo de São Bento, também tinha um casarão antigo maravilhoso que pertencia à igreja. Foi vendido e demolido vinte anos atrás para a construção de uma agência do Banco Real (ABN).
Infelizmente não tenho nem ví nenhuma foto dele até hoje.
O Pax comeloua ser construido em 1948 e demorou 4 anos pra ser concluido. Foi projeto do padre empresario Frei Leovegildo e era de propriedade da Casa Nossa Senhora da Paz. Ele foi considerado o Municipal dos cinemas por causa do luxo. Em 77 foi rebatizado como Novo Pax e em 79 foi demolido.
:-))))
Faaaaaaaaaaaaaala, meu réio.
André,
Tenho uma foto de dezembro de 72, do “letreiro” do Pax, que por ironia passava o filme ” O Ato Final”…
Só por curiosidade estarei lhe mandando via e-mail.
Andre, vi seu comentário no flog do JRO, não sei se ele achou um Chevy 51 naquela loja, mas fomos a Bichinho e no caminho achamos uma garagem com uns 35 carros antigos armazenados… 🙂
Além disso, o dono dos mesmos era uma simpátia e ainda ofereceu cafezinho para todos, pena que o pãozinho não chegou a tempo…
;))))
..TE GARANTO QUE NÃO SOU EU!!!KKKKKKKKKKKKKKKK
pS: AMEI A FOTOOOOOO! AMEI, MEEESMO! VALEU, AMIIIIGOOOO!
to indo lá no belmonte agora. seu zé tb vai. ou seja: danou-se!!!!!!!!!!!!1
qto tempo…
Essa foto é sensacional. Incrível por que ontem estava pensando sobre a Visconde de Pirajá. Encontrei uma foto de um trólebus em faixa exclusiva no contra-fluxo dos veículos, que me deu o que pensar.
http://geocities.yahoo.com.br/zostratus11/1009.jpg
Fiquei com grilos na cuca, deveria ter vivido nessa época para saber. Gostaria de saber até quando a Visconde de Pirajá ficou mão e contra-mão. Pelo que eu saiba, nunca circularam bondes na Prudente de Morais.
http://geocities.yahoo.com.br/zostratus10/rio-bonde-ipanema.htm
A foto é sensacional. Poderia colocá-la na minha página com melhor resolução ? Em caso afirmativo aí está o e mail – [email protected]
No Livro História das Ruas do Rio está que, a Igreja comprou o terreno e construíu o templo de Ipanema com o dinheiro da desapropriação da Igrejinha de Copacabana. Gostaria saber se os padres tinham comprado o terreno de alguém ao levantar a Igreja no posto 6.
Marcelo. o terreno da Igrejinha do Copacabana foi doado pelo proprietário das terras lá pelo século XVIII quando aquilo ali não valia nada, na realidade foi a Igreja de Ipanema que foi construída, o prédio do PAX veio depois
Esse cine, realmente… eu nasci mto depois dele acabar ;/…
;*****
Lara
Cara,
Eu passei a infância e a adolescência por aí e não tenho na memória a época que a mão foi invertida. Cheguei a pensar que a foto estava virada mas ao ver a igreja à esquerda do cinema ví que a posição estava certa.
Abs,
Bertoni
http://fotolog.terra.com.br/outromundo
Cine Pax, dos inesquecíveis Festivais Tom&Jerry e das operetas matinais. Que saudade…
Abs.
Que saudade…Trabalhei por anos num consultorio médico da casa de N,Sra da Paz que dava
acesso ao maravilhoso cinema…Eu amava aquela praca,aquele cinema aquela rua..
Hoje em S.Paulo só me resta lembrar…Como era bom estar em Ipanema daquele 1972a 78…