Ontem o Roberto Tumminelli fez um post (http://www.fotolog.net/tumminelli/?pid=8126736 ) sobre o projetado mas nunca executado túnel Leme-Praia Vermelha, que além do túnel propriamente dito contaria com um completo sistema viário, fazendo parte inclusive a Av. Atlântica.
Começaram a se produzir diversos projetos, sendo o definitivo, com o urbanismo de Burle Max, com o projeto de Lúcio Costa, o que temos hoje na Atlântica é a base desse projeto, com a inauguração do projetado túnel, ele seria concluído de todo.
Os cruzamentos seriam eliminados e a orla ganharia diversas passarelas, em número superior ao mencionado no Roberto, e os cruzamentos se dariam por mergulhões, os OASIS seriam centros de recreação, com bares playgrounds, banheiros e vegetação, eles avançariam areia à dentro, o que em alguns lugares seria benéfico, pois o banhista andaria uma distância menor em areia escaldante do que anda hoje .
Essa montagem fotográfica mostra ainda o projeto não terminado em suas idéias, pois a pista antiga, ainda estava sendo pensada como uma via de tráfego local, posteriormente resolveu eliminá-la e transformá-la em um grande calçadão.
A idéia básica se concluído o túnel era eliminar todos os cruzamentos e sinais de transito do Posto VI até a Candelária, sendo ainda importante para o projetado sistema o também projetado túnel Botafogo- Lagoa.
Pode ser visto aqui: http://www.rioquepassou.com.br/2004/04/12/ http://www.rioquepassou.com.br/2004/04/13/ http://www.rioquepassou.com.br/2004/04/14/
Começaram a se produzir diversos projetos, sendo o definitivo, com o urbanismo de Burle Max, com o projeto de Lúcio Costa, o que temos hoje na Atlântica é a base desse projeto, com a inauguração do projetado túnel, ele seria concluído de todo.
Os cruzamentos seriam eliminados e a orla ganharia diversas passarelas, em número superior ao mencionado no Roberto, e os cruzamentos se dariam por mergulhões, os OASIS seriam centros de recreação, com bares playgrounds, banheiros e vegetação, eles avançariam areia à dentro, o que em alguns lugares seria benéfico, pois o banhista andaria uma distância menor em areia escaldante do que anda hoje .
Essa montagem fotográfica mostra ainda o projeto não terminado em suas idéias, pois a pista antiga, ainda estava sendo pensada como uma via de tráfego local, posteriormente resolveu eliminá-la e transformá-la em um grande calçadão.
A idéia básica se concluído o túnel era eliminar todos os cruzamentos e sinais de transito do Posto VI até a Candelária, sendo ainda importante para o projetado sistema o também projetado túnel Botafogo- Lagoa.
Pode ser visto aqui: http://www.rioquepassou.com.br/2004/04/12/ http://www.rioquepassou.com.br/2004/04/13/ http://www.rioquepassou.com.br/2004/04/14/
A premissa desses dois projetos seria, e eliminação total do transito de passagem, para os outros bairros da zona Sul e da ainda desocupada Barra da Tijuca por dentro de Copacabana, que os urbanistas naquela época consideravam que em poucos anos seria a “rolha” viária da cidade estado.
Amanhã tem mais
Comments (24)
soul_captives 7/30/04 10:19 AM …
clap clap clap clap clap clap clap clap !!!!!!!!!
clap clap clap clap clap clap clap clap !!!!!!!!!
rockrj 7/30/04 10:22 AM …
Ótimo registro!
Ótimo registro!
maluara 7/30/04 10:33 AM …
Essa foto engloba a duplicação da Av. Atlântica com as passarelas, e o túnel Leme-Praia Vermelha!
Excelente registro!
Túnel Botafogo-Lagoa? Vou ver as três fotos!
E o túnel Tijuca (Rua Uruguai)-Jardim Botânico, vc tb tem registro do projeto?
Beijos,
Maria Luiza
P.S.: André, deleta o de cima!!!
Essa foto engloba a duplicação da Av. Atlântica com as passarelas, e o túnel Leme-Praia Vermelha!
Excelente registro!
Túnel Botafogo-Lagoa? Vou ver as três fotos!
E o túnel Tijuca (Rua Uruguai)-Jardim Botânico, vc tb tem registro do projeto?
Beijos,
Maria Luiza
P.S.: André, deleta o de cima!!!
andredecourt 7/30/04 10:37 AM …
Infelizmente não tenho esse registro !!
Infelizmente não tenho esse registro !!
oz65 7/30/04 10:40 AM …
UAU!!! Lembra muito o aterro do Flamengo! E me faz lembrar também um livro sobre como o cinema de FC dos primeiros anos via o futuro, que hoje é o nosso presente: “Futuro do Pretérito”, o nome do livro. E se aplioca bem a essa foto, de um Rio que nunca existiu, mirabolante, numa foto claramente antiga. Muito legal esse cruzamento entre passado, presente e futuro.
Grande abraço, André! Bom fim de semana!
UAU!!! Lembra muito o aterro do Flamengo! E me faz lembrar também um livro sobre como o cinema de FC dos primeiros anos via o futuro, que hoje é o nosso presente: “Futuro do Pretérito”, o nome do livro. E se aplioca bem a essa foto, de um Rio que nunca existiu, mirabolante, numa foto claramente antiga. Muito legal esse cruzamento entre passado, presente e futuro.
Grande abraço, André! Bom fim de semana!
jro 7/30/04 10:59 AM …
Repito : Ainda bem que não saiu do papel !!!
Não entendo a estória dos mergulhões?!?!??
As passarelas sobem e descem, e os carros não mergulham, então, porque chamar de mergulhão ???
Como que voce faria para sair da Sta Clara e pegar na direção do centro ?
JRO :-))
PS – E as sardinhas??????????????????
Repito : Ainda bem que não saiu do papel !!!
Não entendo a estória dos mergulhões?!?!??
As passarelas sobem e descem, e os carros não mergulham, então, porque chamar de mergulhão ???
Como que voce faria para sair da Sta Clara e pegar na direção do centro ?
JRO :-))
PS – E as sardinhas??????????????????
pprado 7/30/04 11:04 AM …
Cuidado! Se o Cesar Maia bota o olho nisso, pode querer quebrar tudo pra finalizar o projeto!! 8^)
O que os moradores de Copa pensariam sobre essa mudança de realidade? Será que, uma mudança dessa teria sido bem-vinda!? Parabéns pelo registro! Pena que não existe nada parecido do mirabolante túnel Tijuca-Botafogo…
Cuidado! Se o Cesar Maia bota o olho nisso, pode querer quebrar tudo pra finalizar o projeto!! 8^)
O que os moradores de Copa pensariam sobre essa mudança de realidade? Será que, uma mudança dessa teria sido bem-vinda!? Parabéns pelo registro! Pena que não existe nada parecido do mirabolante túnel Tijuca-Botafogo…
andredecourt 7/30/04 11:05 AM …
Passaria por baixo da pista sentido posto VI, e entraria numa pista de aceleração na outra pista, mas tá certo o projeto apesar de bem intencionado é muito doido, mas já o Túnel Botafogo Lagoa acho que se realizado seria bem interessante para o bairro de Copacabana
Passaria por baixo da pista sentido posto VI, e entraria numa pista de aceleração na outra pista, mas tá certo o projeto apesar de bem intencionado é muito doido, mas já o Túnel Botafogo Lagoa acho que se realizado seria bem interessante para o bairro de Copacabana
leflaneur 7/30/04 11:56 AM …
Excelente registro, andré!
Foi realmente um encontro de copa. Mas eu disse que iria para casa, não foi? qual… parei em todos os botecos da barata ribeiro e cheguei em casa beirando 3 da matina. Estou um caco.
esse projeto é mais uma mostruosidade dos arquitetos, no afã de destruir o Rio…
Excelente registro, andré!
Foi realmente um encontro de copa. Mas eu disse que iria para casa, não foi? qual… parei em todos os botecos da barata ribeiro e cheguei em casa beirando 3 da matina. Estou um caco.
esse projeto é mais uma mostruosidade dos arquitetos, no afã de destruir o Rio…
[email protected] 7/30/04 12:33 PM …
Continuo achando que todos esses projetos “mirabolambescos” privilegiavam exclsuisivamente a turma dos automóveis (geralmente uma pessoa por carro)e esqueciam completamente a grande massa que continua a se deslocar no Rio com grande desconforto. Graças a Deus que o metrô hoje quebra um tremendo galho. Não fosse ele o caos no trânsito do Rio seria muito pior do que é. Agora, vai convencer os nossos nobres vereadores (quase todos a soldo dos donos de ônibus)que chovem projetos de transporte de massa, alguns até bem viáveis e de preço razoável ? Ah, é um deus-nos-acuda.
Continuo achando que todos esses projetos “mirabolambescos” privilegiavam exclsuisivamente a turma dos automóveis (geralmente uma pessoa por carro)e esqueciam completamente a grande massa que continua a se deslocar no Rio com grande desconforto. Graças a Deus que o metrô hoje quebra um tremendo galho. Não fosse ele o caos no trânsito do Rio seria muito pior do que é. Agora, vai convencer os nossos nobres vereadores (quase todos a soldo dos donos de ônibus)que chovem projetos de transporte de massa, alguns até bem viáveis e de preço razoável ? Ah, é um deus-nos-acuda.
jro 7/30/04 12:36 PM …
Concordo com o Alvaro.
Adoro carros, mas adoraria morar numa cidade onde o transporte coletivo fosse muito bom!!!
JRO :-))
PS – Gostei da “pista de aceleração”…VRROOOOOOOMMM!!!!!!!!!!!
Concordo com o Alvaro.
Adoro carros, mas adoraria morar numa cidade onde o transporte coletivo fosse muito bom!!!
JRO :-))
PS – Gostei da “pista de aceleração”…VRROOOOOOOMMM!!!!!!!!!!!
eduardorj 7/30/04 12:51 PM …
!!!!!
Linda foto, acompanhado de ricas informações.
De vez em quando alguns arquitetos (Sr. Conde) tinha(tem) algumas idéias dessas.
A última foi a construção de um muro pra separar Vidigal e Rocinha!!!
O sistema de transporte da nossa cidade está caídasso, torço e contribuo para que melhore, as pistas também, estão horrivéis.
Passarei mais vezes por aqui, gostei muito das informações e fotos.
[]`s
Eduardo
!!!!!
Linda foto, acompanhado de ricas informações.
De vez em quando alguns arquitetos (Sr. Conde) tinha(tem) algumas idéias dessas.
A última foi a construção de um muro pra separar Vidigal e Rocinha!!!
O sistema de transporte da nossa cidade está caídasso, torço e contribuo para que melhore, as pistas também, estão horrivéis.
Passarei mais vezes por aqui, gostei muito das informações e fotos.
[]`s
Eduardo
braussie 7/30/04 2:03 PM …
Interessante esse projeto, mas soh resolveria a vida de uma pequena parcela da populacao explosiva do Rio.
Alias nem sei se resolveria
O tunel Velho sim, ali foi uma ” mao na roda” , concorda?
Gostei desse fotolog, obrigada por compartilhar essas imagens
🙂
Interessante esse projeto, mas soh resolveria a vida de uma pequena parcela da populacao explosiva do Rio.
Alias nem sei se resolveria
O tunel Velho sim, ali foi uma ” mao na roda” , concorda?
Gostei desse fotolog, obrigada por compartilhar essas imagens
🙂
nelson369 7/30/04 3:06 PM …
estou péééééssimo… nao sei por que estao todos gritando tanto, falando tao alto, etc.
anote aí, andré: chopp e champagne, nunca mais!
estou péééééssimo… nao sei por que estao todos gritando tanto, falando tao alto, etc.
anote aí, andré: chopp e champagne, nunca mais!
Antolog 7/30/04 3:24 PM …
Este projetos deixam até tonto… Será que se saísse do papel traria algum benefício para população???
Este projetos deixam até tonto… Será que se saísse do papel traria algum benefício para população???
paat 7/30/04 4:47 PM …
Acho que, atualmente, a ligação entre a zona sul e o Centro é uma das melhores da cidade. Além das vias de superfície, ainda há o Metrô, até a Siqueira Campos. O ponto crítico da cidade está no isolamento da Barra da Tijuca pois os acessos são precários: Av. Niemeyer, que é turística, em mão dupla, e a Auto-Estrada Lagoa Barra, estreita, com sinais na Praça Sibélius e Mário Ribeiro, além de apresentar sérios problemas em São Conrado. Nesta região falta o Metrô e mais vias e tuneis.
Acho que, atualmente, a ligação entre a zona sul e o Centro é uma das melhores da cidade. Além das vias de superfície, ainda há o Metrô, até a Siqueira Campos. O ponto crítico da cidade está no isolamento da Barra da Tijuca pois os acessos são precários: Av. Niemeyer, que é turística, em mão dupla, e a Auto-Estrada Lagoa Barra, estreita, com sinais na Praça Sibélius e Mário Ribeiro, além de apresentar sérios problemas em São Conrado. Nesta região falta o Metrô e mais vias e tuneis.
andredecourt 7/30/04 4:53 PM …
Com certeza Paulo Metrô é vital para a Barra, com ele daria mais conforto aos moradores de lá e desafogaria o transito da zona Sul
Com certeza Paulo Metrô é vital para a Barra, com ele daria mais conforto aos moradores de lá e desafogaria o transito da zona Sul
antonio 7/30/04 9:17 PM …
Metrô?… por que não bonde elétricos como Atenas? ou VLT, pela orla e pelo entorno da Lagoa? ou ainda ligação pelo mar? Metrô é loucura, caro e de manuteção dificílima em areais… o Joá apodrece mais rápido de que se consegue fazer a manutenção… nas estações de Copa “chove” pelas goteiras mal tapadas com cimento e telhas…
Metrô?… por que não bonde elétricos como Atenas? ou VLT, pela orla e pelo entorno da Lagoa? ou ainda ligação pelo mar? Metrô é loucura, caro e de manuteção dificílima em areais… o Joá apodrece mais rápido de que se consegue fazer a manutenção… nas estações de Copa “chove” pelas goteiras mal tapadas com cimento e telhas…
andredecourt 7/30/04 9:45 PM …
Porque Metrô é transporte de massas, VLT e bondes modernos só são alimentadores do sistema principal, como os ônibus são.
O Joá apodrece por um simples fato, encheram a zona de arrebentação de pedras pequenas, e quando ha ressacas elas se chocam com a estrutura tirando a camada protetora de cimento expondo as ferragens e provocando a deterioração
Porque Metrô é transporte de massas, VLT e bondes modernos só são alimentadores do sistema principal, como os ônibus são.
O Joá apodrece por um simples fato, encheram a zona de arrebentação de pedras pequenas, e quando ha ressacas elas se chocam com a estrutura tirando a camada protetora de cimento expondo as ferragens e provocando a deterioração
rioencantosmil 7/30/04 10:17 PM …
excelente a historia de hj, mas se fazem isso, adeus tranquilidade da Urca…abraços…
excelente a historia de hj, mas se fazem isso, adeus tranquilidade da Urca…abraços…
heilborn 7/30/04 11:34 PM …
Em perfeitas condições, tá!?
Estou caçando meus discos antigos pra ripar.
Em perfeitas condições, tá!?
Estou caçando meus discos antigos pra ripar.
heilborn 7/30/04 11:41 PM …
Não, é para restaurar. Tem coisas que não escuto há séculos e não tem pra vender, como o Vímana, por exemplo.
Não, é para restaurar. Tem coisas que não escuto há séculos e não tem pra vender, como o Vímana, por exemplo.
riobus 7/30/04 11:59 PM …
a urca seria um caos
a urca seria um caos
hjwery 8/4/04 9:22 AM …
E verdade, a urca ia virar um caos. Mas so em pensar na possibilidade de copacabana sem transito eu fico feliz!
Sempre que eu venho aqui eu fico impressionado c/ todas as mudancas.
Abraco,
Hugo
E verdade, a urca ia virar um caos. Mas so em pensar na possibilidade de copacabana sem transito eu fico feliz!
Sempre que eu venho aqui eu fico impressionado c/ todas as mudancas.
Abraco,
Hugo
Graças a Deus os faraós não tocaram essa obra pra frente. Seria um caos para o Leme e pra Urca. Poucos redutos hoje no Rio de tranquilidade. Se Copacabana já tem mendigo e pivete, imagina com todas essas passarelas e “mergulhões”? A princezinha do mar agradece isto ter ficado só no papel mesmo.
Mas que é bem engraçado ver essas fotos de projetos que não foram realizados é.
Parabéns pelas fotos e explicações.