Essa foto mostra a visita do presidente Craveiro Lopes em 1957 a então capital da república, a visita do presidente português, que certamente deveria fazer pouca coisa pois ainda Portugal estava sobre o julgo da ditadura de Salazar, causou comoção à cidade maravilhosa praticamente parando-a .
Houve vários eventos, entre eles essa parada em plena Av. Atlântica a qual o pai do Alberto tirou ótimas fotos.
Ele se posicionou com sua câmera no quarteirão entre as ruas Figueiredo Magalhães e Santa Clara, nessa foto ele pega uma boa panorâmica da orla rumo ao posto 6, podemos identificar todos os prédios que aparecem e notar que a pouco menos de 50 anos ainda haviam muitas casas, como podemos comprovar pelas entradas da luz solar através do paredão de prédios que ia se formando.
Vemos da direita prá esquerda, o hotel Califórnia, o edifício Petrópolis, os telhados da famosa casa de pedra que heroicamente sobrevive até hoje, depois o edifício Rio-São Paulo com seus curvos jardins de inverno, após os impessoais edifícios Duque de Edinburgh e seu vizinho (sem nome) construídos pela especuladora Corcovado no local do velho hotel Londres, ao seu lado o sol entrando no terreno da casa de Smith de Vasconcelos, o edifício Albion, o terreno onde hoje fica edifício Soberbo e fechando o quarteirão o Champ’s Elissees na época o mais chique da Avenida junto com o Chopim.
Na extrema esquerda da foto temos uma nesga do posto IV que ficava um quarteirão antes do que fica hoje.
Comments (31)
Bom registro esse. Teremos mais fotos desse evento, então?
Abração pra ti André!
Existem sim, e mais uma de extremo valor histórico, postarei depois !!
Zé Rodrigo escaneio e te mando um posto por email ok ??
Nossa .. eu estive nesse mesmo lugar, em Novembro. Sou de Belém .. fui dar uma passeada no Rio.. e pra formatura de um amigo!
Fiquei em Copacabana, na Av. Nossa Senhora de Copacabana e tal .. no Ed. Vila Roma, quase esquina com a Prado Júnior se nao me engano! Até hj nao acredito que fiquei tao bem hospedado HEHEHE.. a uns 200m da praia! 🙂
Mudou mesmo .. esse deve ter sido uma época boêmia aos extremos!
Tua cidade é linda demais! Vou tentar acompanhar os proximos posts! 🙂
[]´s by KiLLex
Alexsandro Baía
Mas aparece uma nesga de um posto de salvamento aí do lado esquerdo…
Que foto legal… :-)))
Na Coluna Há 50 Anos do Globo, de alguns dias fala-se do assassinato do proprietario da Empreiteira Corcovado.
Há um fato curiosíssimo nessa visita do Craveiro Lopes ao Brasil. Havia na comitiva portuguêsa um certo general que tinha como sobrenome a palavra que se usa para designar, digamos… uma parte pudenda da mulher. Evidentemente o cerimonial do Itamarati fez ver ao governo português que não ficava nem bem trazer para cá um general com um nome que além de constranger Dona Sara — a primeira dama — e demais senhoras da república, inclusive nem poderia ser publicado pela imprensa em nome do decoro de dos bons costumes. Evidentemente os portuguêses entenderam o problema mas toda a extensa comunidade que tinha o mesmo sobrenome, surpresa e indignada, lavrou seu protesto. Imagino que uma das opções deve ter sido ir para frente da embaixada brasileira em Lisboa e ficar, em grupo, gritando bem alto do nome da família num candente desagravo.
Pois é estou acompanhando com muito interesse o desenrolar do caso, se ele tivesse morrido em Copa seria até uma vingança poética do bairro !
Quanto ao “genera” Luso, meu pai já tinha me contado a história a alguns anos atrás !!! é muito boa
Uma vez vi uma revista “Cruzeiro” com uma parada de 7 de Setembro na Avenida Atlântica, com direito a sobrevôo dos novíssimos jatos da FAB Gloster Meteor! Me parece que era lago relativamente comum fazer paradas na Atlântica!
:)))))) essa estória do general meu pai não me contou…
Valeu André, nada como mandar a foto prá quem entende do assunto. Com essa data agora dá prá situar os outros slides, são todas da mesma época.
Abs
Foto e histórias interessantes. Valeu!!!
1-Eu estudava no São Vicente de Paulo ná época da visita do Craveiro e como o Juscelino era amigo do padre Horta, diretor do colégio,visitas que os dois presidentes lá fizeram uma visita. Do tal Craveiro não me lembro mas a grande emoção foi apertar a mão do Juscelino.
2- Não conocordo com o seu ranking de edifícios Chics
seguindo… da Atlântica… para mim ná época e até hoje sou mais o Golden Gate…
3- Manda o Posto de salvamento para mim também…
abs.
desculpa o non sense do 1º post mas eu dei enter sem querer :):):)
Galera estou num micro que não está maceteado e surpreza o Banner sumiu agora !!!!!!
sumiu daqui tb. e não tem macête…:):):)
eu tenho um slide que mostra a praia do flamengo quando o aterro tinha cababado de ser construido
Quem tem o slide, se tiver disponibilidade de ter uma mesa ótica escaneie, e por favor envie por email para o endereço que está no “about”
O protesto deu certo. O Banner sumiu.
Lembro desta visita do Craveiro Lopes…lembranças de criança é claro…!
André, vc é sempre muito clássico. Li sua fala na Cristina: Vencemos a batalha, mas não a guerra !!!
…é exatamente isso e é clássico o momento.
Até mais ler.
Não entendo como que um cara que entende dos coches de Cuba também entende dos Boceta de Cavalo…oooops, quero dizer Boceta Cavalo ????
JRO :-))))
Adorei! está cada vez melhor…
Olha! Nem vamos falar sobre a bela foto que expões e sobre a Tua poderosa descritividade que sempre Te acompanha. Te quero apenas dizer de que desde do início do nosso fotolog, tal como nos princípios em que fomos educados não alinhamos em sacanice.
Agradecemos-te imenso o Teu texto e afirmamos a todo o POVO brasileiro tal como a todos os fotologgers do mundo que nós, tal como a nossa íntima amiga Drª Luísa Cortesão e porque nós a secundámos, tudo faremos para acabar com esses banners!!!!
Muito AMOR de todos nós e muitos beijos da Kyry Kyrylândia!!!!!!!