Infelizmente essa é a única foto que encontrei da casa da antiga Embaixada da Argentina, tirada do alto do morro do Mundo Novo, mostra com detalhes o fundo da casa, bem como seus telhados e jardins.
O renque de palmeiras imperiais, que existe até hoje no prédio comercial que foi construído em seu lugar, mostra-se magnífico.
A casa construída pela família Guinle (mais uma), destacava-se pelo altíssimo luxo não só da decoração e obras de arte, como pelos materiais construtivos, todos de primeiro nível, e praticamente todos importados.
Sua demolição nos anos 80, aparentemente pegou os órgãos de proteção ao patrimônio histórico de calças curtas, não houve tempo para salvá-la, mas a muito que o mercado de produtos de demolições não ficava tão alvoroçado, a casa foi demolida com surpreendente calma, ao contrário de hoje, que com medo de embargos as construtoras arrumam logo uma grande retro-escavadeira para praticamente subir no telhado e esmagar o que está sendo demolido, nisso perdendo muitos objetos de qualidade artística.
Vários de seus objetos estão hoje espalhados pela cidade, sendo o mais famoso a sua porta de entrada, coitada, totalmente deslocada no breguíssimo apart-hotel Tiffanis na rua Prudente de Morais em Ipanema.
Chama também a atenção o edifício Corcovado, clássico do art-decô carioca aparecendo à esquerda, bem como um litoral praticamente sem aterros, pois nem a pista externa da praia de Botafogo tinha sido construída, mantendo o litoral os contornos da época de Passos.
Outro ponto interessante a ser analisado, sobre a demolição, é que a embaixada ou consulado de um país é considerado território do país estrangeiro, e onde nossas normas não vigem, como foi demolida antes da Constituição de 1988, que prevê que os municípios são os responsáveis pelo desenvolvimento urbano de seus territórios, a legislação brasileira de tombamento não pode ter sido aplicada, hoje talvez pudesse ser diferente .
Foto tirada após 1940, mas tendo como data limite 1952
Coleção Desmond Cole
Comments (50)
Incrivel historia
Porque a data limite de 52 ?
A Urca, tão cheia, lá no fundo pode ser um registro da época desta foto ?
Ou a data é apenas para prestigiar o Jasonlet ??
JRO :-))))))))))))))))))
Não, foi o ano que as obras da pista externa começaram, para integrar o sistema viário do túnel do Pasmado
Excelente aula de história, com este Rio ainda nâo violentado como ilustracâo.
Valeu André
Hoje em dia só restam duas palmeiras inteiras
Oi André. Magnífica essa foto. Tenho um filme gravado em vídeo “Rio, Verão e Amor” que se passa nessa casa. Foi o mesmo filme da casa no posto 6 que enviei a foto para o Roberto /tumineli. Vou botar o filme para rodar, fotografar a casa e enviar pra você. O filme não mostra o interior da casa, somente a fachada e o jardim da frente. Essa casa foi demolida em 1978. Em 1979, já estavam construindo o Centro Empresarial Rio. Só deixaram mesmo as palmeiras que recentemente tiveram que ser medicadas para não morrerem.
Abçs.
E o Morro da viúva completamente visível, sem os Apolos da arquitetura especulativa!
Morreram, só duas irão sobreviver as outras estão mortas, mas ainda verdes, o prédio comprou novas já na altura de 10 metros para substituílas, foi gasto mais de 50 mil reais, pelo menos alguém ainda tem algum respeito pelas coisas antigas
Estudei em Botafogo e não lembro dessa casa. Faço força com a memoria mas não vem… Engraçado…
Além da não-presença da antiga embaixada da Argentina, o que me incomoda (e muito!) hoje desse ângulo é a PRESENÇA de um edifício amarelo residencial GIGANTE que tem ali do lado esquerdo da foto, logo que saímos da Oswaldo Cruz para entrar na Rui Barbosa. Aquele edifício não tem nada a ver com nada, parece um caixote alongado, cheio de ar condicionados pregados, nossa, uma abrerração! Não sei se sou só eu que penso isso, mas sempre que passo ali fico refletindo sobre como ele deve estar fora do gabarito e como ele é horrível! Mudando de assunto, acho que a embaixada não é considerada território estrangeiro, somente está sob a jurisdição estrangeira. Abraços!
Vou ter que lembrar das minhas aulas de DIP..hehehehe. já faz um tempo !
Feliz dia do amigo!!! :-)))
Ié Hoje ???
Vc trabalha no Centro? Mudamos há 1 mês pro prédio da ABL, o EPADE (Ed. Palácio Austreségilo de Athayde), Pres. Wilson 231.
Que jogo que tem hj e amanhã? O que é DIP?
Muito interessante isso!
O descaso com o patrimônio arquitetônico é igual ao do descaso com o patrimônio natural…
o que são ouvidos de mercador?
Ouvidos de mercador são aqueles que a pessoa deixa entender que está ouvindo tudo, mas não tá nem aí do que é dito, as vezes nem ouviu nada !
bom, era de se esperar, são mercadores mesmo!
se não ouvirem, a gente continua o boicote
é o edificio argentina que está no lugar hoje?
Exato !!!
Será que um dia teremos a felicidade de ver a demolição de excrescências como o Tiffanys?
E será que a porta irá para uma construção mais compatível com a área que a cerca?
Pois é fico louco para que algumas aberrações sejam demolidas !
Dormiu de colcha???? :O
Eu dormi de moleton e edredon!!!
Coisa inedita tb!
Vi o teu email, vou ver no que te ajudo…
Perá aí!
Minha sogra foi prá Terê hoje. Vou aproveitar e dar uma vasculhada nos albuns e gavetas de fotos,
sem ninguém me pertubando, prá ver se acho alguma coisa interessante… ;))
Trabalhei 12 anos no Ed. Argentina. Soube outro dia que várias das palmeiras estão doentes. A Embaixada foi demolida e os escombros foram usados na pequena praia que fica dentro da Fortaleza de São João. Eu era pequeno, meu tio estava servindo lá. Nós procurávamos restos de ladrilhos coloridos dentro dágua…
Jogaram entulho na praia, genial, realmente cada dia que passa eu me surpeendo com a imbecilidade alheia !!
Mais uma fantástica história do Rio. Ou seria da destruição do Rio? Mas…Ah! Feliz dia do amigo.
Historinha: a escultura que hoje está em frente ao Edifício Argentina é de um escultor premiadíssimo, o Ascânio. Pois não é que quando o dono da construtora que estava fazendo o prédio soube que o artista havia sido (ou ainda era)simpatizante do partido comunista e quis porque quis embargar a escultura nos jardins do seu novo empreendimento. Ela hoje está lá; o que nos dá a impressão que alguém pegou o velho homem de negócios pelo braço e disse: “- Sossega leão”.
É mesmo ..hehehehe dessa eu não sabia, o construtor devia ser o velho João Fortes…..
Deve ter sido algum dos filhos, que comprou a escultura e sossegou o velho !
DIP = Direito Internacional Público
Talvez o André tenha sido aluno do meu tio Celso Duvivier de Albuquerque Mello que é fera no assunto.
Não fui aluno do celso Mello infelizmente !
Ele dava aula para as turmas período abaixo e período acima respectivamente, tive com Damião Moura, um luso que falava com forte e quase inteligível sotaque deixando a aulta bem pouco agradável
Muito legal, adorei a aula
abraço
ps: não sei porque o fotolog cisma em te tirar dos meus favoritos, hoje adicionei o seu fotolog pela 4 vez!
Deve ser os protestos..
André, você sabe tudo; os personagens são esses mesmos. Em tempo: Dr. João era um bom homem só que às vezes exagerava na ordem unida.
Com certeza! Se continuassem de vidro não sobrava um… Se bem que em Juiz de Fora, sei não… Falae, André! Grande foto essa, meu caro. Tempos que não voltam mais. Será que nossos filhos vão, daqui a 50 anos, dizer que hoje são tempos que não voltam mais? Cruzes!
Abração pra ti.
Dr. João era um velho muito durinho, cavalheiro, gentil. Difícil imaginar ter dado uma ordem dessas, já que empregava entres seus arquitetos diversas pessoas de esquerda. O próprio filho dizia-se de esquerda, foi fundador do PSDB. Enfim… desconheço.
André, o edifício Corcovado me parece ser este que no postal do link abaixo. De que ano seria este postal? Repara no Cristo no alto do corcovado, tá me parecendo montagem…
http://img78.photobucket.com/albums/v350/Benning/Botafogo.jpg
Abraços
Não esse edifício que aparece nessa foto, era um edifício lindo de arquitetura art-decô, que ficava na esquina da praia de Botafogo com Marques de Olinda, foi demolido para em seu lugar construir o edifício CAEME
Na foto do link que o Beto mandou, para não haver confusões !
PANDA FELIZ DIA DO AMIGO!!!!BJS
Ah! Eu lembro da obra para construir o prédio seguinte, que se tornou o Edifício Argentina, dos arquitetos de gosto dividoso, Edson e Edmundo Musa.
André, eu mesmo as vezes me pego, mas acho que são as janelas do Mosteiro de StoAntonio e o BNH, mas posso estar errado!
Sobre a escultura do Ascanio MMM, acho que a histórinha não procede, pois ele teve um monte de esculturas em todos os prédios da Sisal se não me engano, pois um dos donos era sogro dele!
Sem desmerecer a arte dele que é das melhores!
A arte dele é ótima concordo com V/c !!
Já a janela acho que o convento de Santo Antonio tem um colonial mais puro, aqueles frisos ali em cima delas são meio estranhos.
Andre, o fotola além de lento é meio esquisito o meu deixei uma confusão pois tenho q apagar foto e ainda não descobri como se faz nem tive paciencia!!!
abs.
Lembro-me q quando da construção do Edifício Argentina, esse edifício ia ser um bloco único, mas, para RESPEITAREM as palmeiras , dividiram-no em dois blocos, com as palmeiras no meio ! Não respeitaram a bela casa, mas , pelo menos, fizeram-no à natureza !
mt legal…Feliz dia dos amigos…abraços
Não dá para acreditar que destruíram para construir aquele brutamontes! Pelo menos mantiveram as palmeiras imperiais…
Foto muito legal
Quanto verde,dá vontade de entrar na foto!
Eu tenho uma foto aqui da casa dos Guinle que aparece sua fachada lateral com o jardim e suas palmeiras. É do livro do Jorginho Guinle.
Esse prédio Corcovado é tudo que há. Lindo!Com jardim e tudo. Já aquele que existe no lugar da casa realmente é horroroso. Mas o pior mesmo é aquele que foi mencionado acima que fica bem ao lado do Morro da Viúva, é simplesmente medonho, dá vontade de evacua-lo e implodi-lo.
Exite um muito bonito que sempre tive vontade de entrar que fica na praia de botafogo esquina com a Marques de Abrantes. Vc tem alguma foto dele André? Sabe algo sobre ele? Deve ser da década de 20 ou 30, mas nao aparece aí nessa foto.
Outra curiosidade minha é sobre um predio horrivel enorme na Av Osvaldo Cruz que pelos muros acho que deveria existir uma casa alí ,é bem grande devido ao tamnhao do terreno.Nele residem varios japoneses.
E saber que minha avó qdo era pequena morava n apraia de Botafogo e eu nem imagino qual era a sua casa. Um absurdo qdo a memoria é engolida pelo tempo e pela falta de consciencia.
Abraços a todos
André
A avó da minha namorada, com 92 anos, é filah de um embaixador argentino, e chegou a morar nessa casa! Ela ODEIA o edifício Argentina e morre de protestar cada vez que meu sogro, tarado pelo La Mole, a leva pra almoçar ali, mas isso sempre rende boas histórias!