Infelizmente essa bela casa foi ao chão em 1978, sendo construído em seu local um grande edifício residencial.
A casa possui vários dos elementos das boas residências do final do séc. XIX primeiramente a varanda em estrutura metálica, super utilizada pela facilidade de construção e até ampliação, pois ela é independente da estrutura da casa, temos também o porão, aí não habitável, ele servia para retirar a casa do contato com a umidade do solo numa época que não haviam selantes modernos como hoje, e por suas grades permitir a constante aeração refrescando o interior da casa, bem como as janelas de grande pé direito e por fim o grande beiral, que servia de proteção da fachada das intempéries numa época que tinta acrílica ainda era o sonho de algum gênio maluco, preservando as cores e diminuindo a manutenção, e projetando sombra nas horas de sol forte, mais um mecanismo de conforto térmico numa época que o ar-condicionado não existia.
Comments (22)
Adoro suas imagens, mas ao mesmo tempo fico triste pois quase tudo não existe mais, que desgraça.
abs
À SOMBRA DE TEUS BEIRAIS
DEBRUÇAVAM-SE ÀS GRADES
MOÇOILAS SONHADORAS E RECATADAS…
COISAS QUE JÁ NÃO EXISTEM MAIS…!
Me lembro de brincar na Dona Mariana em meados dos 70 e haviam muitas casa e apenas um ou dois prédios residênciais, hoje passo por lá e fico até meio perdido!:-(
Oi, aqui é Layla,
Estava no FotoLog do Pikyto, e te achei muito criativo ao achar as Calopsitas passarinhos moicanos, morri de rir !! Muito legal a história, poxa, nada haver, o prédio deveria ter sido tombado, né, não? Pode-se agora contar lendas assustadoras, de que quem trabalha lá, o LeRoi pode pegá-lo e leiloar seu corpo, já pensou? Huahuahua (Risada de bruxa) =)
Beijos.
À proximadamente 17 anos quando ainda estudava no Santo Inácio a rua tinha muitas casas, principalmente entre a São Clemente e Voluntários, seu trecho nobre, hoje eu passo por lá e fico estarrecido, e o pior subiram uns prédios muito feios e bodosos, verdadeiros bolos de noiva que atestam a baixa qualidade técnica de quem projeta para essas especuladoras.
Aliás ontem fez 50 anos que o dono da especuladora Predial Corcovado, que fez 70 prédios de péssimo gosto em Copacabana, entre eles o Master e outros verdadeiros balanças foi assassinado dentro de um de seus cadillac`s por um ex-funcionário de baixo clero de sua empresa, na frente do posto Esso na Lauro Sodré.
Tb estudei no Sto Inácio, minha turma se formou em 78!
Eu me lembro dessa casa. Botafoga ainda mantém alguns exemplos escondidos nas ruas internas. Uma salada de cosntruções…
Atualmente o Leone tá lá no Cosme Velho em outra casa bem grandinha.
Abs
Roberto
Eu sempre achei que o Palácio dos Leilões era do leiloeiro Ernani (pai) e hoje acho que está na São Clemente ( o Ernani filho).
Ih Eduardo v/c tá certo, confundi as bolas pelo apelido do velho Ernani, ainda bem que v/c falou, fui lá no livro e confirmei a informação, já corrigi o texto, inclusive !!!
Tuas fotos dão uma nostalgia danada. Fui criada e moro ainda hoje bem perto dessa esquina. Lembro muito bem dessa casa. Que pena. O pior é o que colocam no lugar. De chorar.
Uma DKW, depois vou colocar outra foto dela…
Eu gótico??? parece até que vc não me conhece né André…ahahahh…esqueceu que não vivo sem flashs…nada de escuridão…ahahah
bjão e boa semana amigo…marcelinho ;0)
Ahahahahha….;0P
Caaaaaaara … só depois que tu comentou que eu lembrei desse detalhe do Tora Tora Tora … podia ter colocado na caption, ia ficar show … :o/ Abraços!!
kkkkkkkk
já me informei sobre isso, sei que é possível, mas é muito caro!
Beijos, Bê.
amigo, o felipebh tá dando uma idéia legal: um mesmo texto a ser enviado num mesmo dia , pros hômi..qq vc acha? se concordar, escreve aí, vai, advogado é que sabe escrever bem…
olha, na outra esquina da dona Mariana com Voluntários, em frente a uma padaria, tem uma casa…eu tô doida pra clicar o telhado de ardósia dela….parace um mini palácio…cê já viu? vou clicar do 190..deixa comigo qdo eu for lá!
André, não se esqueça de me avisar sobre o passeio pelo Centro histórico. Quanto ao Ubbi, não entendi a razão de tanta revolta. O banner diminuiu, os favoritos voltaram, e teremos um representante no Brasil para receber nossa mensalidade em reais e nos dar o suporte que tanto pedimos. Realmente, não entendi. Ou eu ando muito tolerante, ou muito burro mesmo, hehehe.
o Rio foi e continua sendo muito lindo né ?! pena que eu conheço tão pouco. Abração!
Belíssima. Uma pena que foi demolida. Mais um descaso com nossa arte.
Ganhei de uma amiga, várias fotos antigas de vários lugares do Brasil. 6 delas são do Rio. Vou enviar por e-mail 3 para você e 3 para Roberto. Se gostarem, podem postar. Vou escanear e enviar na parte da tarde ok?
Abçs. Luiz.