Vemos as ruínas do velho forte de São Sebastião bem desgastadas pela passagem dos anos, ao lado do sobrado que aparece à esquerda da foto vemos no topo das amuradas restos de uma guarita, seguindo o muro temos o portão principal, ainda em surpreendente bom estado, inclusive com todas as ferragens, mas sem o dístico da coroa portuguesa, talvez retirado quando a unidade militar foi desativada no final do séc. XVIII, após o portão a amurada acaba bruscamente, embora originalmente todo esse frontão era simétrico.
O forte temporal que se abateu sobre a cidade praticamente sem trégua dos dias 10 a 17 de Fevereiro de 1811, causou o deslizamento de grande massa de terreno, soterrando quase todas as casas da ladeira do Cotovelo, com isso as amuradas ficaram praticamente penduradas ameaçando desabar sobre o bairro da Misericórdia, por isso D. João VI mandou destruí-las, inclusive com uso de explosivos .
Outros fortes temporais como o de 1860 provocaram mais desabamentos que levaram as varandas dos jardins da fortaleza, e em 1896 onde nova massa de terra provocou novos soterramentos na ladeira do Cotovelo a até o desmoronamento de uma chaminé na rua da Misericórdia já na várzea .
Ao evento de 1811 o povo deu o nome de Águas do Monte, sendo que a destruição maior foi no morro do Castelo, embora a cidade tenha ficado de baixo d’água durante todos os dias do forte temporal, onde várias ruas foram tomadas por quase um metro d’água.
Essa foto é para o /natureco
Comments (48)
O /natureco vai gostar!! Eu tb gostei! :-)))
Aquile bicho ali do lado é uma cabra? Imagino como devia ser fétido esse local. E sem contar com i lixo que desde o inicio da ocupação era jogado nas encostas.
Sensacional André. Nunca havia visto uma foto deste forte, somente pinturas de época. Pretendo comprar o livro do Morro do Castelo e tomara que tenha essa foto lá. De qualquer forma, já gravei no meu hd. 😀
Abçs e bom fds.
Essa foto é mais outras do forte tem no livro, é uma cabra sim, aliás haviam muitas cabras.
Reza a lenda que um cidadão enviou uma carta a um grande jornal reclamando que depois de jantar no Palace Hotel, ver uma ópera no Municipal ter flanado pela brilhante Av. Central deu mole olhou prá cima viu as cicatrizes da demolição da ladeira do Seminário em 1906 para a construção d e Belas Artes e da Biblioteca Nacional e viu dezenas de cabras ….
seu fotolog é sempre uma
surpresa agradável para mim.
também sou apaixonada por essa cidade…
Aí está uma ancestral de uma figura fantástica criada pelo Nelson Rodrigues: a cabra vadia. Junto com ela, entre outros personagens carioquíssimos temos: Palhares, o canalha; a grã-fina com narinas de cadáver; a estagiária de calcanhar sujo; a freira de minissaia, o Sobrenatural de Almeida; o remador de Bem-Hur, o Fluminense entrando em campo calçando as sandálias da humildade. Essa foto, ao contrário do que muitos pensam ou vêem, além da cabra, traz dezenas de outras indicações rodriguianas. É cenário fácil para um capítulo da Vida como ela é.
André, é para melhor te cheirar hohohoho.
Sua foto no Hugo me leva a dizer: olha quem fala!
Meu nariz é delicadinho, mesmo depois de ter sido fatiado num cabo de aço…
Onde é esse forte mesmo? É aquele perto do cemitério dos ingleses ou eu viajei literalmente na maioneggs?
Paçoca é uma excelente definição!!!! Posso adotar, posso, posso?
:)))))
ou sou nós que só pensamos naquilo?
Lóóóóóóóógico que acontece!!!
Se chove voce deixa de usar o carro??
Lembre-se de que não é uma corrida.
É um evento de regularidade, e a média não é alta o suficiente para fazer com que os participantes “fiquem perdidos”.
Eu confesso que acharei mais graça se estiver chovendo…
JRO :-)))))
que raios vem a ser uma tshirt de pescoço?????
ha ha ha, é verdade… cada um veste o que serve, né?
Amigo, valeu muuuuuito a dica sobre a extensão para o alimentador de beija-flores! vamo ver se eles aparecem !obrigada!
Com certeza. Faz parte da minha infância. Meu primeiro carro foi um II 83 e essa roda e calota do I é inesquecível. 🙂
;D~
consegui! haha..valeu!qq coisa clico! valeuuuuu!
APENAS PASTAM!
NAO LHES DÓI A DEMOLIÇÃO !
NÃO LHES DÓI A DESTRUIÇÃO !
APENAS PASTAM !…
concordo com a /ccarriconde essa deveria ser uma outra forma de pagamento…mt boa a historia de hj…abraços..
Zé Rodrigo:
Joga fora o windows 98 da sua casa rapidinho.
Se for o ME então…detona!
Depois do XP o resto só dá trabalho…
Eduardo eu gosto do 98, o ME realmente é uma M !
http://www.fotolog.net/rioencantosmil
Olá, amigo André!
Eu prefiro mais a modelo sem trajes! eh,eh,eh…
Acho que agora o BANNER está mais discreto com o apelo do povo! Gostei!
Legal esse pedacinho da nossa história, hein!
Um grande abraço!
Nossa a discussâo aqui transcedeu a questâo da imagem postada por tí. A foto é de uma riqueza história e iconográfica csem presedentes.
Quanto ao BaNNER e ao Fotolog, minha opiniâo é que as pessoas deveriam simplesmente mudar de navegador, usando o ópera www.opera.com ou o mozilla(antigo netscape – www.mozilla.com) que sâo gratuítos e nâo sâo manipuláveis quanto ao Internet Explorer.
a partir do momento que este famigerado banner é um cookie deletável em qualquer plataforma (poderia ser pior se estivesse escondido no registro), é só modifica-lo e pronto. O resto é como o André falou: Processos judiciais por uma porrada de motivos.
….visão de advogado! hahaha…….valeu!