Vemos nessa foto do arquivo da família o Hotel Wilson que ocupava os números 2, 4 e 6 da praia do Flamengo.
O Wilson não era um hotel na acertiva da palavra, ele estava muito mais para os conceitos dos Apart-hotéis de hoje, pois 80% de seus hospedes eram residentes, passando em suas instalações longos períodos, muitas vezes anos, inclusive algum de seus quartos eram apartamentos com sala, quartos e até pequenas cozinhas, embora o hotel possuísse uma grande cozinha fornecendo refeições, lavanderia e “Fridge”, que era uma geladeira comunitária.
Até nossa mudança para a Av. Venceslau Brás e posteriormente Av. Copacabana foi nosso endereço por mais de 3 anos.
Na foto além de uma parcial do prédio, pois vemos apenas os número 2 e 4 podemos constatar os trilhos de bonde da pista interna da praia que ainda era de paralelepípedos bem como a calçada divisória era um jardim gramado.
Comments (18)
Esses números 2, 4 e 6 são no mesmo lugar de hoje, isto é, junto à escadaria do Russell?
Exato Rafael, a numeração é a mesma até hoje
Em Copacabana, na década de 1950, eram muito comuns as “pensões”. Muita gente morava nelas, abrigadas em casas, que serviam refeições.
Na Rua Barata Ribeiro nº 593, quase esquina da Dias da Rocha, ao lado de minha casa, havia uma que funcionou por muitos anos.
André, passa lá no http://fotolog.terra.com.br/luizd – você é citado!
Mas ainda resta algo da construção original? Vou ficar mais atento da proxima vez que passar por lá. Abraços.
/zecarioca
OS PÂNDEGOS – A COMÉDIA
Sucesso na Casa de Cultura Laura Alvim
Quinta a Sábado – 21h / Domingo – 20h
Uma coisa que sempre achei engraçada na maioria dos hoteis antigos americanos é que todos têm: quarto, sala, tapete, cama grande, máquina de fazer gelo e uma kitchenette.
Os modernos (com raríssimas exceções) é pena, já não garantem essa coisa de você poder fazer um omeletezinho ao acordar de manhã.
Não sabia que o Rio também já teve esse tipo de acomodação hoteleira. Hoje, principalmente em Sampa, você tem os apart-hotel que são mini- apartamentos que podem ser alugados por dia, mês e até ano. Apesar de ter toda a infraestrutura, a estes hotéis falta o que o André e sua família tiveram por 3 anos: romantismo. Podia até ser mais desconfortável do que os de hoje, mas nenhum atual tem essa atmosfera tão machadiana.
Não sabia que houve algo semelhante aos “apart”, naquela época. Também gostaria de saber se restou algo do prédio por lá. Abração.
Celso Serqueira
http://fotolog.terra.com.br/mapas
Muito bacana essa foto!
*** o cachorrinho tinha dado uma breve saida,mas voltou rapidinho, viu?!!
;))
Voce morou ai em 28, dr Decourt?
Jro:-))
Euy faço a mesmo apergunta do sr JRO… Ainda acrescento, aquele lá na varanda no lado esquero és tu?
:-)))))))))
Essa é uma foto que merece uma resoliução melhor/maior
Por falar em bonde, passando na Avenida Augusto Severo, no fim de semana, havia equipe da CEG, CEDAE, sei lá, abrindo uma fenda no asfalto. La tava o trilho do bonde debaixo de camadas de asfalto, Intacto… Pena que não deu pra registrar num clique.
:-)))))
Ao /zecarioca e quem mais quiser saber… neste lugar hoje em dia existe um prédio já bastante antigo (anos 40-50), mas não sei se ocupa os números 2-4-6. Logo ao lado existe um hotelzinho, mais moderno (anos 60-70).
Rafael pela lista de endereços do Rio, de 1982, o número 4 não mais existe, o número 2 é o prédio antigo, e o número 6 é ocupado pelo hotel Flamengo Palace, certamente reformando ou usando os lotes do velho hotel Wilson
Os trilhos de bonde resistem !!! Um ainda vamos desenterra-los e botar um trecho para funcionar.. Que tal ? Sonhar não custa nada.
O predio que está no lugar das casas é da Dec 40. Os aptos são muito grandes, bem típico da época
A recuperação dos trilhos de bonde é possível sim! Foi o que fizeram no trecho do Silvestre, desenterraram os trilhos antigos. Até por causa disso eles não ficam salientes brigando com os pneus dos carros, como nas partes de Sta. Teresa que têm trilhos novos (que são adaptados).
Bem lembrada a lista de Endereços de 1982. Por incrível que pareça foi a ÚLTIMA lista telefônica de endereços publicada na cidade, já lá se vão 23 anos…
Eu tb tenho ela …:-)))))
ola Andre
que foto linda do Hotel
vc tem uma bela coleção do Rio
abs
O número 2 hoje é o edifício Columbia, construido em 1938, que pega também a ladeira do Russel, onde morei por quase 10 anos, e sempre tive curiosidade de saber o que tinha lá antes.Se tiver mais fotos do local publique!
Parabens pelo fotolog!
claudio zoghbi