Os infláveis de Ipanema


Nossa foto de hoje mostra uma das antigas tradições da cidade que se perdeu ao longo dos anos 80, a dos vendedores de infláveis que ocupavam a orla de Ipanema em vários trechos.
Acredito que muitos que foram crianças entre as décadas de 60 e 70 deve ter tido pelo menos um desses bonecos que são mostrados na foto do Sr. Gyorgy, este mesmo que escreve teve o coelho joão bobo, na base da imagem, umas 2 bolas dessas e também o gatinho pescoçudo de cor vermelha. Os pufes infláveis certamente fariam sucesso hoje em alguma decoração descolada.
Como  muitos comércios  de rua legalizados, os vendedores de infláveis sumiram no período de total desordenação da cidade no período do socialismo moreno, e nos dias de hoje alguns tímidos sucessores podem ser vistos na Quinta da Boa Vista nos fins de semana.
Ao fundo a urbanização clássica de Ipanema em seus últimos dias.
Foto do Sr. Gyorgy Szendrodi

12 comentários em “Os infláveis de Ipanema”

  1. Esses vendedores eram regularizados? Tinha a impressão que essa regulamentação só passou a existir depois que os camelôs viraram zona.

  2. A Kombi hoje seria o depósito do vendedor ambulante, se já não o era…
    Fui criança na década de 70 e não tive qualquer dos “espécimens” acima…

  3. Em primeiro lugar estou aqui para parabenizar o Andre Decourt por ele continuar com o seu site que é muito interessante ,extremamente informativo e esclarecedor sobre a história de nossa cidade.
    Eu escrevia sempre pro André decourt no fotolog que ele tinha, o meu era andreleblon@fotolog.net, acho que era isso. Só que eu esqueci a minha senha , perdi meu email e nao tenho como acessa-lo mais.
    Sobre essa foto eu me lembro perfeitamente desses bichos, eu tinha um elefante idêntico ao amarelo na esquerda da foto, só que o meu era azul claro. Aliás ainda tenho um slide tirado com esse “elefante qdo eu tinha um ano de idade , isso em 1963. Nada menos do que há 50 anos atrás.
    Bom relembrar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

What is 14 + 8 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para evitar a quantidade enorme de spams, você precisa responder a conta para provar que você é gente de verdade...