Auto-Omnibus, Linha Av. Rio Branco-Leblon

onibus-primordios-de-copa

Temos um post duplo com o Arqueologia do Rio do amigo Roen.

Em seu post do dia 12 de Maio ( http://fotolog.terra.com.br/bfg1:881 ), mostra uma infanta Copacabana, pouquíssimo ocupada, embora com bom nível de urbanização. No extremo da foto temos um fumacento ônibus, que é esse aqui de cima.

A linha, certamente criada por cima de todas as transformações urbanas no início do séc XX e a mudança de costumes de habitação dos Cariocas, saía da Av. Rio Branco, passava por Botafogo, Copacabana até o Leblon. Certamente todo o trajeto se dava pela beira mar, pois não teria razão um ônibus trafegar pela Atlântica quando a via principal, em termos de comércio e transportes era a Av. Copacabana. Lembrando que a única ligação de Ipanema com o Leblon à época se dava pela ponte da Av. Vieira Souto.
A foto é curiosa, pois até mesmo um cidadão, dependurado na parte traseira da pequena jardineira, aparece. Como aliás acontece na foto do Arqueologia. Seria o cobrador, ou um Civil  de carona no ônibus.

8 comentários em “Auto-Omnibus, Linha Av. Rio Branco-Leblon”

  1. Matou a minha curiosidade pois no meu post não dava para ver a frente do Bus. è um Renault modelo AG c.1920.
    Agora que percurso ENORME que ele fazia para esta época ! Deviam ser somente umas 2 ida e volta.

  2. De quanto tempo seria o trajeto?
    Realmente devia ir pela orla, até porque nessa época muitas ruas internas do Leblon e, mesmo Ipanema, ainda eram de terra.

  3. Interessante que desde aquela época já se apontava o itinerário com um cartaz na frente do ônibus, que depois “evoluiu” para pinturas no parabrisa, cartaz móvel atrás do vidro e hoje está sendo substituido pelo display eletrônico que também indica os pontos finais.
    Essa característica os bondes não tinham.

    1. Rafa, nos anos 30 e 40, os bondes da Light já possuiam um letreiro na parte esquerda, debaixo das janelas dianteiras onde o intinerário era apontado. Era inclusive iluminado por uma aba superior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

What is 15 + 6 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para evitar a quantidade enorme de spams, você precisa responder a conta para provar que você é gente de verdade...