Rua Araújo Porto Alegre e prédios da Cinelândia, anos 30

cinelandia-02 life

Nessa foto da Life, possivelmente do meio dos anos 30 vemos a esquina da Rua Araújo Porto Alegre com a Av. Rio Branco.
As muradas da Biblioteca Nacional aparentemente chegavam bem mais perto do meiofio que hoje, ilusão de ótica ou talvez a via tenha sido estreitada nos anos 40 quando a Esplanada começou a ser urbanizada pesadamente.
No fundo do conjunto eclético da Cinelândia vemos dois prédios se destacando o Rex e o Regina, na verticalidade déco dos quarteirões internos da Cinelândia e desse trecho da Sen. Dantas.
Ambos os prédios faziam parte da programação multifuncional da região, abrigando no mesmo prédio cinema, teatro, salas comerciais e no caso do Rex, quartos de hotel também.
O Rex, aliás merece um capítulo a parte, pelos recursos de conforto empregados à época de sua construção, possuia um sistema central de água potável gelada distribuída, pelas salas e quartos de hotel, que com certeza era produzida pela central de ar condicionado do cinema e teatro. Além de um sistema interno de telefonia, tudo isso há 81 anos atrás.
Os dois prédios por sua altura no Centro e posição na beira da Baia abrigaram por décadas torres de emisoras de rádio, inclusive acho que já há algumas no topo das duas torretas do Rex.
No meio da pista uma senhora e um senhor, no grito da moda, atravessam calmamente a rua.

5 comentários em “Rua Araújo Porto Alegre e prédios da Cinelândia, anos 30”

  1. Parece que neste dia estava ventando bem, minha impressão é que os dois estão meio curvados e andando contra o vento.
    Impressionante a tranquilidade antigamente que permitia as pessoas caminharem no meio da rua. Vemos sempre isso nas fotos do Rio Antigo e de outras cidades do mundo também.
    Definitivamente carro é uma praga.

  2. O Rex é de 1928? Mais antigo que o Pathé?
    Hoje em dia existe um espigão por trás de onde estava a palmeira…. eu não me conformo com as duas feridas da Cinelândia, ainda mais se lembrarmos que ocuparam os lugares dos dois prédios mais bonitos do conjunto.

  3. A calçada pode estar achata pela perspectiva e pelas lentes do fotógrafo. Essa foto é ótimo e foi tirada em um ângulo inédito na iconografia do Rio.

  4. Olá amigos, primeirante parabéns André por dividir conosco tão belas imagens de um Rio tão belo e elegante que não volta mais. Trabalhei no edíficio Rex em 99, acho que ele foi inaugurado em 1935.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

What is 4 + 2 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para evitar a quantidade enorme de spams, você precisa responder a conta para provar que você é gente de verdade...