cinelandia-02 life

Nessa foto da Life, possivelmente do meio dos anos 30 vemos a esquina da Rua Araújo Porto Alegre com a Av. Rio Branco.
As muradas da Biblioteca Nacional aparentemente chegavam bem mais perto do meiofio que hoje, ilusão de ótica ou talvez a via tenha sido estreitada nos anos 40 quando a Esplanada começou a ser urbanizada pesadamente.
No fundo do conjunto eclético da Cinelândia vemos dois prédios se destacando o Rex e o Regina, na verticalidade déco dos quarteirões internos da Cinelândia e desse trecho da Sen. Dantas.
Ambos os prédios faziam parte da programação multifuncional da região, abrigando no mesmo prédio cinema, teatro, salas comerciais e no caso do Rex, quartos de hotel também.
O Rex, aliás merece um capítulo a parte, pelos recursos de conforto empregados à época de sua construção, possuia um sistema central de água potável gelada distribuída, pelas salas e quartos de hotel, que com certeza era produzida pela central de ar condicionado do cinema e teatro. Além de um sistema interno de telefonia, tudo isso há 81 anos atrás.
Os dois prédios por sua altura no Centro e posição na beira da Baia abrigaram por décadas torres de emisoras de rádio, inclusive acho que já há algumas no topo das duas torretas do Rex.
No meio da pista uma senhora e um senhor, no grito da moda, atravessam calmamente a rua.