Temos um post duplo com o Arqueologia do Rio do amigo Roen.
Em seu post do dia 12 de Maio ( http://fotolog.terra.com.br/bfg1:881 ), mostra uma infanta Copacabana, pouquíssimo ocupada, embora com bom nível de urbanização. No extremo da foto temos um fumacento ônibus, que é esse aqui de cima.
A linha, certamente criada por cima de todas as transformações urbanas no início do séc XX e a mudança de costumes de habitação dos Cariocas, saía da Av. Rio Branco, passava por Botafogo, Copacabana até o Leblon. Certamente todo o trajeto se dava pela beira mar, pois não teria razão um ônibus trafegar pela Atlântica quando a via principal, em termos de comércio e transportes era a Av. Copacabana. Lembrando que a única ligação de Ipanema com o Leblon à época se dava pela ponte da Av. Vieira Souto.
A foto é curiosa, pois até mesmo um cidadão, dependurado na parte traseira da pequena jardineira, aparece. Como aliás acontece na foto do Arqueologia. Seria o cobrador, ou um Civil de carona no ônibus.
Matou a minha curiosidade pois no meu post não dava para ver a frente do Bus. è um Renault modelo AG c.1920.
Agora que percurso ENORME que ele fazia para esta época ! Deviam ser somente umas 2 ida e volta.
Ótimo complemento ao post do Rouen.
Trecho do filme Terra Encatanda, do português Silvino Santos, onde aparece uma jardineira. Talvez seja o mesmo tipo de carro:
http://www.youtube.com/watch?v=e5ACyPKzBJw
De quanto tempo seria o trajeto?
Realmente devia ir pela orla, até porque nessa época muitas ruas internas do Leblon e, mesmo Ipanema, ainda eram de terra.
Terra não. Areia..
Interessante que desde aquela época já se apontava o itinerário com um cartaz na frente do ônibus, que depois “evoluiu” para pinturas no parabrisa, cartaz móvel atrás do vidro e hoje está sendo substituido pelo display eletrônico que também indica os pontos finais.
Essa característica os bondes não tinham.
Rafa, nos anos 30 e 40, os bondes da Light já possuiam um letreiro na parte esquerda, debaixo das janelas dianteiras onde o intinerário era apontado. Era inclusive iluminado por uma aba superior
o ônibus é uma graça.