Vista da Lagoa anos 60

Nessa foto aérea do meio dos anos 60 vemos  uma panorâmica da Lagoa e dos bairros de Ipanema e Leblon.
Nessa época as regiões fotografadas ainda não tinham sido devoradas pela especulação imobiliária e a restinga ainda podia ser vista sem recortes causados pela silueta dos espigões construídos poucos anos depois.
A foto também nos mostra, à cores, uma cidade ainda dominada pela iluminação incandescente, pois as lâmpadas de desgarga estavam apenas em pouquíssimos lugares, nessa época ainda possivelmente só na Praia do Flamengo.
É intessante ver as manchas de iluminação das duas praças de Ipanema, do Jardim de Alah e dos holofotes tanto da ABBR como do clúbe Sírio Libanes.
O litoral da Lagoa ainda não tinha sofrido os aterros do final da década, e podemos ver na penumbra a Ilhas das Dragas e o controno do trecho conhecido como “belém-brasília” ainda não urbanizado e iluminado só pelas luzes do muro do Jóckey Clube.
As favelas existentes à época, são borrões escuros na imagem, num tempo dos lampiões de querosene e quando gato era apenas um bicho peludo.

9 comentários em “Vista da Lagoa anos 60”

  1. Dá para ver também a pequena mancha de iluminação da praça Antero de Quental, no Leblon, perto da praia. Acredito que a única região de trevas que pode ser vista na foto é a do complexo da Praia do Pinto. Catacumba, Cantagalo e Vidigal não são visíveis por este ângulo. Há uma grande luminosidade na esquina de Maria Quitéria com Epitácio Pessoa, aparentemente onde atualmente se encontra um posto de gasolina, aliás um tipo de estabelecimento em extinção na zona sul.

    1. Praia do Pinto, Ilha das Dragas, Favela Piraquê e Ilha do Guarda, são altamente distinguíveis pela escuridão de onde se situavam. Também não vemos nenhuma luz na Catacumba, mas não sei se seria visível pelo ângulo da foto

  2. Saudades.
    Não me recordo de tanto movimento na belém-brasília naquela ocasião.
    Lembro do drive-in próximo ao estádio de remo da Lagoa,
    com muito pouco movimento.
    A ilha de Leblon era uma calmaria só.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

What is 7 + 8 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para evitar a quantidade enorme de spams, você precisa responder a conta para provar que você é gente de verdade...