Largo da Lapa séc XIX

Nossa imagem de hoje, do final do séc XIX mostra o movimento do Largo da Lapa, que por séculos foi  o lugar de encontro de caminhos que dirigiam ao norte e ao sul da cidade, ou melhor caminhos que partiam para longinquos arrabaldes.Para a direita tínhamos o caminho de Mata-Cavalos, acesso ancestral para os engenhos dos jesuítas na longíngua grande Tijuca e para os sertões cariocas, e posteriormente aos chiques bairros de grandes propriedades que apareceram no séc. XIX. E para a esquerda o caminhos das Areias de Espanha, depois da Praia da Lapa, que dava acesso primordialmente às águas do Rio Carioca, posteriormente às sesmarias e fortins na entrada da barra e mesmo fora dela como o do Vigia, passando a ser  nessa época a ser caminho para os novos bairros que surgiam no Catete, Flamengo e Botafogo.
Vemos com destaque o prédio do Grande Hotel, um dos melhores da cidade até os anos 10, quando começou a ser superado pelos estabelecimentos mais modernos  com comodidades, como mais banheiros, até mesmo privativos e elevadores até encerrar suas atividades no final dos anos 40.
É interessante observar no chão o encontro de várias linhas de bonde, indo para diversos destinos, razão para qual nos anos 30 ter surgido a mítica estação de bondes da Lapa, um das dezenas construídas naquele formato pela cidade, mas sem dúvida a que ganhou maior notoriedade.

4 comentários em “Largo da Lapa séc XIX”

  1. Andre,
    Apenas para mencionar, que O Grande Hotel deu lugar a Sala Cecília Meirelles. Hoje o Bar do Ernesto esta nesta esquina, com a construção original. Em frente tem a Igreja à Nª Sª do Carmo da Lapa do Desterro com uma Torre. Apenas um humilde comentário da região atual para colaborar.
    Sds.

    1. Mas antes da Sala Cecília Meireles, ele deu local ao Cinema Colonial, desapropriado por Lacerda para criar a sala.
      Foi a reforma para o cinema que deu a atural fachada com elementos neo-coloniais e provocou o fechamento das janelas laterais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

What is 7 + 6 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para evitar a quantidade enorme de spams, você precisa responder a conta para provar que você é gente de verdade...