Rua do Sacramento, Prédio do Tesouro

Na nossa imagem de hoje, posivelmente capturada no final do séc XIX vemos um trecho da Rua do Sacramento, que depois de retificada e alargada se transformou na Av. Passos de hoje, e em destaque o prédio do Tesouro.
Abrigando inicialmente a Casa dos Pássaros, o embrião do atual Museu Nacional, fundada em 1784 pelo Vice-Rei D. Luis de Vasconcelos, tendo o prédio nunca ficado pronto totalmente, pois com a volta do Vice-Rei para portugal a construção foi interrompida.
Com a vinda de família real em 1808, o prédio, mesmo inacabado, ainda exercia sua função, de taxidermia e mineralogia, com a principal função de enviá-los a Portugal. Além disso o prédio ainda abrigava uma oficina de lapidadores de diamantes, certamente também a serviço da coroa.
Em 1813 a velha Casa dos Pássaros foi extinta como instituição, todo o acervo quardado numa instituição militar e o prédio  entregue ao Tesouro Régio que terminou a sua construção e ao longo dos anos foi promovendo na edificação inúmeras modificações, passando o prédio a ser conhecido como Edifício do Tesouro.
O prédio resistiu a todas trocas de governo, e passou também a ocupar a partir dos anos 10 o seu vizinho, o antigo prédio da Academia Brasileira de Belas Artes, tornando-se um grande complexo administrativo.
Com a construção do novo predio do Ministério da Fazenda, na Esplanada do Castelo, sucessor do velho Tesouro, o prédio perdeu a sua função, tendo permanecido algunbs anos sub-utilizado, sendo todo o conjunto ( prédio do Tesouro e antiga escola de Belas Artes ) posteriormente demolido  sem nenhum motivo, tranformando o local num enorme vazio urbano de um quarteirão inteiro ocupado por um estacionamento.

14 comentários em “Rua do Sacramento, Prédio do Tesouro”

  1. Lí alguns livros que faziam referência à Casa dos Pássaros, mas não me lembro de ter visto sua foto. Próximo a câmera, um quiosque diferente.
    Absurdo demolir sem finalidade!
    Ótimo registro!

  2. Nunca reparei que esse estacionamento fosse tão grande.
    A demolição sem motivo provavelmente era porque abandonaram o prédio e não queriam que ele fosse invadido. Hoje em dia fariam um centro cultural ou algo parecido, mas aqueles (acho que) eram tempos de ditadura.

  3. SIM, GOSTARIA DE SABER QUEM É O DONO, SE FOR A UNIÃO, DEVEM PAGAR UMA MIXARIA DE ALUGUEL, E GANHAM UMA FORTUNA. GOSTARIA DE ESTAR ENGANADO.

    1. Bom dia, Vilardo e amigos!

      Esse enorme estacionamento (terreno) aqui retratado na postagem do amigo andredecourt pertence à União e é utilizado de forma irregular. Não sei dizer se a proprietária acionou a Justiça Federal com o objetivo de reaver o imóvel.

      Perto da atual Biblioteca Parque Estadual existe hoje um dos prédios chamados torres, na Avenida Presidente Vargas, onde há alguns existia um estacionamento que era utilizado pelo DER-RJ. Quando procederam as obras para construção de uma das torres, arqueólogos contratados encontraram pisos de antigas construções com ladrilhos hidráulicos e muitos artefatos. Os pisos estão expostos num corredor gradeado e podem ser vistos pelo público.

      Abraços,

      João do Rio

  4. Onde ficava o LARGO do CAPIM, no centro do Rio, seria aquele terreno ocupado por um grande estacionamento, na Av. Passos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

41 + = 43