Hoje teremos um post duplo com o Saudades do Rio, que mostra maisa um dos legados dos antigos fuindos de pensão em nossa cidade ” http://fotolog.terra.com.br/luizd:1338 “.
O Saudades mostra o Hospital dos Servidores, antiga ilha de excelência, e a garantia para os funcionários públicos que, em termos de saúde estavam muito bem assistidos, para isso bastando  o pequeno desconto em folha. Essa era uma realidade para várias categorias que conseguiam, sozinhas ou em conjunto com outros Institutos erguer unidades de saúde, ambulatórios ou clinicas para atender seus contribuintes.
Mas o legado desses institutos não se resumia em apenas unidades de saúde, muito em habitação foi construído por eles, de vilas proletárias a prédios, hoje muito valorizados pois eram sempre feitos por bons arquitetos e urbanistas, ganhadores de concursos públicos.
Nossa imagem, mostra o conjunto do IPASE, o mesmo instituto que ergueu o Hospital dos Servidores. Esse grande conjunto do IPASE, chamado ” Vila 3 de Outubro”, possuia mais de mil unidades habitacionais, em sua maioria casas, e alguns prédios de apartamentos com poucos pavimentos. Esse tipo de conjuto, como o IAPI, o Bancários, o Portuários etc… vinha suprir a demanda  para casa própria principalmente dos setores menos remunerados de seus contribuintes.
Com a unificação dos Institutos, no paquidérmico INPS, hoje INSS, não vemos mais essas realizações, nem hospitais são erquidos e o INSS ainda vem achatando as pensões dos aposentados desde os anos 80. A pergunta que fica no ar é….. porque se separados os institutos conseguiam realizar, e hoje juntos, teoricamente com mais receitas não fazema nada ??? Certamente porque casa grande tem mais janelas para se arrombar.