Lá Vai Um, Piranhão e Correios

Na nossa imagem, do final dos anos 70, vemos a ainda mais vazia Cidade Nova em foto tirada do topo do Viaduto do “Lá Vai Um”.
Tanto o apelido do viaduto, que fazia juz ao seu movimento quando da sua inauguração no final dos anos 70, fazendo parte da construção  do Viaduto Rufino Pizarro; por sua pífia movimentação, já que ele ligava a Linha Vermelha a um vazio urbano. Como também o prédio da prefeitura, logo a frente, apelidado por ter sido construído por cima da antiga “Zona”, são talvez uns dos últimos exemplares da nobre arte carioca de criar apelidos satíricos, mas sem serem (muito) grossos, a fatos ou objetos do dia a dia, arte essa em extinção.
Gostosão, Frescão, Chifre de Ouro, Camões, Beco da Cirrose, Cantinho da Fofoca, Ilha dos Prontos, Profeta, Vermelinhos, Beco da Fome, Maconhão, Bananas para o Povo, Balança Mais Não Cai, Frango Assado, Pirulito, Zebrinha …e por aí vai.
Hoje com um ligeiro aumento da ocupação da cidade nova e com o aumento do tráfego da cidade o viaduto já possui um fluxo normal, sendo útil para desafogar os sistema viário do Túnel Santa Bárbara, e pensar que o nosso ex-atual-prefeito cogitou demolí-lo há coisa de 6 anos !!

15 comentários em “Lá Vai Um, Piranhão e Correios”

  1. Esse é o viaduto que liga a Francisco Bicalho à Av do Mangue… hoje tem um bom fluxo mesmo.
    Tem uns pedaços do Rio que parecem terem sido ensaios pra Brasília, só carros, sem gente ou construções.
    Esse é um deles.
    Ambiente árido.

  2. Caro André,
    Acrescentaria muito ao meu conhecimento se você me informasse o que são: Chifre de Ouro (seria o Chifrudo?), Beco da Cirrose, Cantinho da Fofoca, Ilha dos Prontos, Profeta, Maconhão, Bananas para o Povo, Frango Assado, Pirulito e Zebrinha.
    Sobre o viaduto, acho importante para a cidade, ainda mais que foi construído em local horrível, em um trecho da cidade sem nenhum apelo estético.

    1. Chifre de Ouro é o condomínio dos militares na Praia Vermelha, o Beco da Cirrose fica por de trás da Cinelândia na Rua Álvaro Alvim, o Cantinho da Fofoca ficava na Rua São José, na saída da Câmara dos Deputados, não existe mais. A Ilha dos Prontos era um canteiro central que ficava na frente da garagem de bondes do Largo do Machado, sempre cheio de “prontos” curiosos e que não consumiam nada no Lamas. Os Profetas eram os que acendiam os lampiôes à gás, eles “levavam a luz”. Maconhão é o campo de futebol na saída do Rebouças na Lagoa, o apelido é auto explicativo. O Bananas Para o Povo é o apelido do prédio mais caro da cidade nos anos 70, no Leblon que tem uma escultura em seus jardins que “dá bananas” aos reles mortais. Frango Assado era o apelido do Henry Junior um carro da Kaiser nos anos 50. Pirulito são as placas indicativas de esquina. E zebrinha eram os sinais de transito com as placas de fibra de vidro zebradas instalados pelo Governo Lacerda e Negrão de Lima na Guanabara, duranto até a implementação dos sinais tipo Celso franco no final dos anos 80, embora alguns zebrinhas possam ser vistos perdidos pela cidade principlamente nos subúrbios.

  3. Tem a Gaiola de Ouro, Tem nego bebo aí, Pirocão do Cesar Maia, Piranhão, Mata-Paulista, Camões, Buraco do Lacerda, Buraco do Lume, etc, etc

    1. Logicamente minha lista não é exauriente, o carioca saempre foi pródigo em criar esses apelidos, quase sempre irônicos e bem humorados, mas como disse no texto…. quais são os novos ????

  4. Tem também aquele prédio de vidro (acho que da Bradesco seguros) ao lado da prefeitura (piranhão) que tem o apelido de “penteadeira de puta”…

  5. André,
    Parabéns pelo site! Demais! Já está incluso no meu favorito!
    As pequenas casas do lado direito da foto se nao me engano é a ainda da “zona” (ou pelo menos o que sobrou dela), não é?
    Detalhe: essa foto ainda nao tem o prédio chamado de Anexo, O Segundo Prédio da Prefeitura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

What is 8 + 4 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para evitar a quantidade enorme de spams, você precisa responder a conta para provar que você é gente de verdade...