Nossa aérea de hoje, do segunda metade dos anos 50, mostra a ainda em obras Avenida das Bandeiras com um dos seus conjuntos de viadutos mais importantes já concluído, o Trevo das Margaridas.
A Av. das Bandeiras construída como prolongamento natural da Av. Brasil, a partir de Parada de Lucas tinha a finalidade de ser uma via de penetração rumo ao Sertão Carioca, interligando e racionalizando o acesso de vários bairros, bem como se conectar com bairros longíquos perto das fronteiras do então Distrito Federal.
Além disso a Av. das Bandeiras iria racionalizar o acesso à São Paulo, como anos antes a Av. Brasil tinha feito, eliminado o transito por dentro dos subúrbios da Leopoldina e o mais importante se conectando com um trecho da nova Via Dutra que trouxe no início da década a estrada mais para perto do centro da cidade. A antiga Rio-são Paulo dava uma grande volta por Itaguaí e Nova Iguaçu e desembocava em Campo Grande.
Nossa foto mostra a Av. das Bandeiras já funcional nesse trecho, bem como os viatudos do trevo, inclusive já duplicados. Mas um pouco mais a frente tem-se a nítida noção que a Dutra ainda não está totalmente pronta ou funcionando em pista simples, pois vemos apenas um grande caminho de terra e não notamos o asfalto. O que contraria as informações oficiais que dizem que nos anos 50 as pistas eram duplicadas do trevo até Seropédica.
O grande complexo mais à frente é a usina do de asfalto do DER-DF, hoje Funderj, complexo este que já teve muita importância nos anos 60 e 70 com seu laboratório de engenharia, à época um dos mais importantes e sofisticados do país nos estudos de estruturas e massa asfáltica. O grande terreno, com a saída da capital para Brasília foi dividido entre a Guanabara e o Gov. Federal e depois da fusão a parte da Guanabara foi novamente fracionada entre o Estado do Rio e a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro.
No pé da imagem podemos observar que o bairro de Jardim América praticamente não existia.
Comentários (8)
buraite disse em 21/12/07 11:44 …
Passarei por lá a caminho da serra, rezendo pro fusquinha aguentar o tranco… hehehehe.
Ele gueeeeenta…
É incrível o inchaço da cidade em menos de trinta anos, e pelo visto não vai se reverter tão cedo.
triunfodapintura disse em 21/12/07 15:49 …
Mesmo tema da minha postagem de hoje.
jban disse em 21/12/07 22:25 …
Como sempre, boas informações !
Valeu André !
hardsay disse em 23/12/07 17:25 …
que lindo, adorei 😀
w800i disse em 23/12/07 23:21 …
Ver essas fotos me emocionam! Pois nessa época frequnetava, passava, e nem imaginava que um dia a distância ia admirar! Rogo que o Rj volte a ser o que era! Sou otimista! FELIZ NATAL a todos!!!!
derani disse em 26/12/07 13:09 …
E sem nenhuma política habitacional, grande parte destes terrenos se transformaram em favelas, as mais perigosas do Rio.
80s_cars disse em 26/12/07 15:38 …
O pessoal q viveu nessa epoca se deu bem , nessa epoca era bem melhor de ganhar grana, hj em dia ta tudo saturado
vejo que hoje as coisas estão muito mudado não são mais como antes só aquele
que tinha a sertezade ter as coisas verdadeiras do hoje este tempo não volta mais
fico feliz por ver estas coisas
Caro André,
Ótima foto dos primeiros anos da Av. Brasil! Esssa parte da avenida mudou muito pouco, a não ser pela favelização nesse terreno ermo no canto superior direto da foto.
Agora quanto a localização, acredito não se tratar do Trevo das Margaridas e sim o Trevo das Missões, pois:
1 – Após a Dutra, a Av Brasil segue em um grande retão em Irajá e como a foto evidencia a via segue sinuosa, como em Cordovil (local provável da foto);
2 – No topo da foto dá pra notar a presença de uma grande rampa, que é provavelmente a cabeceira do viadulto que cruza a linha férrea em Parada de Lucas. O qual foi essecial para a conexão das antigas Variante e Bandeiras (hoje, ambas parte da Avenida Brasil);
3- Dá para perceber que o terreno do lado esquerdo da via é bastante irregular. Ainda pode-se ver um grande movimento de terra próximo ao trevo, que acredito ser o início das obras de construção do Conjunto Cidade Alta em Cordovil;
Acredito que seja por isso que você estranhou a rodovia a não estar duplicada, conforme as informaçães oficiais que você mesmo citou. Poi se trata da Washington Luiz e não da Dultra.
Felipe, muito pertinente a sua colocação, até porque o antigo DER(funderj) era localizado na entrada da washigton Luiz. Na entrada da Dutra é o DENIT.
Joguei bola na época do início de 80. Nesse lugar meu pai é a rapaziada sempre jogava bola lá! Em final de 83 fui pra jpa e não estive mais aí.