Rua Barão de Ipanema com Pompeu Loreiro, 1928

andredecourt's photo de 04/01/08 

Inicialmente pedimos desculpas pela longa ausência, mas por motivos de falência informática passei o final de ano sem micro, o que inviabilizou as postagens que só voltarão totalmente ao normal na segunda feira.
Por isso a tradicional foto aérea das sextas feiras não será publicada, mas teremos uma interessante imagem de Malta.
1928 foi o ano que Copacabana viu um dos seus mais intensos anos de urbanização, graças a Adm. Prado Júnior, que investia em infra-estrutura no bairro que mais crescia na cidade no período e que começava a ficar importante ao incipiente turismo da cidade.
Galerias pluviais foram construídas, redes de esgoto modernizadas, novas ruas abertas, investimentos em arborização pública e iluminação, ajardinamento e embelezamento de praças etc…E o mais importante o controle do crescimento desenfreado do bairro, nas diretrizes do Plano Agache.
Nossa foto mostra uma das típicas imagens desse período, uma rua sendo urbanizada. No caso é o trecho final da Rua Barão de Ipanema, na época de um positivismo ainda rancoroso chamada apenas de Rua Ipanema, em seu quarteirão final, entre as Ruas Barata Ribeiro ( unificada a época com a junção das Ruas Barata Ribeiro e Pereira Passos, poucos anos antes ) e Pompeu Loureiro, antiga 7 de Setembro.
A Rua já bem ocupada ganha meio-fio, galerias pluviais e largas calçadas, a arborização pública por amendoeiras ainda não chegava até o fim deste quarteirão, mas em breve seria implantada.
O que chama a atenção é a iluminação pública utilizada, pois são usados postes da Av. Beira Mar, e Av. Norte ( integrada à Av. Brasil ) que eram próprios para vias largas e não para estreitas vias residenciais. O resultado é que o braço com a luminária praticamente atravessa toda a rua, além de ser instalado numa altura muito mais baixa que o normal, deixando o conjunto estranho para quem conhece os postes utilizados da Glória até Botafogo.
Talvez por alguma falta de material eles foram aí instalados, se desviando do padrão utilizado na época em ruas residenciais, no que se torna o ponto curioso da nossa imagem de hoje.
Abraços
Foto Malta
 

Comments (18)

derani 04/01/08 08:28 …

Pois acho que ficou bem legal esses postes aí… combinou bem com os prédios baixos da época…e não canso de me surpreender com o capricho que se cuidava da cidade.
Um perfeito alinhamento das calçadas e eficiente obra de drenagem.

alo_helo 04/01/08 08:34 …

Os postes são lindos, que rua maravilhosa com lindas casas e calçadas largas.
Tudo tão bem feitinho!

luiz_o 04/01/08 10:44 …

Andre,
pelas meus alfarrábios esta rua teve também o nome de Rua Carlos Portocarrero.
Será que nessa época já existia aquela belíssima árvore da esquina da Pompeu Loureiro com a Travessa Santa Leocádia?

jaymelac 04/01/08 12:27 …

Interessante a fiação aérea, que mais tarde formaria verdadeiras teias de aranha…
Se ainda existe, a bagunça é tanta que nem a percebo.
Abração, e melhoras para as máquinas!

andredecourt 04/01/08 13:19 …

Luiz, o Assacu certamente já existia, embora fosse ainda pequeno nessa época

ariari_ane 04/01/08 16:20 …

Show!

ariari_ane 04/01/08 16:21 …

Rio!
belas fotos!

triunfodapintura 04/01/08 18:58 …

Que beleza a qualidade das construções.

pilib_corbett 04/01/08 19:15 …

Fantástica foto, André! Completamente diferente de todas as fotos do Rio antigo que habitualmente achamos… Mais uma vez você surpreende!
Abraços

bemaia 04/01/08 19:54 …

Eu morei exatamente em frente a Barão de Ipanema! Será que as galerias pluviais são as mesmas desde 1923? A Barão de Ipanema vive tento vazamento de água até hoje e em diferentes pontos da rua.
Ai, que saudade de Copacabana…vou copiar esta foto e deixar aqui pra olhar de vez em quando. Obrigada pela boa lembrança.
Feliz Ano Novo!

bemaia 04/01/08 19:55 …

Ops, 1928.

tumminelli 05/01/08 08:30 …

Ih… conheço essa foto. Achei essa e as outras fantásticas!
:-)))

sorio 05/01/08 11:20 …

Era uma tranquilidade,
André Costa

dai_melop 05/01/08 15:23 …

Veeeelhos tempos .. d um planejamento mais ‘harmônico’ q o de hoje
=|
Claro ..esquecendo que do outro lado uma realidade bem diferente se instalava ..
nem tudo é perfeito
=/
Um ótimo 2008!!
Beijos
🙂

jban 05/01/08 17:30 …

André, incrível a foto. Lembrou também a Ipanema dos velhor tempos.

4 comentários em “Rua Barão de Ipanema com Pompeu Loreiro, 1928”

  1. linda foto…
    moro nessa area desde crianca e gostaria muito de encontrar outras fotos dessa regiao, como a da casa que existia na esquina da emilio berla com pompeu loureiro e, principalmente, a da casa da familia de otto schubert, na qual ficava o famoso assacu da rua pompeu loureiro.
    na primeira, que não conheci, dizem que havia um enorme impala que saia com dificuldade da casa. a segunda casa eu conheci bem criança mas, por mais que puxe da memória, não consigo me lembrar dela. segundo relatos de outras pessoas, havia grandes festas com mordomos cruzando o jardim. a unica coisa de que me lembro vagamente era de um maluco que supostamente morava por ali e que tinha o apelido de cheira-céu, pois andava na rua olhando pra cima e esbarrando em quem estivesse na sua frente.
    obrigado pela oportunidade de ver uma foto antiga desta região.

  2. Prezado, gostei muito do seu site. Escrevi um texto que fala do Castelinho – Ipanema- Rio, início do século XX para jovens e vou publicar. Gostaria de incluir algumas fotos de Ipanema do início do século e de Copacabana de 1950. Você tem? Se tiver, como faço? Preciso de duas de cada. Se tiver também da passeata Fora Collor da Cinelândia, seria ótimo.
    Aguardo seu contato
    Abraço

  3. Boa noite!!!
    A seleção das fotos e os comentários são maravilhosos!
    Estou procurando fotos antigas de copacabana, mas precisamente do trecho Pompeu Loureiro até a abertura do Corte do Cantagalo com intuito de decorar a portaria do prédio que sou síndica. Para minha suspresa, encontrei esta.
    Se você puder postar outras ficarei muito feliz.
    Obrigada por proporcionar o vasto conteúdo.
    Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

What is 8 + 3 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para evitar a quantidade enorme de spams, você precisa responder a conta para provar que você é gente de verdade...