andredecourt's foto van 20-12-07 

Nessa foto vemos a velha Rua dos Arcos e sua arcada dupla aberta ainda no séc XIX e fechada na primeira metade dos anos 60 quando os Arcos passaram pela sua primeira profunda restauração.
A foto nos mostra também que mesmo após o período Passos onde um grande número de imóveis foi retirado de junto e até mesmo de dentro dos Arcos a situação ainda perdurava nas fraldas dos Morros de Santa Tereza e nas do de Santo Antônio. As construções não se limitavam apenas a velhos sobrados, mas até a prédios de concreto armado como o pequeno edifício déco construído na metade dos anos 20.
Nossa foto mostra o início do resgate dos Arcos como importante obra histórica, importância essa que se dava inicialmente com a demolição de construções próximas a ele. É certo que essa valorização não era gratuíta, mas sim fazia parte da construção da Av. Norte Sul e do desmonte do Morro de Santo Antônio.
Para essas obras as demolições ultrapassaram o razoável, principalmente nos anos 70, quando promoveram o desmembramento do bairro e criaram zonas mortas que mesmo hoje com a re-descoberta da Lapa pelos cariocas ainda não tem nem vislumbre de recuperação.
A nossa imagem além da demolição dos sobrados mostra também ao fundo o início dos trabalhos de demolição do Morro de Santo Atônio que já conta com uma grande “ravina” em seu relevo. A foto também mostra a ocupação desqualificada do morro, que vinha desde o séc XIX, abrigando residências precárias e barracões de desafortunados. Sendo sem dúvida um embrião de uma favela, que mesmo até os anos 40 não tinha se desenvolvido ao contrário de outros morros no Centro como o da providência. Certamente hoje a situação seria outra.
 

Comments (10)

triunfodapintura 20-12-07 6:42 …

Excelente.

luiz_o 20-12-07 7:49 …

Agora está tudo em espanhol!
“Deja un mensaje en el libro de visitas”!
Fomos invadidos pelo Rei?
Os Arcos são lindíssimos. Pena que a maioria não se dá conta.

rodperez 20-12-07 7:53 …

Saludos! hahaha
muito bom, andré!

caucaia1 20-12-07 8:25 …

Lembro que o projeto para a passagem do bonde foi de autoria do engº Pietro Caminada, italiano, casado com Lully de Langaard Menezes, irma do jurista e fundador da ABL Rodrigo Octavio de Langaard Menezes.

rodrigonetto 20-12-07 17:36 …

O Morro de Santo Antônio não pertencia à Igreja?
Onde estaria a Fundição Progresso? Ao lado do prédio decô?
Seria interessante se a revitalização da Lapa chegasse a um ponto que algum prefeito no futuro resolva reocupar a área devastada…
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto

toke_a_campainha 20-12-07 22:04 …

Sem palavras!!! A pergunta q nunca vai calar: Pq a Globo (Jo Soares) ou outra emissora nao te convida pra uma longa entrevista? Seria otimo ver na TV todo esse trabalho detalhado q vc se dedica diariamente aki no flog…
[]´z

jban 20-12-07 23:59 …

O problema é trocaram isso aí pelo nada, trocaram 6 por zero.

angemon 26-12-07 7:25 …

bela foto registro!
Feliz Ano Novo, querido!
bjs pra vc e sua lindinha!