andredecourt's photo de 18/10/06

Hoje estamos fazendo um post duplo com o fotolog de Luiz D’arcy ( http://fotolog.terra.com.br/luizd ), que mostra a mesma região aqui mostrada com pelo menos um 70 anos de diferença.

Nossa foto também não deixa de ser desconcertante se compararmos o mesmo local hoje com o mostrado nas fotos. O mais impressionante é que ao contrário de outros logradouros da cidade como o Largo da Carioca a Praça José de Alencar pouco mudou nas suas dimensões físicas desde o sec. XIX.
A estátua do grande escritor inaugurada em 1897, continua no mesmo largo desde dessa época, mas já tendo mudado de lugar e posição diversas vezes ao longo de seus quase 110 anos.
As ruas que chegam à praça também são as mesmas, de desde a metade do sec. XIX.
Mas porque tanto a foto de hoje, como a foto postada do Luiz geram essa total sensação de desorientação espacial?? Não obstante a estátua ter mudado de posição pelos menos umas 4 vezes durante sua existência, perdendo o referêncial de marco fixo, como chafariz de Mestre Valentin da praça XV, ou a coluna monumental do relógio no Largo da Carioca. Pelo menos 3 ruas que desembocam na praça tiveram seus PA’s modificados ao londo dos anos, duas de forma radical como a Conde de Bapendi e a Barão do Flamengo.
Fora isso tivemos o Metrô nos anos 70 que consolidou o PA dessas ruas demolindo os velhos prédios remanescentes.
E por essas constatações que ao vermos a foto de hoje ficamos indagando aonde ficava esse prédio atrás da estátua. a foto pela roupa dos pedestres que passam ao fundo é aparentemente do início dos anos 40, o pavimento da praça está tomado de entulhos que indica que ela está sofendo uma reforma e que possivelmente a estátua tenha sofrido a sua primeira mudança de posição.
Especulo que esse prédio estivesse em dois lugares, nos dois vértives da rua do Catete, ou na esquina com a Conde de Bapendi, onde hoje há um curioso terreno abandonado quase sem recuo, ou então na esquina com Barão do Flamengo que também sofreu um grande alargamento nos anos 40/50, no logal onde temos o grande posto de gasolina sobre a bandeira da BR distribuidora, lembro que a rua do Catete era parte da nunca terminada Av. Humaitá-Glória e também sofreu grandes mudanças.
Estão lançadas então as especulações.

Comments (13)

ravin 18/10/06 09:49 …
Olá Andre, vc tende por este email do camelos, mesmo? Enviei uma foto para lá.
andredecourt 18/10/06 09:51 …
Sim, ele funciona
ravin 18/10/06 10:14 …
adecourt@camelos.com.br? vou mandar de novo…
betotumminelli 18/10/06 10:27 …
Essa foto ja não foi postada em algum flog? Tenho certeza que ja vi em algum lugar.
Não seria esse predio onde há um posto BR hj?
luiz_d 18/10/06 10:35 …
Era um recanto lindo no início do século passado.
andredecourt 18/10/06 10:35 …
Roberto, claro que vc viu, comprei com vc na Praça XV !!!
betotumminelli 18/10/06 10:44 …
AHAHAHAHAHAHAHAH!!! Sério??? Não lembro disso!
:-)))))))))))))))))
Derani 18/10/06 10:50 …
Esse lugar hoje acho muito confuso e a área dá uma sensação de indefinição total.
Degradou!
edubt 18/10/06 10:52 …
Concordo com o Derani.
🙂
Rafael Netto 18/10/06 19:48 …
Desconfio que seja naquela área ocupada pelo Metrô, entre a Conde de Baependi e a S.Salvador. Ninguém tem outra foto desse lugar? A Milu já andou postando umas mais antigas.
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
paulo roberto 19/10/06 16:52 …
Prezado,
Acho que sei qual é o prédio . Tenho quase certeza que foi o prédio implodido no início da década de 70 . Afirmo tal fato porque moro na Paissandu há 44 anos e me lembro deste dia . Veio uma enorme nuvem de poeira que cobriu todo o bairro do flamengo . Houve até um fato curioso que foi o seguinte : o prédio caiu antes que a dinamite explodisse ( houve um abalo na estrutura por uma máquina que trabalhava lá dentro )e como caiu um pouco antes da hora os fotógrafos não estavam a postos . Somente um amigo meu , chamado Pedro Luis Darbely Machado clicou o flagrante com uma Olympus Pen e vendeu a foto para o Jornal do Brasil ( foi primeira página no dia seguinte , no JB ) . Se alguém pesquisar no arquivo do Jornal poderá comparar a arquitetura dos prédios e confirmar esta minha suspeita . Se for este mesmo , fica na esquina da Rua Conde de Baependi com a Rua do Catete , em frente ao posto da BR que você citou . É isso ?
Ricardo Ferreira 10/04/07 10:03 …
O colega Paulo Roberto acertou , este predio e mesmo o que foi implodido .Tinha um amigo que morava e marcamos de aassistir a implosão.