andredecourt's Foto von 07.12.05

Continuando a série vemos nessa outra ilustração a passagem do sistema viário do túnel pelo Cosme Velho, tudo muito parecido com hoje, mas se vocês repararem bem, haveria acessos do bairro para o túnel e vic-versa em todos os sentidos e não como hoje em quem vem do Rio Comprido não pode ir para o bairro e que está no bairro não pode ir para o Rio Comprido.
A pista de acesso para o Cosme Velho de quem vem da Lagoa, seria imediatamente localizada na saída do túnel, e a de acesso a essa mesma galeria, seria mais ou menos onde hoje é a de descida.

Na outra galeria, o acesso seria completamente diferente, invés de se passar por cima das galerias Rio Comprido-Cosme Velho, para se ir para a Lagoa, como é feito hoje, se usaria uma rotatória por debaixo do viaduto, já quase no sopé da ladeira dos Guararapes, de resto, as coisas seriam praticamente iguais a hoje.

Comments (20)

Rafael Netto 07.12.05 07:22 …
Se esse túnel não tivesse sido construído, esses desenhos hoje iam parecer absurdo de visionário.
Quando vi isso aí lembrei logo daqueles túneis Botafogo-Lagoa que já foram postados aqui (ou seria no Tumminelli?) há muito tempo.
O trevo do Cosme Velho, e sua integração com a Linha Vermelha é uma das coisas mais mal resolvidas dessa cidade. Vindo da Baixada, a última saída é em São Cristóvão. Depois só na Lagoa. Mas acho que “economizaram” no trevo do Cosme Velho pra reduzir as demolições.
Você tem foto dessa área do trevo como era antes? Tinha alguma rua ou praça ali?
Carlos Ribeiro 07.12.05 07:23 …
Bela engenharia, mas pena que num foi executada…
andredecourt 07.12.05 07:28 …
Rafael tenho uma foto de como era antes mas tirada do chão em direção a ladeira dos Guararapes, uma logo depois da inauguração, e outra de 1975…
luiz_d 07.12.05 07:43 …
Não compreendo porque nunca foi feito o acesso ao Cosme Velho desde a Zona Norte e do Cosme Velho para a Zona Norte.
Foram adiando e ficou por isto mesmo.
http://fotolog.terra.com.br/luizd
andre 07.12.05 08:53 …
essa seria uma boa mudança. morei em laranjeiras e faz falta a possibilidade de descer no cosme velho qdo se vem do rio comprido e vice-versa.
jban 07.12.05 09:00 …
Acho que ai teve dedo do Jornalista ROberto Marinho… afinal ele morava ai pertinho e não iria querer barulho e transito na sua área….
edubt 07.12.05 09:46 …
Cade a favela que dá em Santa Teresa???
😛
lucia 07.12.05 10:54 …
Buenas!!
🙂
lucia 07.12.05 10:55 …
Impressionante!
Tudo é culpa do Roberto Marinho….
😛
:)))
AG 07.12.05 11:34 …
Não, Lucinha, tudo não,
infelizmente o “velho” não era o único, digamos, “desorientado” desse país. Houve e há muitos moços e moças que deveria estar prestando contas de seus atos às autoridades competentes.
Agora mesmo está passando na TV o depoimento na CPI do ex- Diretor de Marketing do banco do Brasil o Henrique Pizzolato. Chega a dar nojo o que esses caras mentem.
E o Lulla, coitado, não sabia de nada.
riobh 07.12.05 11:41 …
Olha só que beleza, poderia ser assim mesmo!!!
leflaneur 07.12.05 11:45 …
O Lula não sabia de nada mesmo, ué… Se ele diz isso, devemos acreditar. E acreditando, deveríamos demiti-lo (impechiá-lo) pois uma autoridade pública tem dever de diligência, não pode alegar com cara de menino maroto… “ah, eu não sabia…” É crime de responsabilidade do mesmo jeito!
Marcelo Almirante 07.12.05 15:43 …
Gostaria de saber por que a TV do Roberto Marinho dá tanto espaço para o neto do ACM na TV.
Logo um filho de cobra com jacaré, o pior que ele é até bonitinho.
Oh mundo de trevas !!!!
jaymelac 07.12.05 17:01 …
Caro Marcelo Almirante,
Nos idos tempos, o Roberto Marinho era sócio do ACM (não sei como ficou depois). Também fazia parte da sociedade o Ministro Armando Nada a Declarar Falcão. O Globo só não segurou aquela do painel eletrônico…
Celso Serqueira (mapas) 07.12.05 18:02 …
Salve, André!
Tenho acompanhado as postagens, mas como Zona Sul e adjacências não são o meu forte, fico quieto (para não dizer besteira) e aproveito para aprender. Abração!
flavinhonit 07.12.05 18:35 …
não entendi uma coisa, desde já me desculpem a ignorância:
Essa foto corresponde ao projeto, então?
Na prática mesmo, nunca existiu a ligação Rio Comprido-Cosme Velho e vice-versa?
E é uma incoerência: se a ligação Cosme Velho-Lagoa e vice-versa é possível, por que a outra não, uma vez que seria igualmente importante?
Sem mais…
abraços André, e os demais amigos também!
rioencantosmil 07.12.05 19:50 …
pena não terem feito isso, ia ajudar bastante o transito..mas eles não pensam mt nisso não, qto aos comentarios sobre o Lula ai em cima, sem comentarios…ele simplesmente não existe…nunca sabe de nada, deve ser uma ilusão de ótica nossa…abraços
tumulos 07.12.05 20:40 …
Será que o percentual de carros que utilizaria esse acesso seria realmente alto? Tenho cá as minhas dúvidas.
Valeu!
guscar 07.12.05 20:55 …
Caro André,
Ganhei de presente de Natal e fim de ano uma monografia para fazer da minha professora de pós-graduação. Sei que vc já falou de todos os pontos do Rio, inclusive da Praça Tiradentes, mas o Fotolog não tem busca e eu não tenho tempo para ficar procurando foto por foto por cada ponto do antigo Campo da Lampadosa. Portanto eu queria saber se você lembra pelo menos a data de todos os posts sobre a Praça Tiradentes e edificações próximas que você e também o Tumminelli postaram. Ficarei muito agradecido. Abraços. Gustavo.
leflaneur 07.12.05 22:03 …
Marcelo Almirante,
Se a Globo desse tanto destaque ao Zé ou ao Lula tava tudo bem?
francamente…