Parece que depois de tenebrosos anos para os cinemas de rua, algo de positivo começa a acontecer, como já ocorreu com o São Luiz, e o Roxy, o Palácio será entregue hoje à cidade completamente reformado, e o melhor com sua fachada eclética, com notas de neo-mourisco totalmente recuperada, inclusive na palheta de cores original da época da construção e seus vitrais restaurados.
O Palácio é um dos lendários cinemas que fizeram a fama da Cinelândia, embora ficasse já na rua do Passeio, mas em sua tela além de filmes importantes, foi inaugurado o ciclo do cinema falado nos final dos anos 20.
Como podemos ver na foto, o cinema atraia multidões, essa foto é a estréia do filme “Grand Hotel” “oscarizado”em 1932, possivelmente essa foto é do início do ano de 1933, os carros são envoltos na multidão e até o bonde à esquerda da foto tem dificuldade de passar, se repararem bem estão todos de chapéu.
Outra nota curiosa é que desde aquela época havia uma tendência de se esconder, a fachada do Palácio com painéis, só consegui ter certeza que realmente era o Palácio, por aparecer uma janela parcialmente e pela varanda do prédio fronteiro, que aparece em uma foto dos anos 60 onde o cinema se encontra com sua fachada livre.
É uma pena que como no Roxy sua sala de exibição ainda permanece dividida, sem a pompa dos velhos tempos, mas sua revitalização, numa época que a moda é, ir no cinema de shopping, e se chatear, se misturando nos impessoais foyers com gente que vai assistir Van Damme, enquanto você está indo assistir um Bertolucci, é uma boa notícia.
Que renasçam os cinemas de rua, os pipoqueiros e baleiros na porta, e os restaurantes e sorveterias nas cercanias.
Este é um post conjunto com o /tumminelli que pode ser visto aqui: http://ubbibr.fotolog.net/tumminelli/?pid=8623943
Comments (35)
FANTÁSTICO, ANDRÉ!!! É, hoje é um grande dia para o Rio e os cinemas de rua! Essa restauração do Palácio é um presentão pra quem gosta de cinema, arquitetura e Rio Antigo!
Grande post o seu! Abração!
pois é…
aqui em fortaleza só sobrou um
e este que sobrou, agonizante, hoje em dia só passa anacondas, xuxa e coisas afim para poder atrair público…
Eram 1000 e tantos lugares… To sem os dados agora (não to em casa). Depois vejo com calma.
:-))
Também fiz o meu post sobre a reinauguração do Palácio, com links pra cá e pro fotolog do Tumminelli! Passa lá! Hehehe! Isso aqui virou uma corrente pela festa do Palácio! 🙂
Vamos lá no Palácio mais tarde, doutor Decourt?
O Jô Soares conta uma história muito engraçada que envolve o Cine Palácio. Conta que o seu pai, (que tinha apelido de Garoupa, entre os mais amigos)era um homem de bem com a vida. Perdia e ganhava dinheiro como quem muda de camisa. E mesmo perdendo fortunas estava sempre nunca perdia a fleuma e o bom humor. Já mais velho, Garoupa se tornou uma espécie de fomentador de negócios, isto é: como era muitíssimo bem relacionado com a alta sociedade do Rio (morou grande parte da vida no anexo do Copacabana Palace) apresentava gente que tinha dinheiro à gente que queria vender algum bem físico ou alguma idéia. E como estava duro, sem escritório nem nada, ele combinava com o gerente do Cine Palácio que abria o cinema de manhã para que a famosa sala de espera se transforma-se num suntuoso escritório. Ali, naquelas maravilhosas poltronas de couro (quem se lembra ?)e com belo ar condicionado ele recebeu muito caixa alta e fechou muitos negócios. Como sempre, ganhava dinheiro como perdia; de uma hora para outra. Quem se lembra da sala de espera do Palácio (afinal, não faz tanto tempo assim, he he he he )vai entender claramente o charme que era o escritório do pai do Jô Soares.
Valeu André, com suas sempre magníficas fotos!
É uma pena que os cinemas de bairros de subúrbio também não possam mais ser restaurados, pois em sua totalidade foram todos destruídos…
Voces são os malucos que assustam a menina Yas daqui.
Ô dupla de azêmolas, FT é o modelo da minha máquina!!!
:-)))
Vixe!!!!
O Tutu e o Decu agora estão postando em conjunto.
Que bonitinho isso…
:-)))))))
conjunto é quem toca música a gente é uma quadrilha de dois
Não entendi o seu “Noooooooossa”… Tô dizendo, só dá maluco… 😉
Beijinhos
Minha irmã é viciada em cinema, hehe !
Bonita a imagem !
Beijos, Laura.
Salve Andre! Abs, Leo
ele merece todas as homenagens ne Andre… o cara era um grande fotografo….
e ai, bebeu todas no fim de semana???
bjs
ju
vou repetir as minhas palavras no Tumminelli,
ainda bem que não virou um templo da universal!!!
muito bom, álias a medalha que falei lá, serve pra vc tb.. :)))
Otimo eles fazerem esse tipo de reforma.
Eu concordo plenamente c/ o eduardorj aqui em cima: gracas a DEUS que nao virou uma Universal da vida!
Hhahahaha, é mesmo André depois de umas vamos para as outras e depois inverte!!!
abs.
Ganhei o dia com essa abertura do palácio assim , tào lindo !
A foto da torre sineira :Convento dos Reis Magos , Nova Almeida – ES
Boa Noite !
Jro :-))
PS:
Tudo bem com a máquina nova ??
Show de foto, amo estas fotos de cinemas antigos e que maravilhosa notícia hein este cinema reformado!!! Devia ser assim sempre :-)Adorei seu último parágrafo sobre os cinemas de shopping, realmente uma chateação, e que renasçam mesmo as coisas boas de antigamente!! Disse tudo 😉
Beijos Mil
Senhor Andre de Court, fiquei um tempo procurando fotologs interessantes… e só encontrava aqueles fúteis… estava quase desistindo… mas encontrei um fotolog muito interessante, e ví nos favoritos e encontrei outro, que encontrei outro, que encontrei o seu!!!
Não precisa falar que seu fotolog está show! Adoro fotos antigas! No meu fotolog há fotos antigas sobre a minha cidade e da minha família… Convido-o a visitar!
Abraço!
EStá no meu favoritos!
Vamos lá, André??
Ainda não sei a hora, mas deve ser tipo 9:00 da noite.
Bjs
Vai de terno, Decourt?? 🙂
Tive a sorte e o prazer de ter desfrutado dessa época áurea. Assistia “Festival Tom & Jerry” aos domingos (nem todos, lógico) no “Metro Passeio”, na década de 50 e alguns filminhos de sacanagem no Cineac Trianon, em meados de 63.Bons tempos!!!
Agora, importante foi o que escrevestes no flog do Marcelinho. Dei boas risadas com o terremoto e ajudei aqui batendo com as pernas, mas não adiantou. Abrações.
Fantástica a foto André. Acho que se ficasse mais 10 min.olhando para essa foto eu me transportaria para o meio dessa multidão….rs…
Um abraço.
já ia dormir… mas teu comentário (mijante) da azaléia me fez freiar com som de freiada de desenho animado pra dizer:
andredecourt said: Azaleia pronta para alvejar algum passante
jucafii responde: porra, tinha um moleque quatro ôio com cara de maluco pronto pra empurrar… mas o féladaputcha se abaixô atrás do murinho bem na hora em que eu dei o click. :0))
………………
ducarába a foto, andré… saudade do tempo em que eu via Tom & Jerry com meu velho nas matinais do Metro Copa. Gud náit.
Belo registro André, o Palácio era um ponto de referência nas cercanias da Cinelândia (terra dos cinemas) e agora continuará sendo depois da reinauguração…
Vendo as fotos da bela fachada do Palácio após a restauração, é até engraçado pensar que um troglodita idiota mandou cobrir tudo com placas de alumínio nos anos 70/80.
Faltou dizer: à esquerda de quem entra no cinema, o conjunto de sobrados da Mestre et Blatgé (futura Mesbla). Estas construções, que ainda podem ser vistas na foto, pegaram fogo em 1934. Depois do incêndio, por um tempo, os vendedores trabalharam na rua. Logo depois (aí por volta de 1936/37), veio o prédio da torre, que está lá até hoje.
gosto do astral das salas de cinema de rua, mas não me chateio com a impessoalidade dos foyers dos cinemas de shopping…
Quanta gente! Mas ao mesmo tempo, há um ar de tranquilidade, que não sinto nas multidões de atualmente. []s
QUE MARAVILHA! JÁ ERA PASSADA A HORA! NOTÍCIA MARAVILHOSA!!! QUEREMOS O VITÓRIA DE VOLTA TAMBÉM!!!!!!!!!!