Construída como parte do “pacote” das obras do porto, ela saneava de vez os restos do mangal de São Diogo, tendo sua parte da Pres. Vargas já saneado por Mauá .
A via tinha grande importância drenando grande área aterrada e conduzindo as águas do rio Maracanã e Comprido, que me breve também seriam conduzidos por canais rumo a baia.
Ao fundo vemos a primeira torre do “novo” gasômetro, à esquerda quartéis do exército, a ao fundo na grande construção clara o Lazareto, prédio de grande beleza, cheio de história e que existe até hoje, esperando o fim da conversão para o gás natural de toda a cidade, para que com a remoção do gasômetro poder voltar a ser visto pelos cariocas
Cadernos do Edmundo
Comments (46)
E quase que o gasômetro foi pro espaço…
sensacional!
…o “novo” gasômetro – bom referencial para os dias de hoje.
abraçooooo…!
Não, muito melhor que o Lulu!!! 🙂
E olha que gosto dele.
Quer dizer que está com a corda toda??
:))
;)))))
Será que vão mesmo retirar aqueles monstros? Toda vez que passo por ali me arrepio em pensar que poderiam ter feito explodir aquilo, iam mandar metade da população da cidade pro espaço.
O que funciona ou funcionou neste tal Lazareto?
Fica no terreno da Cia. de gás?
O Lazareto é uma instuição para Hansênicos, e funciona numa pequena colina já no bairro de São Cristóvão, antigamente ficava a beira da baia, mas com os constantes aterros ele está bem afastado.
Podemos vê-lo também ao passar de carro pela linha vermelha, em breve eu farei um post exclusivo sobre ele contando toda a sua história !
O prédio é tombado e de grande beleza
Que obra impressionante deve ter sido em sua época! Que ilha é aquela ao fundo (se é q é ilha), o grupo q deu origem à ilha do Fundão?
Não é ilha é a Ponta do Caju, hoje o litoral está muito modificado na região, com sucessivos aterros
E a gente acaba entendendo o Rio . Em Paquetá tem o Preventório Rainha Dona Amelia , uma antiga instituição para tuberculosos que hoje funciona como escola e creche e é totalmente preservada , muito interessante !
Bjs
Olha como são as coisas. Há poucos anos saiu uma matéria em algum lugar sobre o Lazareto e eu fiquei embasbacado com a beleza do prédio que só conhecia de longe e encoberto pelos reservatórios do gás. Voltei a me lembrar hoje desse verdadeiro monumento que até por esse desconhecimento da população, qualquer dia chega um desses “espertalhões” e consegue jogar o prédio no chão para construir ali um centro empresarial.
Graças a Deus, ainda tem gente atenta nesse mundo, como esse flog. Obrigado.
Esse aterro da Fco Bicalho acabou com as ilhas dos Melões (ou das Moças) e dos Cães (onde está a Rodoviária Novo Rio), os sacos do Alferes e de São Diogo (ou Diego) e a praia Formosa, que ia até a estação ferroviária Barão de Mauá. Foi próximo ao terreno onde está o gasômetro que Araribóia instalou a sua tribo de Temiminós e travou várias batalhas antes de ganhar as terras de São Lourenço (mais tarde Niterói)em 1573. Magnífico registro!
André, aquele abraço.
O que tiver de fotos sobre obras e vida do Sr. Konder Neto pode – se puder, é claro – enviar para meu mail ([email protected]).
Sigo sem achar nada e o prazo começa a encurtar – para apresentação -. A única chance é encontrar com o próprio. Descobri que está na ativa e possui escritório aqui no Rio.
Sou de Niterói. De novo, um forte abraço.
Essa obra não saneou nada, apenas empurrou a sujeira pra mais longe. É por sinal uma das regiões mais feias e fedorentas da cidade, que merecia uma revitalização. Esse “saneamento” ajudou também a acabar um pouco mais com o bairro de São Cristóvao, que acabou cercado por indústrias, galpoões, porto e depois viadutos que escondem o céu e impedem a passagem da luz do sol. Não tem bairro “chiq” que resista. Depois veio o tumúlto da feira dos nordestinos. O pavilhão de São Cristóvão foi outra violência ao bairro, pois ali havia um lindo jardim. De bom, restou o Coreto e as boas histórias para contar.
Seu flog é sensacional! O problema é que o John também achou, se apaixonou pelo Rio Antigo e está exigindo que eu de para ele tudo sobre o Rio antigo que tenho no Sebo!!!! Rsssss
O Bairro de São Cristóvão foi realmente destruído. O ódio da República pelo Bairro Imperial explica muito do que aconteceu ali. De fato, a emergente burguesia capitalista da primeira república a tudo destruía, desde que lembrasse o passado. Minha bisavó, quando veio para o Rio de Janeiro, nos primeiros anos do século passado, logo comprou um casarão na Rua São Fco Xavier. Como boa paraense, plantou uma pupunheira na frente da casa. A árvore ainda está ali (sempre me emociono ao pensar que uma antepassada tão distante a plantou como um pedaço do Pará no Rio). A casa virou um cortiço.
Esta foto é do Malta, não é??? tem no site da Light, que aliás era dona de quase tudo que era concessionária no Rio antigo…`
Então deve ser por isso, que ao passar de manhã pela Av. Brasil, próximo ao Gasômetro, ví um deles sendo desmontado, e até então não entendí nada…
Antolog o gasômetro está sendo desativado porque o gás natural, que está substituindo o GLP não precisa de tanques de armazenamento, ele circula pela tubulação nas quantidades de pressão necessárias para consumo.
Lefla aquela casa linda logo depois do viaduto da Mangueira e antes de chegar a UERJ foi da sua família ??
Quanto ao gás natural ele só precisa de pequenas instalações, para a adoção de fragância, na realidade cheiro para alertar de vazamentos, e é humidificado, não necessita mais de grandes reservatórios para a estocagem.
Para quem pergunta bem possível essa foto ser do Malta, mas só credito quando tem autoria, essa como tudo nos Cadernos era um recorte de jornal .
Aguardo ansiosamente mais fotos com o Lazareto. A construção deve ser muito antiga, pois o pintor Henry Chamberlain, que esteve no Rio entre 1819 e 1820, tem um panorama parecido com o da foto acima, mostrando o Lazareto, ao fundo, e os pântanos e ilhas, que foram aterrados para a construção do Cais do Porto e da Av. Francisco Bicalho.
então vão acabar de vez com aquelas coisas horrendas do gasometro? legal…
Vão fazer agora o que o Burnier tanto quis fazer, hehehe. Não fosse o Sérgio Macaco…
Na verdade verdadeira mesmo, aquela foto foi tirada no maior e melhor evento de carros do mundo, que se chama “Goodwood Festival of Speed”, no sul daquela ilha que fica em frente a Belgica, e da França também.
JRO :-)))
PS – E é uma Corvette que correu em Le Mans, e não um Viper :-))
Quando vc puder, me mande o e-mail com o endereço da loja onde posso encontrar a agulha p/a vitrola.
JRO 🙂
Ontem mesmo passei por aí, para ir ao Capela, um ferro velho na rua Gotemburgo!
O Zé Rodrix só vai encontrar aqui endereço de agulha para Gramophone!
Claro, o problema agora esta sendo enfiar uma mangueira nela! hehehe
Respeitando as demais opiniões sobre as causas da “feiúra” de São Cristóvão, gostaria de acrescentar que:
1- O Decreto nº6.000 de 1937 designou São Cristóvão como Zona Industrial, e por três décadas o governo incentivou a instalação de grandes fábricas na região.
2- Na década de 60, o bairro tinha o 2º parque industrial do País, o 4º da América do Sul e contribuía com quase 50% do ICM do município.
3- Na época do aterramento para construção da Av Fco Bicalho, um manguezal como o existente no local era considerado apenas um pântano sujo e não um dos mais importantes ambientes biológicos do planeta. Daí o projeto ter sido considerado de “saneamento”. Se fosse hoje, certamente um crime ambiental de tamanha proporção não seria perpetrado.
De jeito nenhum!!!!! O Chico é Deus!!!! O Olivier é só um semi Deus…
Não adianta, vc já perdeu o padeiro gostoso, agora perdeu a graça… hahahahaha. Ah, tb perdeu o Derico comendo a bunda da tanajura
Yas , nem comparação…. ;)))
Bebendo a essa hora???
tsc… tsc,,,
André, hoje achei um bilhete manuscrito do Carlos Lacerda aqui em casa.
Lembrei de você e do Tutu. 🙂
é tudo combinado antes, André.
O cara decora a ordem que vai ser servida. 🙂
André,
Lucia já está criticando a hora da bebida…que horas ela acha que a gente bebe? As 9 da manhã ?
:-))) :-)))))) :-)))))
Vou dormir.
Boa noite, e até amanhã!
:-))
Vou pq eu tenho q viajar amanhã… Uma droga…
Beijinhos e Boa Noite
Eu não estava criticando nada!! ;))
Sério, que você sabe só de dar um gole??
Vou dormir também…
Beijoca. Boa Noite!
Leflaneur,
Obrigado pelas informações. O que será que construirão no local???
André,
Já ví esta foto no site da Ligth (http://www.light.com.br/foster/web/instituto/historico/gasometro/tegasometro.shtml), e como o Malta era o fotógrafo oficial da empresa, deduzí que fosse dele.