Mas o golpe de misericórdia veio com a conclusão da Auto estrada Lagoa Barra.
Apesar do atual campus da PUC, ter sido planejado e construído na mesma época que o conjunto do Parque Proletário da Gávea era também construído, se ignorou completamente a diretriz já traçada para então avenida Lagoa- Praia da Gávea, bem como a integração entre duas grandes e gigantescas obras.
A parte central entre os dois principais prédios do campus, o seria destinada ao traçado da avenida, chamada hoje de Padre Leonel Franca; agora a pergunta que não que calar, porque com uma área de 70 mim metros quadrados a PUC resolve construir as principais instalações de seu campus margeando o traçado de uma futura avenida, que todos os arquitetos e urbanistas sabiam que seria a porta para o “novo Rio” e super movimentada ????
Na minha opinião, má fé, para que o terreno ficasse mais difícil de ser dividido e desapropriado caso a avenida saísse do papel.
Vemos aqui a planta topográfica e do traçado para a construção da Lagoa-Barra, temos aqui 3 diretrizes possíveis, a primeira, passando por dentro da PUC, a “alternativa 1” passando pelo meio do Minhocão e a “alternativa 2” construção de um segundo túnel ao sistema, desviado-se de todas as construções existentes, aliás a “alternativa 2” foi a menos de um ano ressuscitada e chamada de novidade como solução mágica para os engarrafamentos da ligação Barra- Zona Sul.
Comments (14)
Então o Governo Brizola saiu da entaladela passando a auto-estrada por baixo do Minhocão. É isso?
Esse croqui é da época no Negrão de Lima
É um manda e desmanda danado… Uma bagunça, que dá pra ficar maluco tentando se entender. Mas, se a gente não ficar de olho, piora.
🙂
Essa série está demais.
Abraços e bom sábado,
William
Padre não joga pra perder… nunca! lembra do Leovegildo da N Sa da Paz?
A Igreja Católica é uma potência mundial. Inclusive com um arsenal “atômico” que se não é feito de urânio e plutônio é feito de materiais tão explosivos e destruidores. É uma ingenuidade pensar que exista um governo (mormente nos estados mais pobres e submissos do Brasil) que possa contrariar os desejos da “santa madre” impunemente. Esse caso da PUC provocou na época uma celeuma danada. Mais uma vez a força do vaticano se fez presente. O que eu acho mais interesante nos fotologs do André e do Roberto é que, através da história do Rio, a gente possa conhecer as tramoias e tamoios que dominaram e ainda dominam nossa cidade. Pode não dar em nada (taí Sérgio Naya para provar ) mas pelo menos a gente pode desabafar um pouco.
Até hoje a Igreja usa o termo “crescei e multiplicai” de forma esdrúxula para combater o uso de anticoncepcionais, quando o intuito de Jesus era o de se expandir a fé(palavra) Cristã pelo mundo.
Infelizmente o Homem não está à altura do que deveria ser Ideal para a sua representação aqui na terra.
Falta melhorar o Homem.
“Crescei e Multiplicai” era quando eram só dois : Adão e Eva ! Agora, tinha que ser : “Multiplicaram-se demais, né, então Removei-vos para bem longe daqui” !!!
Não só má-fé e má-vontade, também uma forma de se apropiar de terrenos que não eram deles. A velha teoria de meu pirão primeiro em detrimimento da sociedade, eu acho até bem-feito que eles agora estejam sofrendo com o assédio da favela que ajudaram a alimentar com sua política de “vinde a mim os pobrezinhos”.
Quanto à história do túnel da alternativa 2, quando e se ficar pronto, não vai ajudar em nada pois continuará o gargalo do elevado da Joatinga. Cadê o verdadeiro transporte de massa? Será que nunca pensaram em nada? Não existe nenhum projeto no seu baú, André? Existiu em algum momento a ligação Tijuca-Gávea via túnel? Vc teria esses projetos?
Um ponto interessante é que o conjunto habitacional do minhocão não parece ter se tornado uma “favela edificada” ao contrario do que ocorreu com a Cruzada São Sebastião. Me pergunto qual terá sido a diferença.
Este pode ser um objeto interessante de estudo. Em um post anterior você falou que uma “solução draconiana” seria remover ao menos metade da Rocinha. Penso que uma reurbanzação nos moldes do “minhocão” pode ser uma saída mais interessante.
Olá André. Mais uma vez, parabéns por mostrar coisas pouco conhecidas da cidade que é a mais linda do mundo e um orgulho de todos os brasileiros, o Rio de Janeiro. Aproveito para pedir a você e a todos os leitores do seu fotolog a darem uma força para a minha cidade, que está bem feínha, e de quebra ajudarem a salvar um patrimônio não só dos paulistas, mas dos cariocas e todos os brasileiros:
“Abaixo-assinado para salvar o Castelinho da rua Apa em São Paulo (imóvel da União) – http://www.petitiononline.com/castelin/petition.html Copie esta mensagem no seu fotolog por um dia, e ajude a preservar um patrimônio de todos os brasileiros”
Show de bola! Adorei!
Nossa André, tá boa a discussão por aqui… muito boa essa série da semana. Sobre a questão Barra – Gávea, já dei minha opinião, outro dia que passei por lá, até me lembrei disso aqui.
beijos
Seu flog é muioto maneiro, pra ter uma idéia foi indicação de uma amiga vir aqui visitar. Parapens!
Ai, ai , ai… Esta história da Puc é tão velha e ainda assim tão atual… Temos uma repetição disto agora mesmo com a edição do programa de faculdade para todos. Para as Universidades Públicas, de alto nível de excelência, o governo não não tem verba mas para as particulares, com ensino de baixíssima qualidade, aí é outra estória… E isso é pra dar melhores condições de trabalho para os estudantes de baixa renda. Vai continuar de baixo nível!