Expo de 1922

foto de andredecourt en 11/04/06

Exposição de 1922

Vemos o Pavilhão das Grandes Indústrias visto do átrio do Pavilhão de Caça e Pesca.
Essa foto possivelmente de Malta, mostra os últimos preparativos para a exposição do Centenário da Independência. Aindaimes ainda sobem junto a torre do pavilhão, no extremo esquerdo da foto, terminando as obras que desfiguraram o velho Calabouço, numa construção neo-colonial, tão em voga na época.
O pavilhão que fecha do centro para a direita da foto, também é o pavilhão das Grandes Indústrias, mas era outra construção colonial, a Casa do Trem, também totalmente trasnformada em neo-colonial para a exposição.
A água que vemos logo abaixo era um pequeno cais, construído para a exposição, com modificações nessa parte do litoral, criando um atracadouro, quase idílico no meio das construções, passados pouquíssimos anos do término da mesma, ele foi aterrado, e recebeu construções importantes, como o terminal de Hidros.
Já o pavilhão de Caça Pesca também se mostra em obras, os pilares do átrio entre as torretas ainda esperam o telhado, e a própria torreta de onde essa foto foi feita está com o seu telhado ainda só nos caibros.
Por trás das construções mais próximas ainda vemos a cúpula e uma das torres do Pavilhão de Festas.
Os dois pavilhões que vemos aqui foram demolidos, o primeiro já no final dos anos 30 início dos anos 40, como parte do arruamento da espalanada e construção do aeroporto Santos Dumond, hoje em seu lugar passa a Av. Gal. Justo, o que sobra dele, a antiga Casa do Trem, reformado e tendo as suas feições coloniais restauradas é hoje o Museu Histórico Nacional. Já o pavilhão da Caça e Pesca sobreviveu sem a sua parte central até os anos 60, quando foi demolido, junto com grande parte do bairro da Misericórdia para a passagem do viaduto da Perimetral. Já o Pavilhão de Festas, foi demolido parcialmente durante os anos 30 e 40, e chegou sendo usado como sede da Secretaria de Fazenda até os anos 80, quando dois violentos incêndios, com intervalo de meses, destruíram totalmente o prédio, seu terreno ficou vazio por décadas e no local há hoje um posto de vistoria do DETRAN

Comments (13)

jban 11/04/06 8:36 …
Belo registro André. Creio ter esta e outras fotos da Exposição do Centenário em um livra lá em casa.
“atracadouro, quase idílico”… Professor Pintáfona deve estar orgulhoso !
🙂
ja_to_p 11/04/06 8:51 …
nice shot
andredecourt 11/04/06 9:05 …
João, se não me engano, nesse cais ficou atracada durante a exposição a famosa galeota imperial, que hoje está no Espaço Cultural da Marinha
photomechanica 11/04/06 9:10 …
Nas fotos que vc vai ganhar (o tal CD) tem uma deste período e deste mesmo local, só que visto por cima.
Rafael Netto 11/04/06 9:12 …
Seriam o Decourt e o Prof. Pintáfona a mesma pessoa???
No mais…. esta é mais uma daquelas imagens irreconhecíveis. O lugar onde foi tirada a foto hoje em dia fica dentro do Clube da Aeronáutica, mas não sei direito a posição do antigo terminal de hidros em relação a esse pavilhão (está num fotolog. tenho que procurar)
Dizer que foi demolido “grande parte do bairro da Misericórdia” é bondade sua. O bairro foi demolido INTEIRO. Restou apenas aquele pedacinho entre o MHN e a Santa Casa, único resquício do berço da cidade. Décadas mais tarde fizeram o mesmo com a Cidade Nova.
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
familia_aseff 11/04/06 9:21 …
foi um Rio que passou em minha vida, e meu coração se deixou levar ..laiá, laiá
luiz_d 11/04/06 9:37 …
Já vi que você também conseguiu driblar o impedimento de copiar as fotos daquele arquivo…
Beleza de foto!
Rafael,
como um jovem como o Prof. Decourt pode ser o idoso Prof. Pintáfona?
andredecourt 11/04/06 9:50 …
Luiz, tenho uma ótima equipe de informatas como colaboradores !!
Rafael Netto 11/04/06 9:59 …
É aquele arquivo do site da Prefeitura? Estou esperando voltar pra casa pra verificar…
Se é trava no PDF (o arquivo, não a Prefeitura do Distrito Federal) existem programas que quebram. Se não der certo mesmo assim, pra copiar foto é facílimo… PrintScreen!!!!!
edubt 11/04/06 14:24 …
Isso é Rio mesmo? Olha lá hein…
:-)))))))))))))
juliadream 11/04/06 15:35 …
to com vc!!! dão um presente e agora querem cobrar!
panoptico 11/04/06 17:26 …
André, você participa de algum grupo de estudos? gostaria de me engajar mais no estudo da historia do rio…
FlavioM 11/04/06 19:20 …
André
A galeota aparece, neste mesmo cais, na foto que está em http://www.flickr.com/photos/rickipanema/46770066/in/set-821058/
Só para lembrar quem já conhece, é um álbum excelente (“Coisas do tempo da Bizah”), que inclui as exposições de 08 e de 22, postado por Rickipanema no Flickr.
http://www.flaviorio.globolog.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

What is 2 + 8 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para evitar a quantidade enorme de spams, você precisa responder a conta para provar que você é gente de verdade...