Nessa página da revista Fom-Fom de 07/06/1919, vemos as incipientes obras da Adm. Paulo do Frontin para sanear a Lagoa e ligá-la ao resto da cidade.
Frontin considerado por muitos como o “prefeito de alta densidade” fez inúmeras e complexas obras pela cidade em sua curta gestão, entre elas a abertura da avenida que leva o seu nome no Rio Comprido e a duplicação da Av. Atlântica, além de inúmeros melhoramentos na infra-estrutura da cidade. Mas a Lagoa é uma página para se esquecer da sua administração.
Com a abertura da Av. Delfim Moreira, ele precisava unir as duas avenidas litorâneas bem como conectar o ramal Villa Ypanema ao ramal da Gávea, por isso ergueu a ponte unindo as duas avenidas e fechando totalmente a entrada do mar para a Lagoa, no local fez um vertedouro, um extravasador apenas para colocar o excesso de água da Lagoa mas não permitindo a entrada de água do mar.
O resultado é que que o que havia de sal nas águas da velha laguna acabou, virando a Lagoa um grande lago de água doce proveniente das encostas dos morros que a circundam, notadamente o maciço o da Tijuca, com os Rios dos Macacos e Rainha. O resultado é que a região foi assolada por uma epidemia de malária, e o prefeito teve que praticamente derrubar sua ponte. O resto é história para um post sobre Carlos Sampaio.
Mas voltemos à Praia Funda, as duas imagens mostram a primeira tentativa de se fazer uma via melhor que o velho e precário Caminho do Caniço, mas a obra só foi concluída 15 anos no futuro. Vemos que a tentativa de se aterrar a praia funda começou a ser executada por Frontin, mas não havia continuidade do cais para os lados de Ipanema, vemos ao fundo, apesar da péssima resolução, que tínhamos uma massa de terra e pedras sem nenhum cais ou murada de contenção.
A Lagoa teve que esperar mais dois prefeitos para ter seu problema de saneamento resolvido, pois até hoje o sistema que mantém a Lagoa viva foi o criado por Saturnino de Brito, sistema esse que por mais de 20 anos manteve a Lagoa sem mortandades, só voltando com a favelização, postos de gasolina e rede de esgoto precária nos anos 50.
E tome aterro. Hoje, pelo menos, muitos animais voltaram à lagoa.
Muitos mamíferos bípedes …
Tudo que Saturnino de Brito fez de bom foi por Lagoa abaixo.
Na foto superior, acredito que seja o aterro entre a Lagoa e a Fonte da Saudade.
Gustavo irei verificar em outras fotos se o aterro da Praia Piaçaba começou com Frontin, mas acho ele muito modesto para o que foi aterrado http://www.rioquepassou.com.br/2009/01/27/lagoa-inicio-dos-anos-20/
Fui lá no SV e vi pelo alinhamento do Dois Irmãos com a Pedra da Gávea que estamos na região do Corte do Cantagalo.
http://goo.gl/maps/un0BQ
Exatamente isso.
Sua página é uma das melhores da internet, neste sentido, venho muito por aqui. Você é super organizado, as fotos são invejáveis, o texto é muito elucidativo e super bem escrito… O nome da página é um dos mais sujestivos… Você está de parabéns, pena que é cabeça dura!
Um grande abraço para você,
Rita
Você é cabeça dura André? Não sabia. Não ligue, ha criticas e criticas.
Não critiquei o André, apenas elogiei, deu para perceber? Leia meu comentário com atenção. Esta pequena observação que fiz no final foi apenas para brincar com ele, não foi uma crítica… Quanto negativismo na sua cabecinha, Marco de Yparraguirre.
Ser cabeça dura é um elogio na minha opinião. Io sono capa tosta!
Perfeito Rita, respeito a sua opinião, agora entendi o seu elogio.