Melhoramentos da Lagoa – 1919


Nessa página da revista Fom-Fom de 07/06/1919, vemos as incipientes obras da Adm. Paulo do Frontin para sanear a Lagoa e ligá-la ao resto da cidade.
Frontin considerado por muitos como o “prefeito de alta densidade” fez inúmeras e complexas obras pela cidade em sua curta gestão, entre elas a abertura da avenida que leva o seu nome no Rio Comprido e a duplicação da Av. Atlântica, além de inúmeros melhoramentos na infra-estrutura da cidade. Mas a Lagoa é uma página para se esquecer da sua administração.
Com a abertura da Av. Delfim Moreira, ele precisava unir as duas avenidas litorâneas bem como conectar o ramal Villa Ypanema ao ramal da Gávea, por isso ergueu a ponte unindo as duas avenidas e fechando totalmente a entrada do mar para a Lagoa, no local fez um vertedouro, um extravasador apenas para colocar o excesso de água da Lagoa mas não permitindo a entrada de água do mar.
O resultado é que que o que havia de sal nas águas da velha laguna acabou, virando a Lagoa um grande lago de água doce proveniente das encostas dos morros que a circundam, notadamente o maciço o da Tijuca, com os Rios dos Macacos e  Rainha. O resultado é que a região foi assolada por uma epidemia de malária, e o prefeito teve que praticamente derrubar sua ponte. O resto é história para um post sobre Carlos Sampaio.
Mas voltemos à Praia Funda, as duas imagens mostram a primeira tentativa de se fazer uma via melhor que o velho e precário Caminho do Caniço, mas a obra só foi concluída 15  anos no futuro. Vemos que a tentativa de se aterrar a praia funda começou a ser executada por Frontin, mas não havia continuidade do cais para os lados de Ipanema, vemos ao fundo, apesar da péssima  resolução, que tínhamos uma massa de terra e pedras sem nenhum cais ou murada de contenção.
A Lagoa teve que esperar mais dois prefeitos para ter seu problema de saneamento resolvido, pois até hoje o sistema que mantém a Lagoa viva foi o criado por Saturnino de Brito, sistema esse que por mais de 20 anos manteve a Lagoa sem mortandades, só  voltando com a favelização, postos de gasolina e rede de esgoto precária nos anos 50.

12 comentários em “Melhoramentos da Lagoa – 1919”

  1. Sua página é uma das melhores da internet, neste sentido, venho muito por aqui. Você é super organizado, as fotos são invejáveis, o texto é muito elucidativo e super bem escrito… O nome da página é um dos mais sujestivos… Você está de parabéns, pena que é cabeça dura!
    Um grande abraço para você,
    Rita

  2. Não critiquei o André, apenas elogiei, deu para perceber? Leia meu comentário com atenção. Esta pequena observação que fiz no final foi apenas para brincar com ele, não foi uma crítica… Quanto negativismo na sua cabecinha, Marco de Yparraguirre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

What is 13 + 9 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para evitar a quantidade enorme de spams, você precisa responder a conta para provar que você é gente de verdade...