Nossa foto do início do séc XX mostra a Praça XV recém ajardinada por Passos, mas nosso fotógrafo se encontra numa posição, que se o postal não tivesse a legenda poucos cariocas de hoje poderiam identificar o lugar.
A foto foi tomada “de fronte” ao Paço Imperial (ele está em uma estrutura mais elevada não duvidaria se estivesse no topo do Chafariz de Mestre Valentim), e o fotógrafo apontava suas lentes em direção ao Bairro da Misericórdia e tem como destaque em primeiro plamo o prédio do Ministério da Agricultura e Viação. O belo prédio em H foi projeto de Bettencourt da Silva, e era um dos mais elegantes da cidade no seu tempo.
A direita dele vemos uma pontinha da rua de D. Manuel, à esquerda temos a antiga Rua Fresca, nessa época já chamada de Rua Clapp e o prédio do Grande Hotel Carson e mais a esquerda temos a via que margeava o Cais Pharoux e certamente mais um prédio de algum hotel, por mim não identificado.
Se hoje nosso fotógrafo estivesse no mesmo local o cenário seria totalmente diferente, no lugar do belo prédio do Ministério da Viação teríamos um feio e atarracado caixote de vidro que serve de anexo para a Assembleia Legislativa, e a esquerda o sombrio Perimetral dominaria tudo.
Comments (13)
Eu não identificaria a foto como da Praça XV de jeito nenhum.
http://fotolog.terra.com.br/luizd
NOOOOOSSA E BOTA DIFERENTE NISSO!
O curioso é que não se vê o Morro do Castelo, apesar das lentes estarem apontadas para a direção dele.
Definitivamente muitíssimo melhor sem a feia Perimetral…
Odeio a Perimetral !
Odeio a Perimetral, odeio o Anexo e odeio a ALERJ (não o prédio, claro)
Deviam ter deixado a cidade antiga como era, e construir a ‘nova’ na Barra da Tijuca por exemplo…
Concordo com o Rock,a Cidade poderia ter Crescido para a Pça XI,onde existe um vazio até hoje. Acredito que o fotógrafo estivesse na sacada de algum sobrado, onde era a Bolsa de Valores e a lente aponta para o cais da Pça XV,o chafariz está um pouco mais a esquerda,em frente a esta outra praça.
Belo resgate da cidade portuguesa.
Existe uma imagem também mostrando vegetação num outro angulo agora em direção à igreja da Sé.
Ver:
http://www.flickr.com/photos/andre_so_rio/287275228/
caro andré, realmente o elevado perimetral é sombrio, como também estúpido, deselegante e desrespeitoso. Não importam as “justificativas” para tal projeto, nada me convence da necessidade dessa monstruosidade ocludindo a barra histórica da cidade.um abraço.
Aqui em roma existe uma aberraçao parecida,tem a agravante de ser em uma zona residencial…apos muitos anos de batalha ,os residentes,com o apoio de associaçoes pro-ambientais,estao conseguindo a desativaçao da famigerada “Tangenziale”.E se por ai se fizesse o mesmo??????!!!!!!Vamos agitar!!!!!