Bondes na Av. Central

andredecourt's photo de 06/03/07

Bondes na Av. Central.

Ainda é comum ler e ouvir sobre linhas de bondes circulando pela Av. Central, sabemos que isso não é correto, pois a bela avenida da Belle Époque nunca teve o tráfego de carris em seu traçado. Os bondes apenas cruzavam seu leito em algumas ruas e os veículos de passageiros que nela transitavam eram os ônibus elétricos da Light e posteriormente os a gasolina da Viação Excelssior.
Mas houve um período que carris circularam pela nova avenida….
Durante as obras de construção da avenida o uso de novas tecnologias foi empregado, uma delas foi a luz elétrica, presente nos postes centrais desde a época da abertura do eixo, onde luminárias a arco voltáico eram penduradas em postes de madeira. A energia elétrica também movia pequenas composições de carris para o transporte de material.
Aproveitando essas linhas, logo após a união das duas frentes de trabalho e a implantação de um eixo direto da Prainha ao Passeio pelo meio das ruínas da cidade colonial, foi implantada uma linha de bondes, provisória, e que fazia essa ligação, certamente como intuito de mostrar as obras, mas também possivelmente para aliviar o tráfego de carris, pois nessa mesma época todas as principais ruas do Centro, e por onde os bondes passavam estavam sendo também viradas de cabeça para baixo, como a Uruguaiana e 7 de Setembro.
A foto nos mostra a cerimônia de inauguração do serviço, vários bondes transportando autoridades e convidados cruzam o que seria a futura Av. Central mais ou menos no trecho onde hoje temos o prédio da Caixa Econômica e o Marquês de Herval, alguns sobrados da velha Rua da Ajuda ainda estão de pé e no fundo o Morro do Castelo começa a ter as suas encostas recortadas.
Amanhã continua…….

Comments (10)

Antolog 06/03/07 09:24 …
Essa é inédita!!! As casas parecem ruínas…
edubt 06/03/07 09:29 …
Parece que foi tudo bombardeado.
animaaal 06/03/07 09:49 …
Toda vez que passo aqui, é uma aula de história! Eu recomendaria este flog para todos os guias de turismo e amantes da cidade.
abraços
Lefla 06/03/07 10:00 …
Parece uma cidade do velho oeste.
Derani 06/03/07 10:04 …
Devia ser uma poeirada danada… as autoridades devem ter ficado com os ternos de casimira branquinhos…
Luiz D’ 06/03/07 12:10 …
Excelente foto, inédita, mostrando um cenário de terra arrasada.
http://fotolog.terra.com.br/luizd
js 06/03/07 13:56 …
CARACA!!! Que foto!!! nela ainda aparece a parte do morro,que antes de ser cortado para passagem da avenida, ia até junto ao Convento da Ajuda. Ainda se pode ver o velho casarão se não me engano “Casa do Tesouro” na ponta do morro.
jban 06/03/07 15:47 …
Que lambança !!!! Imagino a oposição que o Pereira Passos enfrentou quando começaram as demolições e a cidade virou de cabeça para baixo.
caucaia1 06/03/07 17:47 …
Pois essa nunca me ocorrera, e veja que era só ter tido uma atenção maior na observação das fotos da época.
afranio@ 07/03/07 00:20 …
Parabéns, excelente foto. Que ano deveria ser, 1901/2?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 67 = 75