Obras da Av. Central, bonde

andredecourt's Foto von 07.03.07

Vemos um dos bondes em detalhes, pela presença de decorações e um palanque atrás essa foto pode ter sido tirada no mesmo dia da anterior.

À esquerda vemos um dos postes provisórios que delimitavam o eixo central da nova avenida, usados principalmente para demarcar o avanço da nova cidade com luz elétrica, no meio da cidade então iluminada pelo gás.
À direita vemos um sobradão que está sendo utilizado como sede do Primeiro Distrito de Obras, e que em breve irá ao chão, ao fundo com pouquíssima nitidez, por a foto focar o bonde e personagens próximos vemos a cidade colonial sendo rasgada.
Por esse motivo e pelas grandes transformações não consegui apurar com o meu material e informações o lugar exato deste distrito de obras, mas especulo que poderia ficar na velha Rua de São Bento, ou na dos Beneditinos.

Comments (10)

edubt 07.03.07 09:03 …
Eu já vi essa foto aqui em algum livro ou outro local aqui em casa, mas é claro que não lembro onde.
Que decoração xinfrim!
:-))))
Derani 07.03.07 09:55 …
Uma mega-obra para a época!
E muito oportuna.
Não imagino vivermos hoje em dia numa espécie de Paraty ou Salvador…
Luiz D’ 07.03.07 10:08 …
Difícil dizer que é o Rio.
http://fotolog.terra.com.br/luizd
js 07.03.07 10:35 …
Interesante notar que ao fundo perece ser a casa da sentinela,no morro do castelo exatamente no meio da foto,o que se de fato for, pela distancia,o fotógrafo estaria na 13 de maio.O que que voce acha André?
/andredecourt 07.03.07 11:21 …
Acho difícil, o morro atrás parece ser o de São Bento.
A região da Guarda velha era muito documentada e os prédios pitorescos, não vejo nada que indique ser na parte sul da avenida
natureco 07.03.07 13:09 …
André, assim que eu puder vou escanear algumas fotos daqueles livros que te falei e te passar por e-mail.
Abçs.
Luiz.
jban 07.03.07 16:35 …
O Tutu também tem essa imagem ? Que novidade !
André, foto inédita. Bela pesquisa. Show de bola. Bonde na Av. Central…. quem diria !
rock_rj 07.03.07 18:40 …
Gosto de ver a vestimenta dos pedestres, imagine como deviam sentir calor no verão…
Francisco Muniz 07.03.07 19:07 …
Caro André,depois de ver suas últimas fotos e comentários, chegei a uma conclusão: voce está devendo aos cariocas, como o amigo Rockrj já falou,um livro sobre a nossa cidade.O seu conhecimento sobre ela parece que não tem fim. Cada dia, cada semana, você nos supreende com novas foto, geralmente inéditas, e seus precisos e ricos comentários a respeito.Acho que com todo seu vasto conhecimento, é uma verdadeira obrigação sua partilhá-lo com os cariocas, mostrando a todos nós a história da cidade e sua transformação, vistas pela ótica de um observador do século XXI.Parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + = 17