andredecourt's photo de 02/03/07

Nossa foto aérea de sexta, não é tão aérea pois foi feita das encostas do Morro da Viúva, mas não deixa de ser muito interessante apesar da pequena resolução.

A foto do período Passos nos mostra a construção da Av. Beira Mar no final da Praia do Flamengo. Ela é testemunho importante da inadequação da velha cidade ao novo século que surgia.
A velha pista, se é que podemos chamar assim, era precaríssima e muiot estreita, serepenteando junto as construções e defendida por um frágil arrocamento, as construções ficavam totalmente expostas a fúria do mar, que nessa época mesmo dentro da baía produzia ondas enormes e com grande poder de destruição.
Na foto podemos ver o novo arrocamento já bem delineado, inclusive já preenchido de terra perto da Curva da Amendoeira, o transporte de rochas e material não era problema, pois a pedreira utilizada era da firma Januzzi & Cia localizada no Morro da Viúva, e era transportada por uma pequena linha de carris, mas certamente a terra vinha de outro lugar, possivelmente da área do Morro do Senado que era aplainado nessa época para a construção de uma boa parte do Bairro da Lapa de hoje.
Por isso a existência de um pier alinhado mais ou menos onde hoje temos a Rua Cruz Lima, bem com o uma abertura no arrocamento para o atracamento das chatas.
Infelizmente a foto não é nítida, pois ela mostra precariamente a parte de areia da praia na foz do Rio Carioca, bem notada pela grande interrupçõa do arrocamento um pouco mais ao fundo da foto.

Comments (15)

Derani 02/03/07 09:29 …
Dá para ver que não havia praias no local… pelo menos parece que não..
natureco 02/03/07 09:48 …
Muito boa André.
Na foto anterior será que aquela é a Ladeira da Misericórdia??
Abçs.
Luiz.
AG 02/03/07 09:58 …
É engraçado terem batizado a curva de “da amendoeira”.
Pois se, o que não faltam nesta cidade são amendoeiras ?
natureco 02/03/07 10:00 …
Sobre a foto anterior, se o morro ainda existisse, tavez estivesse tomado de favelas…
edubt 02/03/07 10:15 …
É impressionante o mar foi afastado do litoral.
Adimiro essas obras.
🙂
rouen_photos 02/03/07 10:19 …
Existe uma destas chatas enterrada em frente ao nº 80 da Av. Rui Barbosa (Ed. Barão da Laguna). Mergulhava muito dela, o aterro da década de 60 a cobriu, pode ir lá com seu detector de metais e conferir !!!!
A amendoeira da curva do mesmo nome existe até hoje foi um dos meus primeiros post : http://fotolog.terra.com.br/bfg1:5
Tenho esta foto com maior nitidez, mas na bagunça do meu computador não consigo achar, te mando depois.
Luiz D’ 02/03/07 10:51 …
Rouen,
se achar a foto com maior nitidez me manda também.
Nunca tinha visto uma foto com este aspecto da Praia do Flamengo.
http://fotolog.terra.com.br/luizd
rouen_photos 02/03/07 12:29 …
Já mandei para o André vou repetir o envio, só que depois de achar verifiquei que a minha é uns 6 meses mais velha . Também postei esta área na década de 50 em http://ubbibr.fotolog.com/rouen_photos/
caucaia1 02/03/07 16:58 …
André, gostei muito desta foto, e mais ainda do texto. Sempre tive atração por aquela área
Marcelo Almirante 02/03/07 17:18 …
Vale lembrar que Lisboa também passou por uma série de aterros para ganhar novas vias junto à orla, principalmente depois do Cais do Sodré.
tursp 04/03/07 12:21 …
belíssima pesquisa!