Atentado da Rua Tonelero

Post comemorativo aos 54 anos do Atentado da Rua Tonelero.
Vemos o então deputado Carlos Lacerda carregados por soldados da aeronáutica na noite do antentado que derrubou um mito e mudou para sempre a história política do Brasil.
Em 2004 fiz uma série completa sobre os 50 anos do Agosto de 54, que ainda se encontra arquivada no fotolog nos posts a partir de http://www.fotolog.com/andredecourt/8315850 até http://www.fotolog.com/andredecourt/8379384 .
Agosto sempre foi um mês turbulento no imaginário popular brasileiro, complicações políticas, golpes, mortes, guerras, revoltas deram ao mês a expressão “Agosto mês do desgosto”.  Esperemos  que esse Agosto seja apenas um mês comum, sem ser um Agosto de 1954, de 1939, de 1961 ……

6 comentários em “Atentado da Rua Tonelero”

  1. Precisamos voltar aos velhos “agostos”.. pelo menos mudava alguma coisa.
    A gente olhando para trás agora, independente de posição política e do caráter dos personagens, poderia considerar comparando com os políticos que temos hoje em dia, que esse embate entre eles era um “duelo de titãs”.
    Lacerda, inimigo figadal de Getúlio, foi um ótimo governador da Guanabara, mudou muita coisa pra melhor, isso não se pode negar.
    Também não se pode negar que o Brasil sem o Getúlio, seria outro, bem pior e mais atrasado ainda socialmente e em infra-estrutura industrial.
    Outro que Lacerda detestava, o JK, não precisamos nem falar… combatido até com golpe insuflado por ele, fez um excelente governo com Lacerda em oposição ferrenha até o fim.
    O curioso é que quando JK morreu, Lacerda chorou igual menino.

    1. Lágrimas de crocodilo. Garotinho e Garotinha choraram muito na morte do Brizola, sendo que em vida, viviam às turras.

    2. Chorou porque junto com JK ia por terra a Frente Ampla, união de políticos carismáticos,(Lacerda, JK e Jango) para tentar derrubar a ditadura pela via do voto ainda nos anos 70, pouco tempo depois seria o mesmo Lacerda que morreria em outra morte pouco explicada e logo depois Jango em outra morte também sem muitas explicações.

  2. Pois outro dia Dra. Psicóloga conheceu a filha do Major Vaz e a irmã dela é amiga da filha do Lacerda… Esse Rio é uma aldeia.
    E ai ? Lacerda deu um tiro no pé (com trocadilho). o Caudilho robou a cena com o suicídio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 3 =