Ele foi o primeiro túnel construído em nossa cidade, em 1886/87, ligando a rua Alice no Cosme Velho, à rua Barão de Petrópolis no Rio Comprido, servia como atalho entre as zonas Norte e Sul muito antes do Santa Bárbara e do Rebouças.
No início dos anos 50, na administração do Gal Ângelo de Morais, ele foi alargado, e ganhou a tipologia dos túneis cariocas da época, luminárias redondas, embutidas no teto, que é revestido de azulejos, revestimento de pastilhas ( nos outros é de granito) nas paredes, e guarda-corpos das passagens de pedestres de material tubular.
Pelo seu pequeno movimento ele é um dos túneis mais bem conservados da cidade, antigamente passar por ele era o significado de um agradável atalho a confusão do túnel Rebouças, mas infelizmente esse túnel hoje se encontra em área de risco, pois a Barão de Petrópolis é hoje uma rua muito perigosa.
Comments (18)
Rapaz interessantissimo, aqui nao e apenas um flog ne, mas cultura acima de tudo. Tenha uma otima tarde.
… … …
Buenas… hj é dia de tuneis… eu nem tinha visto esse qd postei um la no log.
:-)))))
Fala André. Hoje foi o dia dos túneis no fotolog. 🙂
Quer dizer que esse túnel não funciona mais??
Uma pena ..
Abçs.
Luiz.
E já que a Rua Alice foi mencionada, quem vai falar da “Casa Rosa” e daquela outra lá, perto da curva, onde a juventude carioca das décadas de 1950 e 1960 passava suas noitadas de sextas e sábados?????
http://ludaol.multiply.com/
Mas esse tunel ainda existe? Tudo bem, eu entendi que ele foi reformado,alargado,etc., mas acho que so indo la para ver. A rua Alice eu conheco,mas nao consigo imaginar o outro lado da coisa,aonde exatamente ele sai.
casa rosa ainda existe, mas nao sei como eram as festa de antigamente por lá…
Passo com relativa frequencia por ai.
Alias, hoje em dia eu prefiro subir para Santa pela rua Estrela do que pela rua Alice.
Jro :-))
Festas? Bem, o nome era outro…
De quando seria esta foto?
A propósito, e o túnel João Ricardo, na Zona Portuária, também não é dos mais antigos da cidade? Ele ainda conserva piso de paralelepípedos e o antigo brasão da cidade nos pórticos.
Sobre o túnel da Rua Alice eu sempre achei interessante ele ter mão dupla (é o único da cidade assim) e ter uma tubulação ocupando uma das calçadas.
Rafael o João Ricardo, o Velho e o da Rua Alice são os pioneiros, todos construiídos ainda no sec. XIX, mas o João Ricardo é o único que conserva ainda sua largura bem como os frontões originais.
O Santa Bárbata tecnicamente tem mão dupla tb, pois é uma galeira só, que a poucos anos foi dividida por uma fina parede de concreto
Já a foto tem cara de ser o Marc Ferrez, do início do sec. XX, ou até mesmo do sec. XIX
Eu ADORO esse fotolog!
Às vezes não comento, não dá pra comentar… só aprender…
Mas venho sempre, todos os dias…
:))
Conheço esse túnel, mas não sabia que era o mais antigo do Rio…
De fato é um ótimo atalho para quem está em Laranjeiras ou no Cosme Velho e quer ir, por exemplo, ao Maracanã…
Eu também não tenho comentado nada ultimamente por motivos de trabalho e diferença de fuso, mas sempre dou um jeito de visitar. Esse fotolog é um perigo, quem prova, vicia.
Sobre a “Casa Rosada” da Rua Alice, nego tudo. Jamais passei por esse túnel, vindo da Tijuca, onde morava, a caminho da referida casa, e igualmente em relação ao Santa Bárbara. Tampouco tem procedência que eu tenha feito o caminho inverso de volta durante a madrugada. Nada mais tenho a declarar.
Casa Rosa.. lenda ou história ?
Já que o Nelson sumiu, eu pergunto:
O que a família, sua e do Roberto, acham dessa dobradinhas de túneis???
:)))))
Esse tunel é lindo.