Essa maravilhosa foto pertence ao acervo de Halley Pacheco ( http://www.flickr.com/photos/halleypo/ ) fazendo parte de uma fantástica leva de imagens produzidas por seu pai em 1951, e que foram muito bem guardadas, negativos principalmente.
Fotógrafo, a toda prova de vista, de alta qualidade produziu fantásticas imagens que não devem ficar presas no ambiente fechado do Flickr.
A imagem comprova o mal que o Rio Sul e os altos prédios da Lauro Muller fizeram a vista desta parte da cidade. Hoje não teríamos esse fantástico visual descortinado. Como aliás tinham os soldados da artilharia de costa, no Brasil colônia defendendo a entrada da barra, imagino o visual dos dois lados dessa arcada, final formal da cidade do Rio de Janeiro.
A via já revestida de placas de concreto deveria ser pouquísimo usada e certamente de mão dupla, mas muito melhor que a Velha Estrada Real, primitivo nome nas épocas de desbravamento de Copacabana, onde além do sulcado pavimento de terra, possuia traçado um pouco mais sinuoso.
Fico imaginando para onde os pedestres se dirigiam, talvez para vila militar, ou para a pequena favela que surgia onde hoje é o Parque da Chacrinha, removida por Lacerda. A via que hoje é usada para a saída dos estacionamentos do Rio-Sul e certamente planejada para fazer parte do natimorto túnel Botafogo-Lagoa ainda não estava aberta, no seu lugar tínhamos um afloramento de rochas.
Ao fundo a orla sem o Aterro se mostra com curvas muito mais sedutoras, com a enseada de Botafogo com um arco muito maior, nessa época nem a Park Way existia. Aparentemente temos a silueta de uma das dragas que promoviam o aterro das pistas externas da enseada.
A densa vegetação na área do Solar da Fossa esconde as construções da Av. Pasteur e de parte da Urca.
Em primeiro plano um poste padrão light de braço reto, de comprimento alongado, usado notadamente em Copacabana a partir da segunda metade dos anos 40, quando paraticamente todas as ruas internas sofreram modernização no parque de iluminação pública.
Fantástica vista, heje “emparedada” pelos novos arranha-céus vizinhos à igreja de Santa Terezinha.
Esta antigo caminho para Copacabana ainda hoje é a melhor opção para quem vem de Botafogo.
Que vista!
Parece que o Forte da Vigia estava lentamente se desmanchando com essas pedrinhas ai na pista.
Post fantástico! Parabéns!
Meu caminho prefarido para Copacabana/Ipanema.. via Toneleros e Corte de Cantagalo. Imbatível.
Essa foto é soberba !
“parque de iluminação pública” vai para os anais.
o que seria a ilha no meio do mar proximo ao morro da viuva? villegagnon?
Vi uma versão em P&B da foto postada no dia primeiro na Estrela do Sul da Praia de Botafogo. A foto estava com data de 1952.
E aquela luminária parecendo uma fruta pendendo do galho. Aonde foram parar, nas mãso de algum antiquário?