Av. Alexandre Ferreira, início da década de 60


Vemos o final da Av. Alexandre Ferreira, praticamente já na fronteira da Lagoa com o Humaitá, endereço de boas casas ocupadas muitas vezes por diplomatas e membros da alta classe média carioca a rua sofria com os problemas habituais, buracos e a falta de manutenção do seu canal, foco de mosquitos e aborrecimento.
Mas a rua tinha suas enormes qualidades, perto da Lagoa, ao lado da condução farta da Rua Jardim Botânico e se aproveitando do frescor das matas que descem da encosta do maciço da Tijuca, nessa época possivelmente todos estavam em compasso de espera para o término das obras do Túnel Rebouças, planejada pela equipe do Plano 100 comandada por Reidy mas em compasso de espera desde o início dos anos 50.
As obras mudariam totalmente a feição do lucar, as praças que vemos ao fundo, de nomes Ricardo Palma e José Mariano Filho, simplesmente desapareceriam para dar lugar a planejada praça de pedágio da linha vermelha, da qual o túnel faz parte, e depois no início dos anos 80 com a construção do viaduto Saint Hilaire, as praças até voltariam com uma grande park way, conjuntamente com a única realmente usada a Prefeito Marcos Tamoyo mais famosa pelo campo de futebol “maconhão”.
Hoje desse ponto as torres da igreja Santa Margarida Maria não podem ser mais vistas, não só pela vegetação, como também pelo viaduto. Hoje a bucólica rua virou um importante corredor de tráfego mas mesmo assim algumas das velhas casas que vemos na foto ainda teimam em sobreviver.

11 comentários em “Av. Alexandre Ferreira, início da década de 60”

  1. Não posso avaliar, já que não costumo circular na região. Mas parece ser um lugar bem calmo. Parece com a região de “D. Clara “, região do antigo ramal extinto nos anos 30 depois de eletrificarem as linhas da Central do Brasil. Hoje lá existem a Praça do Pacificador e as vias destinadas ao B.R.T.

  2. Não posso avaliar, já que não costumo circular na região. Mas parece ser um lugar bem calmo. Parece com a região de “D. Clara “, região do antigo ramal extinto nos anos 30 depois de eletrificarem as linhas da Central do Brasil. Hoje lá existem a Praça do Pacificador e as vias destinadas ao B.R.T. Na Lagoa nunca vou.

  3. O GPS do Sr. “Gallo” está desregulado. Deve estar configurado para outra cidade, tipo Niterói. Ou Caxias…
    O nome da referida praça é Praça do Patriarca…

    1. Desculpe a confusão mas Caxias, Madureira, Curicica, e toda aquela área do BRT são tão parecidas em suas “peculiaridades” que eu não percebi…

      1. Esqueceu do Engenho Novo com a Barão do Bom Retiro e arredores. Também é outra região com “peculiaridades”.

  4. Apesar do trânsito intenso nos dias úteis e em horários de pico, o lugar é ainda muito agradável, com algumas casas remanescentes e prédios de poucos andares.

  5. A praça Ricardo Palma é muito utilizada, há anos tem uma área para crianças e agora tem outra para cães, cercada. A J. Mariano Filho virou um pedaço de gramado e um espaço para estacionar uns poucos carros. E o maconhão continua bombando, freqüentado por moradores e porteiros da região.

  6. Posso estar enganado,mais o Fusca me parece Alemão,com parabrisas chorão,”modernizado” com parachoques de puleiro….O caminhão é um Opel Blitz bem raro por aqui…..

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