Pegadinha -Rua Santa Clara esquina com Henrique Oswald


Hoje temos uma pegadinha, onde estamos ???
Estamos bem na curva da esquina das Ruas Santa  Clara e Henrique Oswald em Copacabana nos anos50.
A curva da esquina, alinhada pelo PA 3793/37, que modificou o antigo alinhamento típico de uma esquina normal da cidade possivelmente era um dos motivos para o terreno permanecer vago em plenos anos 50 em Copacabana, algo só resolvido pelo arquiteto Álvaro Vital Brasil ao projetar em 1966 do edifício Jardim Santa Clara, que tomava partido da curva para construir um prédio que seus dois apartamentos por andar ficam com todos os cômodos sociais de frente para a rua.
Embora um das duas casas que vemos ao fundo, esteja já condenada pela especulação imobiliária que irá espremer nos 15 metros de altura máxima da APA do Bairro Peixoto (ignorada pelos prédios que sobem nas duas favelas circundantes) e no modesto terreno mais um prédio.
Foram elas que me ajudaram a identificar a foto, como podemos ver por este recorte do google

Na foto antiga, podemos ver na Rua Euclides da Rocha, um prédio que pode ser do antigo Hospital Central da Marinha, antiga dona de praticamente todo o morro até a vertente com os Constante Ramos, que deixou toda a sua área ser invadida, inclusive com a perda das ruínas do hospital dos beribéricos do séc. XIX.

10 comentários em “Pegadinha -Rua Santa Clara esquina com Henrique Oswald”

  1. Bom Dia Decourt e seguidores
    Não sei se a intenção da pegadinha era essa , mas a Rua Henrique Oswald fica na saída do Túnel Velho em direção a Santa Clara em Copacabana, mas nessa área acho que podemos considerar como Bairro Peixoto, que sinceramente, nem sei se é um bairro oficial. Fica dentro de Copa e compreende, se não estiver enganado, esse pedaço que mencionei se estendendo até a Figueiredo de Magalhães na área próxima ao Túnel Velho sentido Botafogo. Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 11 = 12